Início > Noticias > Colóquio sobre as concepções de gosto no âmbito da cultura ocorreu no IFSP
Atividade Cultural

Colóquio sobre as concepções de gosto no âmbito da cultura ocorreu no IFSP

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h29 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h30

No dia 15 de maio de 2019, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. Igor Alexandre Capelatto ministrou o colóquio intitulado “Gosto do conteúdo ou gosto da forma?” para interessados das comunidades interna e externa ao IFSP. Este colóquio ocorreu sob a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que coordena os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Diversos dos estudantes orientados pelo professor Ricardo em atividades de extensão, pesquisa e ensino, colaboraram para que este colóquio acontecesse com sucesso.

Foto: professores Ricardo e Igor

Esta atividade foi organizada a partir do contato inicial entre os professores Ricardo e Igor que foi mediado por Elke Fabiana Almeida Santos, aluna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Colóquio ministrado por Igor Capelatto

O professor Igor Alexandre Capelatto tem doutorado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Multimeios, com pesquisa sobre os Gestos no Cinema (com recortes adicionais em áreas como Dança, Teatro e Performance) e mestrado em Multimeios, também pela Unicamp. Ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e tem experiência profissional na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo - Cinema, principalmente com temas ligados à Produção, Edição, Roteiro e Direção de Vídeos. Na linha de pesquisa atua em arte-educação, cinema de modo geral, linguística e semiótica. Atualmente atua como professor convidado de cinema em cursos de gradação, pós-graduação e extensão na Unicamp e em espaços culturais. Ele também realiza projetos como produtor de cinema (produção, direção, roteiro, edição, filmagem), escreve artigos sobre arte e cinema e participa de grupos de pesquisa em audiovisual.

Foto: Parte do público presente no colóquio ministrado pelo professor Igor Capelatto

Além do professor Ricardo Plaza, estiveram presentes os professores Jaqueline Lopes, Juliana Matheus Gregio Pereira, Luis Americo Monteiro Junior e Luis Fernando Viviani Thomazini que acompanharam seus alunos a este colóquio.

Foto: Professores Ricardo Plaza, Juliana Gregio e Jaqueline Lopes

Durante o colóquio, o professor Igor abordou o problema do gosto a partir da relação que envolve conhecimento e prazer, simultaneamente. Sobre o que nos conduz a prezar por este ou aquele signo, foi lembrado que algumas vezes é a estética, enquanto outras vezes, essa atração envolve cognição. O colóquio abordou a noção de gosto a partir da concepção de que o prazer é a realização do desejo e, de modo complementar, a partir da ideia de que o ser humano se vê obrigado a criar símbolos e a ordená-los em códigos para transpor o abismo que há entre ele e o mundo. Foi analisada também a relação entre cultura e gosto, e a maneira como um produto ganha status de obra de arte, com fundamento na concepção cultural do gosto.

Diversos alunos do IFSP-Caraguatatuba se mostraram muito interessados pelos temas abordados e ao final do evento fizeram perguntas ao professor Igor de modo que ele pudesse esclarecer algumas das suas dúvidas e questionamentos acerca do tema em questão.

Atividades culturais, educacionais e científicas como essas são regularmente organizadas no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, com o objetivo de colaborar com a formação dos alunos do IFSP e dos demais interessados da comunidade externa ao IFSP.