Cinedebate sobre o episódio 5 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos”
Em 28 de setembro de 2024, sábado, pela manhã, entre 10:00 e 12:00 (meio-dia), no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do 5º episódio da primeira temporada da série de ficção científica britânica “O Problema dos 3 Corpos”, a qual se seguiu um debate suscitado pelos temas tratados neste episódio. Esta atividade de extensão, aberta para as comunidades externa e interna do IFSP-Caraguatatuba, foi realizada por diversos orientados do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e por alunos do curso de Licenciatura em Física desta instituição no âmbito da curricularização da extensão deste curso. Este evento contou com o apoio dos seguintes projetos de extensão coordenados pelo professor Ricardo Plaza: “Atividades com Vídeos sobre Ciência, História e Cultura” (o bolsista de extensão deste projeto, Yasmin Prado Maciel, é estudante do curso de Licenciatura em Física); “Ciência, História e Cultura: Democratizando o acesso ao conhecimento” (a bolsista de extensão deste projeto, Patricia Rodrigues Silva é estudante do curso de Licenciatura em Física).
O público que esteve presente no auditório constou de alunos de diferentes cursos do IFSP (em especial alunos do curso de Licenciatura em Física) e de membros da comunidade externa à instituição interessados pelos temas tratados e que acompanharam a exibição e participaram do debate que ocorreu na sequência.
O objetivo deste cinedebate foi pensar e discutir sobre questões relacionadas à ciência, à história e à cultura, bem como abrir o IFSP-Caraguatatuba para a participação da comunidade externa.
A série inglesa de ficção científica “O Problema dos 3 Corpos” (o título original em inglês é “3 Body Problem”) produzida pela Netflix tem como base o livro homônimo do escritor Cixin Liu, um romance que ganhou o renomado prêmio Hugo e é a primeira obra de uma trilogia cujos outros dois romances são “A Floresta Sombria” e “O Fim da Morte”. A série aborda o hipotético encontro da humanidade com uma civilização alienígena (os trissolarianos) que vive em um planeta de um sistema estelar composto por três estrelas orbitando entre si em um sistema instável e caótico.
O episódio 5 da temporada 1 da série “O Problema dos 3 Corpos” é intitulado “Juízo Final” (o título em inglês é “Judgment Day”). A principal cena deste episódio envolve a passagem do navio do milionário Mike Evans (denominado “Judgment Day”) pelo Canal do Panamá e o uso das nanofibras desenvolvidas pela física Auggie. Também é importante para o arco narrativo deste episódio o fato de os trissolarianos (San-Ti) se darem conta da assimetria que ocorrerá entre eles e os seres humanos, devido ao fato destes últimos poderem mentir. Os trissolarianos usam supercomputadores de prótons que se abrem em mais que quatro dimensões, chamados Sófons, para causar efeitos anômalos que são observados em aceleradores de partículas com o objetivo de prejudicar o avanço científico da Terra, evitando que os humanos os superem tecnologicamente no futuro, dentro de 400 anos, no momento de sua chegada. Ao final do episódio, todos os dispositivos eletrônicos ao redor do mundo exibem a mensagem “Vocês são insetos” (“You are bugs”). Um Sófon então envolve a Terra, formando um olho gigante no céu, revelando a toda a humanidade a existência e o poder do San-Ti.
Logo após a exibição se iniciou um debate bastante produtivo sobre os temas tratados neste episódio e que foi mediado pelo professor Ricardo Plaza e pelos alunos que organizaram este evento.
Segundo o site IMDB (Internet Movie DataBase) dentre os 8 episódios da primeira temporada da série “O Problema dos 3 Corpos”, o episódio 5 é aquele com a nota de avaliação mais alta (8,6 de zero a dez), como é possível observar pelo link <https://www.imdb.com/title/tt13016388/episodes/?ref_=tt_ov_epl>.
O próximo cinedebate sobre o episódio 6 da série “O problema dos 3 corpos” ocorrerá no dia 05/10/2024, sábado, pela manhã, entre 10:00 e meio-dia, no auditório do IFSP-Caraguatatuba: todos os interessados das comunidades externa e interna ao IFSP estão convidados.
Atividades educacionais, científicas e culturais são regularmente organizadas pelos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, como ações previstas na curricularização de extensão previstas neste curso. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar os docentes do curso de Licenciatura em Física, para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais