Ponte de palito e Vale tudo do concreto

Construção Civil promove duas competições técnicas neste mês

Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2023, 16h22 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2023, 16h25

Entre os dias 16 e 21 de outubro ocorrerá a XVI Semana Técnica da Construção Civil (SETECO), novamente organizada e patrocinada pela Empresa Junior de Engenharia do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo do Campus Caraguatatuba, Casec Jr. Relembrando o grande sucesso das competições realizadas em 2022, serão realizadas novas edições do Vale Tudo do Concreto e da Competição de Pontes, que neste ano serão confeccionadas com Palitos de Churrasco.

Para a Competição da Ponte de Palito, as equipes precisarão estar dispostas em grupos de até cinco pessoas e executar uma ponte utilizando apenas palito de churrasco e cola branca de madeira, sendo capaz de vencer um vão livre de 100 cm e pesar no máximo 1000g, além de seguir todas as especificações contidas no edital. Assim como no concurso da ponte de papel, os participantes serão orientados com um minicurso de como utilizar a ferramenta Ftool, plataforma de análise estrutural. Em 2022, a competição foi um sucesso, contando com cerca de 50 inscritos, resultando em 10 pontes.

Foto 1 - Participantes do concurso Ponte de Papel 2022.Foto 1 - Participantes do concurso Ponte de Papel 2022.

No Vale Tudo do Concreto, as equipes também serão compostas por, no máximo, cinco integrantes. O objetivo da competição consiste na elaboração de um corpo de prova cilíndrico de concreto, cujo traço alcance maior resistência ao teste de compressão. Em 2022, a equipe vencedora alcançou a resistência de 80MPa com sete dias de cura, desafiando os participantes deste ano a ultrapassar essa meta.

Foto 2 - Participantes do concurso Vale Tudo do Concreto 2022.Foto 2 - Participantes do concurso Vale Tudo do Concreto 2022.

As competições estão abertas para estudantes da área de Construção Civil do IFSP-CAR e de outras Instituições de Ensino Superior e Técnico da cidade. Para participar, é necessário acessar os editais e preencher o formulário de inscrição (disponíveis abaixo). É importante atentar-se às regras, requisitos e prazos individuais de cada uma das competições. A ruptura dos corpos de prova do Vale Tudo do Concreto está prevista para o dia 16 de outubro, enquanto o teste de carga das Pontes de Palito ocorrerá no dia 17 de outubro, ambos às 19h.

EDITAL PONTE DE PALITO 2023: https://drive.google.com/file/d/1RAhvvtVlKzvbdoay6GYdVAy2rdMzIFaq/view?usp=share_link

EDITAL VALE TUDO DO CONCRETO 2023: https://drive.google.com/file/d/1GfaDhW-vcNB-2t3Op1rumTeOZ9r6nmV9/view?usp=share_link

Texto por Gabrielly Azevedo, Irys Cuzinatto, Beatriz Roque e Vitoria Ramos (Equipe CASEC Jr.)