FÍSICA

Cinedebate Tratou do Filme “Ágora” Sobre a Matemática e Filósofa Hipátia

Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 13h29 | Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2023, 13h34

Em 25 de maio de 2023, quinta-feira, pela manhã, entre 9h30 e 12h15, no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do filme “Ágora” sobre a matemática e filósofa Hipátia que viveu na cidade de Alexandria no final do século 4 e início do século 5 depois de Cristo. Esta atividade foi realizada com o apoio do projeto de extensão “Atividades de divulgação científica e cultural” coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e foi organizada por Livia Jeniffer Faria da Silva, estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ações educacionais e de divulgação científica sobre a participação das mulheres na Matemática”, com bolsa PÌBIFSP e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Livia Jeniffer e professor Ricardo PlazaImagem 1 – Livia Jeniffer e professor Ricardo Plaza

O público presente no auditório consistiu principalmente de alunos de diferentes cursos do IFSP e de interessados em geral. Este evento ocorreu como parte da Semana Cultural de 2023 do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 2 – Público que assistiu ao filme ÁgoraImagem 2 – Público que assistiu ao filme Ágora

O filme espanhol com título original “Ágora” (o seu título no Brasil foi “Alexandria”), lançado em 2009, foi dirigido por Alejandro Amenábar e é estrelado pela atriz Rachel Weisz interpretando a matemática e filósofa Hipátia, que viveu em Alexandria, no norte do Egito atual, tendo nascido por volta de 370 d.C. e morrido em 415 d.C. Mais informações sobre Hipátia podem ser encontradas no artigo “A vida de Hipátia de Alexandria” escrito por Vanessa de Souza Gomes e disponível em <http://mulheresnamatematica.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/237/2018/06/A-Vida-de-Hip%C3%A1tia-de-Alexandria.pdf>.

Imagem 3 – Aluna Livia Jeniffer Faria da SilvaImagem 3 – Aluna Livia Jeniffer Faria da Silva

Após a exibição, os presentes debateram acerca de diversas cenas do filme e estabeleceram diversas reflexões sobre questões relacionadas à história da ciência e aos estereótipos de gênero que afetam negativamente as mulheres e prejudicam até hoje a participação delas em carreiras consideradas mais “masculinas”, em áreas das ciências exatas e tecnológicas, por exemplo.

Imagem 4 – Hipátia de AlexandriaImagem 4 – Hipátia de Alexandria

Mais informações sobre o filme “Ágora” podem ser obtidas em português no site “Adoro Cinema” no link <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-134194/> e em inglês no site do IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt1186830/?ref_=nv_sr_srsg_0_tt_8_nm_0_q_%25C3%25A1gora>. A versão dublada em português desta película está disponível de modo aberto para ser assistida gratuitamente no YouTube no link <https://youtu.be/gOUGg8wCweg>.

Imagem 5 – Cena do filme Ágora sobre HipátiaImagem 5 – Cena do filme Ágora sobre Hipátia

Atividades culturais como as sessões de cinedebates, bem como outras ações educacionais e científicas, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários dos projetos de extensão, pesquisa e ensino coordenados pelo professor Ricardo Plaza, com o intuito de colaborar para a formação intelectual dos cidadãos presentes. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura e ciência, bem como ampliar o repertório de conhecimentos por parte dos presentes. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.