Amazônia

Colóquio discutiu as queimadas e os conflitos territoriais na Amazônia

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 16h41 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h14

No dia 20 de setembro de 2019, sexta-feira, a partir das 17h30, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o Prof. Me. Jeferson Luiz Choma ministrou o colóquio intitulado “Amazônia em chamas e conflitos territoriais”, atividade essa que foi aberta a todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP. A organização desse colóquio aconteceu com o apoio do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, que coordena os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Maira, Larissa, Jeferson e Ricardo, antes do início do colóquioMaira, Larissa, Jeferson e Ricardo, antes do início do colóquio

A iniciativa para a realização desse colóquio foi da estudante da licenciatura em física Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana que contatou e convidou o professor Jeferson; para isso ela contou com o apoio do Diretório Acadêmico Jovem Eremias Delizoicov que representa estudantes do IFSP-Caraguatatuba. Larissa atualmente é bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP) orientada pelo professor Ricardo Plaza em seu projeto de pesquisa.

Professores Renan, Mauro, Jefesron, Ticiana e RicardoProfessores Renan, Mauro, Jefesron, Ticiana e Ricardo

Os bolsistas André da Silva Mendes e Vinicius Amaral Sousa Abrahão dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, bem como diversos outros bolsistas, ex-bolsistas e alunos voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza em atividades de extensão, pesquisa e ensino, ajudaram para que este colóquio ocorresse a contento.

Jeferson e LarissaJeferson e Larissa

O conferencista Jeferson Luiz Choma é mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), na área de Geografia Humana; o título de sua dissertação de mestrado foi “Os saberes do camponês da floresta: modo de vida, conflitos e etnoconhecimento seringueiro na RESEX Chico Mendes (AC)”.

Professor Jeferson durante seu colóquioProfessor Jeferson durante seu colóquio

Este colóquio teve o apoio e a participação ativa da servidora técnico-administrativa Maíra Ferreira Martins e dos professores Mauro Ribeiro Chaves, Ticiana Couto Roquejani e Renan Mendes de Souza.

Público presente no colóquioPúblico presente no colóquio

Ao chegar ao IFSP, o professor Jeferson tirou uma foto perto de uma faixa com um texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht que em certo sentido também está relacionada ao que está acontecendo na Amazônia atualmente:

“Primeiro levaram os negros / Mas não me importei com isso / Eu não era negro // Em seguida levaram alguns operários / Mas não me importei com isso / Eu também não era operário // Depois prenderam os miseráveis / Mas não me importei com isso / Porque eu não sou miserável // Depois agarraram uns desempregados / Mas como tenho meu emprego / Também não me importei // Agora estão me levando / Mas já é tarde. / Como eu não me importei com ninguém / Ninguém se importa comigo.”

Maíra Martins, Larissa Comodaro, João Rocha e Ricardo PlazaMaíra Martins, Larissa Comodaro, João Rocha e Ricardo Plaza

Estiveram presentes neste colóquio tanto estudantes de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba quanto membros da comunidade externa como é o caso do senhor João Rocha e das professoras Sueli Macedo do Prado e Fátima Aparecida de Paula Lucaichus, docentes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Jorge Passos, do bairro Jaraguazinho, de Caraguatatuba (SP).

Professores Fátima, Ricardo e SueliProfessores Fátima, Ricardo e Sueli

Em seu colóquio, o professor Jeferson ressaltou que o grande desafio atual é barrar o processo de destruição da Amazônia em curso. Além disso, ele lembrou que a devastação da Amazônia – assim como o genocídio das populações indígenas que lá vivem – está intrinsecamente relacionado à expansão da propriedade privada. Uma recomendação feita durante o seu colóquio foi a leitura do artigo “Movido a Paranoia” publicado recentemente pelo site “The Intercept Brasil” e que pode ser lido gratuitamente no link <https://theintercept.com/2019/09/19/plano-bolsonaro-paranoia-amazonia/>.

Colóquio visto do fundo do auditórioColóquio visto do fundo do auditório

Ao final, o professor Jeferson Choma foi aplaudido pelo seu colóquio, que forneceu elementos importantes para compreender as queimadas que se alastraram pela Amazônia sobretudo a partir do mês de agosto de 2019: de acordo com dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) os focos de queimadas na Amazônia, neste período de tempo, se ampliaram consideravelmente em relação ao ano de 2018. O professor Ricardo Plaza agradeceu muito a generosidade do professor Jeferson Choma que se deslocou de São Paulo para Caraguatatuba para ministrar este colóquio.

Atividades culturais, científicas e educacionais como essas são regularmente organizadas no âmbito dos projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, com o objetivo de colaborar com a formação dos alunos do IFSP e dos demais interessados da comunidade externa ao IFSP. Elas são sempre gratuitas e abertas a todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP.