Construção Civil

Concurso Vale Tudo do Concreto faz Sucesso e Alcança Novo Recorde em 2023

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 19h51 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 20h09

A XVI edição da Semana Técnica de Construção Civil (SETECO) ocorreu no Campus Caraguatatuba durante o período de 16 a 21 de outubro de 2023, contando com a participação colaborativa de docentes e estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações.

O concurso Vale Tudo do Concreto 2023, é realizado no campus desde 2008 e neste ano ocorreu no dia 16 de outubro. Nesta competição, os participantes, em grupo, elaboraram um traço de concreto, visando obter uma mistura com a maior resistência a compressão possível. Os corpos de prova foram moldados pelos participantes no dia 09 de outubro, a partir do fornecimento dos materiais básicos (areia, brita, cimento e aditivo) para a composição do traço. Os alunos dispuseram da infraestrutura do Laboratório Integrado de Engenharia Civil (LIEC), contando com o auxílio das técnicas do LIEC, Claudette de Vita e Julia D’Agostini Barale; e do professor José Américo Alves Salvador Filho. A organização das atividades da competição foi realizada pelos membros do CASEC Jr. Bruna Trindade, Gabrielly Azevedo, Giovana Reis, Renato Martins e Vitória Ramos.

Fotos 1 e 2 – Competidores executando os corpos de prova.

Após a desmoldagem, os corpos de prova ficaram em processo de cura úmida por 7 dias no tanque do LIEC. Posteriormente, no dia 16 de outubro, foram levados para retificação, na empresa Grupo Ideal, em São Sebastião. Este processo visa corrigir todas as irregularidades que o corpo de prova possa apresentar em sua superfície, oferecendo assim um acabamento fino. Desta forma, no momento do teste de carga, a prensa pode alcançar toda a seção transversal do corpo de prova.

Foto 3 – Corpos de Prova após cura e retificação.Foto 3 – Corpos de Prova após cura e retificação.

As rupturas foram realizadas no mesmo dia da retificação, iniciando a competição às 19:30h. Neste ano, mais de 50 estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Técnico em Edificações, divididos em 14 grupos, participaram da competição.

Foto 4 – Corpos de Prova após teste de compressão na prensa.Foto 4 – Corpos de Prova após teste de compressão na prensa.

Os grupos vencedores atingiram as seguintes marcas:

• 1° lugar: o grupo “TJ’s Company”, formado por alunos do 4° semestre de Engenharia Civil, atingindo o recorde da competição, com uma resistência de 119.77MPa (Figura 5);

• 2° lugar: o grupo “Tec 1/3”, formado por alunos do 2° módulo do curso Técnico em Edificações, com uma resistência de 94.71MPa (Figura 6);

• 3° lugar: a equipe “Fafa Concreto”, formada por alunos do 8° semestre de Engenharia Civil, com uma resistência de 92.69MPa (Figura 7).

Foto 5, 6 e 7 – Equipes que conquistaram o Ranking.

O CASEC Jr. agradece aos diferentes apoiadores da atividade:

• à direção do Campus Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo para a realização da atividade.

• ao professor José Américo Alves Salvador Filho, idealizador da competição no campus, participando da sua organização desde a primeira edição, em 2008.

• Aos professores e alunos da área de Construção Civil do IFSP-CAR, pelo envolvimento e participação.

• o apoio de empresas locais, que foram nossos patrocinadores auxiliando com os materiais de construção e premiações: Churros Lorac, Gabriella Bellclarke Nail Designer, Ferraluz Materiais para Construção, Imperador Assessoria Contábil, Litoral Madeiras, Ágata Nascimento Massoterapeuta, Grupo Ideal, JR construtora e terraplanagem e Lojinha da Gi.

Texto por: Bruna Trindade, Giovana Reis e Vitória Gil (CASEC Jr.) com revisão do Prof. Alan Reis.