Engenharia Civil

CREA – SP realiza palestra sobre Legislação Profissional aos alunos de Engenharia Civil

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 20h22 | Última atualização em Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 20h23

Atividade apresentou como o Conselho atua na fiscalização do mercado de trabalho de Engenharia e como os estudantes devem proceder para atuarem de forma legal

No último dia 13 de novembro de 2023, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) promoveu a palestra “Legislação Profissional e a Atuação do CREA”, no auditório do Campus Caraguatatuba. A atividade foi ministrada pelos Engenheiros Luiz Francisco Petrus (Unidade de Gestão e Inspetoria de Taubaté/SP) e Joana Borges (Unidade de Gestão e Inspetoria de São José dos Campos/SP). O evento foi aberto a todos os alunos do curso de Engenharia Civil do IFSP-CAR, que puderam conhecer um pouco mais sobre as atividades de fiscalização realizadas pelo Conselho e sobre a necessidade do registro profissional para atuação legal do Engenheiro.

Figura 1 – Engenheiro Luiz Francisco Petrus em sua apresentaçãoFigura 1 – Engenheiro Luiz Francisco Petrus em sua apresentação

Em sua fala, o Engenheiro Luiz Francisco Petrus destacou a estrutura do Conselho e sua atuação no Estado de São Paulo, além de realçar os aspectos importantes para o registro dos profissionais recém-formados nos cursos superiores de Engenharia Civil. Os alunos ainda puderam ter esclarecimentos sobre aspectos importantes da legislação profissional, especialmente no que se refere às atribuições profissionais dos Engenheiros Civis, assim como sobre o salário mínimo profissional e o trabalho do Conselho para o seu cumprimento. Destacou-se ainda diversas ações promovidas pelo CREA-SP, para inserção dos profissionais jovens no mercado de trabalho, além de atividades de formação interdisciplinar dos profissionais de Engenharia.

A área de Construção Civil do IFSP-CAR agradece ao CREA-SP pela promoção desta atividade e pela constante resposta aos convites realizados ao Conselho para estarem no campus, contribuindo para a formação plena dos estudantes.

Figura 2 – Momento de esclarecimento de dúvidas dos alunosFigura 2 – Momento de esclarecimento de dúvidas dos alunos

Texto produzido pelos professores Alan Reis e Elaine Regina Barreto.