Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu filme sobre a Batalha de Stalingrado
Cinedebate

Cinedebate discutiu filme sobre a Batalha de Stalingrado

Publicado: Quinta, 04 de Outubro de 2018, 12h41 | Última atualização em Quinta, 04 de Outubro de 2018, 12h46 | Acessos: 2836

No dia 02 de outubro de 2018, terça-feira, a partir das 16h15h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Círculo de Fogo”, sobre a Batalha de Stalingrado. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho, Caio Cesar Nogueira e Gabriel Xavier Luz), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza, e do ex-bolsista de iniciação científica Rafael Brock Domingos, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou também com o apoio e a participação de André Luiz Mesquita Silva que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com alguns estudantes que organizaram este cinedebate

Estiveram presentes interessados em geral da comunidade e alunos de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, em especial do curso de licenciatura em física. O público presente manifestou interesse pelas discussões históricas que fazem parte da narrativa do filme “Círculo de Fogo”.

Professor Ricardo Plaza e André Mesquita

O filme norte-americano “Círculo de Fogo” (o título em inglês é “Enemy at the gates” que pode ser traduzido por “O inimigo nos portões”) foi lançado em 2001 e dirigido Jean-Jacques Annaud. O trailer do filme “Círculo de Fogo” pode ser assistido aqui. Este filme é baseado na história real de Vassili Zaitsev (interpretado pelo ator Jude Law), um exímio atirador russo que se tornou uma espécie de lenda viva e teve um papel fundamental na Batalha de Stalingrado que ocorreu no sul da União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Esta película descreve o seu enfretamento com um atirador alemão, o major König (interpretado pelo ator Ed Harris), designado pelos nazistas para eliminá-lo.

Foto de Vassili Zaitsev

Mais informações acerca do filme “Círculo de Fogo” podem ser obtidas (em inglês) aqui, e (em português) aqui e também aqui.

A Batalha de Stalingrado, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, foi uma operação conduzida pelos alemães contra as forças soviéticas, após o ataque nazista à cidade russa de Stalingrado (hoje nomeada de Volgogrado). Ela acabou com a Alemanha sendo derrotada e significou um ponto de virada na Segunda Guerra Mundial. A Batalha de Stalingrado é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a história, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis. A partir da vitória na Batalha de Stalingrado, o Exército Vermelho da União Soviética passou para a ofensiva contra os alemães até a conquista de Berlim (capital da Alemanha) e a derrota definitiva dos nazistas que se renderam em 2 de maio de 1945.

Cena do filme “Círculo de Fogo”

Após a exibição do filme, durante o debate realizado foi apresentado a parte do vídeo “TOP 5 batalhas mais sangrentas 2ª Guerra Mundial” (disponível aqui) sobre a Batalha de Stalingrado, produzido por André Mesquita e que está disponível em seu canal “Estúdio da Loucura” no site Youtube. Uma boa resenha de análise do filme “Círculo de Fogo” pode ser lida aqui.

Foto de estátuas de crianças dançando em frente à estação de trem de Stalingrado em 23/08/2018

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.