FÍSICA

Comunidade externa visita Laboratório de Física na Feira das Profissões

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2023, 08h26 | Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 08h35

Em 17 de outubro de 2023, terça-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno, durante a “Feira das Profissões” que ocorreu no campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo – IFSP (com o apoio da prefeitura de Caraguatatuba), o Laboratório de Física da instituição recebeu a comunidade externa que participou ativamente, interagindo com os experimentos de física apresentados.

Imagem 1 – Painel sobre a Feira das ProfissõesImagem 1 – Painel sobre a Feira das Profissões

Os interessados em assistir demonstrações de experimentos de física puderam fazê-lo, acompanhados por estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que se envolveram nesta atividade como monitores, em particular pelos alunos que estão no 2º semestre deste curso. A organização da recepção dos visitantes ao Laboratório de Física foi feita pelo coordenador do curso de Licenciatura em Física, professor José Roberto Severino Martins Junior. Ele contou para isso com o apoio, além dos licenciandos, também de professores que lecionam no curso de licenciatura em física, como Alex Lino, Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Karel Pontes Leal, dentre outros.

Imagem 2 – Visão do laboratório de Física durante a Feira das ProfissõesImagem 2 – Visão do laboratório de Física durante a Feira das Profissões

O público presente que assistiu às demonstrações experimentais foi bem diversificado, mas consistiu principalmente de alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba e de outras instituições de ensino da região, bem como de cidadãos interessados pela ciência.

Imagem 3 – Professores Karel, Ricardo e José RobertoImagem 3 – Professores Karel, Ricardo e José Roberto

Foram realizadas diversas demonstrações de experimentos físicos e explicadas as causas físicas dos fenômenos observados, em áreas como mecânica, eletromagnetismo, ondulatória, óptica, acústica etc.

Imagem 4 – Jovem realiza experimento de conservação do momento angularImagem 4 – Jovem realiza experimento de conservação do momento angular

Imagem 5 – Licenciando Ary explica sobre física aos presentesImagem 5 – Licenciando Ary explica sobre física aos presentes

Imagem 6 – Licenciando José Walter realiza experimento de físicaImagem 6 – Licenciando José Walter realiza experimento de física

Imagem 7 – Experimentos de Física foram disponibilizados nas bancadas do LaboratórioImagem 7 – Experimentos de Física foram disponibilizados nas bancadas do Laboratório

Atividades de divulgação científica como esta são regularmente organizadas pela comunidade de professores e alunos do Curso de Licenciatura em Física, um curso superior presencial gratuito de 8 semestre de duração que funciona no período noturno do IFSP-Caraguatatuba e cuja primeira turma se iniciou em fevereiro de 2017. Tais ações têm o intuito de colaborar para a formação educacional e científica dos participantes. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados da comunidade externa e estão previstas no âmbito da curricularização da extensão do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba.