Cinedebate

Cinedebate discutiu o filme “Livre”

Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 13h08 | Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 13h18

No dia 11 de junho de 2018, segunda-feira, a partir das 16h30 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Livre”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Diego Bortoleto Licca, Caio Cesar Nogueira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues, Ryan Nepomuceno Montemor e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação também do professor Renan Cavichi de Freitas, docente da área de informática do IFSP-Caraguatatuba. Estiveram presentes membros da comunidade externa ao IFSP e estudantes de diversos cursos do próprio IFSP.

Professores Ricardo Plaza e Renan Cavichi com bolsistas que organizaram o cinedebate sobre “Livre”

A ideia para a realização deste evento surgiu a partir de um diálogo entre os professores Ricardo Plaza e Renan Cavichi a respeito da ideia de realizar um cinedebate envolvendo um filme sobre “aventuras outdoors”; a este respeito, durante o cinedebate, foi destacado o site “AventureBox”, uma rede social de aventuras outdoor da qual o professor Renan participa.

Professores Renan Cavichi e Ricardo Plaza

O filme “Livre” (o título original em inglês é: “Wild”) foi dirigido por Jean-Marc Vallée e lançado em 2014. O argumento central do filme foi escrito por Nick Hornby, baseado no livro "Wild: From Lost to Found on the Pacific Crest Trail" da autoria de Cheryl Strayed, a protagonista principal do filme, interpretada pela atriz Reese Witherspoon, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz por este seu trabalho. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês no site IMDB e em português no site “50 anos de filmes”. O seu trailer pode ser visto aqui.

Público presente ao cinedebate sobre o filme “Livre”

O filme narra a respeito da dura caminhada da protagonista Cheryl, uma moça que está na faixa dos 20 anos e que passou por algumas tragédias pessoais, por mais de 1600 km da “Pacific Crest Trail” (PCT), trilha que se estende da fronteira dos Estados Unidos da América com o México até a sua fronteira com o Canadá ao longo de uma região montanhosa do oeste dos EUA (ao longo dos estados da Califórnia, Oregon e Washington), em 1995.

Cena do filme “Livre”

Durante o debate o professor Ricardo Plaza lembrou da música “El condor passa”, tocada durante o filme, uma canção tradicional da cultura dos povos que vivem nos Andes (na América do Sul), descendentes da civilização inca; a sua bela versão cantada por Simon e Garfunkel pode ser escutada aqui.

O professor Renan previamente entrou em contato com seus amigos Bia Carvalho e Edinho Ramon criadores do site "Sua casa é o mundo" e que atualmente estão coincidentemente percorrendo os 4286 km da trilha “Pacific Crest”, durante um período planejado de 24 semanas; ambos gravaram um depoimento de cerca de 10 minutos a respeito das características e peculiaridades da caminhada que estão realizando, inclusive respondendo perguntas prévias que foram enviadas para eles. Este vídeo foi exibido ao final do cinedebate e está disponível no canal do youtube “Educação Científica IFSP-Caraguatatuba” para ser assistido aqui. Após o cinedebate, Bia e Edinho receberam agradecimentos calorosos por parte da equipe de bolsistas que organizou este cinedebate e também por parte dos professores Ricardo Plaza e Renan Cavichi.

Bia e Edinho em vídeo gravado que foi exibido ao final do cinedebate sobre o filme Livre

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.