Início > O que é? > Notícias > Cinedebate discutiu episódio da animação “Rick e Morty”
Cinedebate

Cinedebate discutiu episódio da animação “Rick e Morty”

Publicado: Segunda, 10 de Setembro de 2018, 12h04 | Última atualização em Segunda, 10 de Setembro de 2018, 12h04 | Acessos: 1692

No dia 04 de setembro de 2018, terça-feira, entre 18h e 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – de do primeiro episódio da segunda temporada da série de animação “Rick e Morty”, intitulado “A Rickle in Time” (o título em português é “Fratura temporal”). A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Rafael Honório Morais de Oliveira, Diego Bortoleto Licca, Henrique Madeo Pereira, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Gabriel Xavier Luz, Jessica de Oliveira Santana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Caio Cesar Nogueira), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael do Nascimento Sorensen, Ryan Nepomuceno Montemor e Diego Corrêa Peres de Souza e do ex-bolsista de iniciação científica João Pereira Neto, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente no cinedebate sobre episódio de “Rick e Morty”

Estiveram presentes interessados em geral da comunidade e alunos de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, em especial dos cursos superiores de Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, bem como de cursos técnicos. O público presente manifestou interesse pelas discussões científicas e filosóficas motivadas por diversos episódios da série Rick e Morty.

Professor Ricardo com estudantes que organizaram o cinedebate sobre “Rick e Morty”

A série de animação de ficção científica estadunidense “Rick e Morty” (o título em inglês é “Rick and Morty”) foi lançada em 2013 e foi criada por Justin Roiland e Dan Harmon. Ela acompanha as desventuras de um cientista brilhante, niilista e alcóolatra, Rick Sanchez, e seu neto inseguro, inocente e sensível de 14 anos, Morty Smith. Esta obra de humor ácido e com muitas referências científicas, tem inspiração no filme “De volta para o futuro” (e também na série “Doctor Who”), por abordar, em diversos de seus episódios, algumas das consequências de se viajar no tempo, para outras dimensões ou mesmo para outros universos: Rick, por exemplo, é bem parecido visual e mentalmente com o “Doc Brown”, o cientista meio amalucado e com uma cabeleira grande e despenteada do filme “De volta para o futuro”; por sua vez, o protagonista principal de “De volta para o futuro” é o jovem Martin McFly, o Marty! Mais informações sobre “Rick e Morty” podem ser obtidas em inglês aqui e em português aqui e também aqui.

O cientista Rick e seu neto Morty

O episódio “A Rickle in Time” (primeiro episódio da segunda temporada) começa onde terminou o último episódio da primeira temporada da série: o tempo tinha sido paralisado por Rick e, então, é descongelado. Durante o transcorrer do episódio um “estado de existência de incerteza quântica” acaba levando à criação de duas linhas de tempo alternativas que precisam ser ajuntadas de novo para evitar um “colapso quântico”, de acordo com o seu enredo cheio de referências à física moderna. A propósito, a cena final deste episódio, após os créditos, faz uma referência divertida ao físico Albert Einstein.

Ao abordar realidades alternativas, a série, acaba adotando premissas filosóficas que unem pensadores como Friedrich Nietzsche e Richard Dawkins, a respeito da nossa insignificância. Uma das conclusões – se é que é possível usar esta expressão – da série “Rick e Morty” é que a estupidez é universal e que possíveis seres de outros mundos terão problemas tão divertidos e efêmeros e serão em média tão mesquinhos quanto nós, seres humanos, o somos! O canal Nerdologia do Youtube apresenta discussões interessantes sobre esta série, nos vídeos intitulados “O que Rick and Morty faz com suas expectativas” disponível aqui e “Universos Paralelos e Rick and Morty” disponível aqui. Também vale a pena assistir os vídeos “Rick and Morty - Übermensch e o Vazio Existencial” do canal “Quadro em Branco” do youtube disponível aqui, “Rick And Morty: A Arte do Improviso” do canal EntrePlanos do youtube disponível aqui e “Rick & Morty, Mecânica Quântica e Nietzsche” do canal Queda Livre do youtube disponível aqui. Finalmente, o artigo intitulado “A Filosofia em Rick and Morty”, disponível para ser lido aqui faz uma análise mais extensa e detalhada desta série de animação

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.