Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Colóquio sobre as concepções de gosto no âmbito da cultura ocorreu no IFSP
Início do conteúdo da página
Atividade Cultural

Colóquio sobre as concepções de gosto no âmbito da cultura ocorreu no IFSP

Publicado: Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h29 | Última atualização em Sexta, 24 de Mai de 2019, 10h30

No dia 15 de maio de 2019, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Dr. Igor Alexandre Capelatto ministrou o colóquio intitulado “Gosto do conteúdo ou gosto da forma?” para interessados das comunidades interna e externa ao IFSP. Este colóquio ocorreu sob a organização do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que coordena os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate” no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Diversos dos estudantes orientados pelo professor Ricardo em atividades de extensão, pesquisa e ensino, colaboraram para que este colóquio acontecesse com sucesso.

 

Foto: professores Ricardo e Igor

 

Esta atividade foi organizada a partir do contato inicial entre os professores Ricardo e Igor que foi mediado por Elke Fabiana Almeida Santos, aluna do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba.

 

Foto: Colóquio ministrado por Igor Capelatto

 

O professor Igor Alexandre Capelatto tem doutorado pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Multimeios, com pesquisa sobre os Gestos no Cinema (com recortes adicionais em áreas como Dança, Teatro e Performance) e mestrado em Multimeios, também pela Unicamp. Ele é graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e tem experiência profissional na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo - Cinema, principalmente com temas ligados à Produção, Edição, Roteiro e Direção de Vídeos. Na linha de pesquisa atua em arte-educação, cinema de modo geral, linguística e semiótica. Atualmente atua como professor convidado de cinema em cursos de gradação, pós-graduação e extensão na Unicamp e em espaços culturais. Ele também realiza projetos como produtor de cinema (produção, direção, roteiro, edição, filmagem), escreve artigos sobre arte e cinema e participa de grupos de pesquisa em audiovisual.

 

Foto: Parte do público presente no colóquio ministrado pelo professor Igor Capelatto

 

Além do professor Ricardo Plaza, estiveram presentes os professores Jaqueline Lopes, Juliana Matheus Gregio Pereira, Luis Americo Monteiro Junior e Luis Fernando Viviani Thomazini que acompanharam seus alunos a este colóquio.

 

Foto: Professores Ricardo Plaza, Juliana Gregio e Jaqueline Lopes

 

Durante o colóquio, o professor Igor abordou o problema do gosto a partir da relação que envolve conhecimento e prazer, simultaneamente. Sobre o que nos conduz a prezar por este ou aquele signo, foi lembrado que algumas vezes é a estética, enquanto outras vezes, essa atração envolve cognição. O colóquio abordou a noção de gosto a partir da concepção de que o prazer é a realização do desejo e, de modo complementar, a partir da ideia de que o ser humano se vê obrigado a criar símbolos e a ordená-los em códigos para transpor o abismo que há entre ele e o mundo. Foi analisada também a relação entre cultura e gosto, e a maneira como um produto ganha status de obra de arte, com fundamento na concepção cultural do gosto.

Diversos alunos do IFSP-Caraguatatuba se mostraram muito interessados pelos temas abordados e ao final do evento fizeram perguntas ao professor Igor de modo que ele pudesse esclarecer algumas das suas dúvidas e questionamentos acerca do tema em questão.

Atividades culturais, educacionais e científicas como essas são regularmente organizadas no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, com o objetivo de colaborar com a formação dos alunos do IFSP e dos demais interessados da comunidade externa ao IFSP.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página