Cinedebate

Cinedebate abordou o último episódio da série “Chernobyl”

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 14h39 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 14h45

No dia 23 de outubro de 2019, quarta-feira, a partir das 19h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do episódio 5 (o último) da série Chernobyl. Essa foi uma atividade realizada pelos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Público presente no cinedebate sobre “Chernobyl”Foto: Público presente no cinedebate sobre “Chernobyl”

Compareceram a este cinedebate, vindos da cidade de São Paulo, o Prof. Dr. Winston Gomes Schmiedecke que é doutor em Ensino de Ciências (Modalidade: Física) pela Universidade de São Paulo (USP) e docente de física do câmpus de São Paulo do IFSP e a Profa. Dra. Regina Thaíse Ferreira Bento que é doutora em Educação Matemática pela PUC-SP.

Foto: Professores Winston e ReginaFoto: Professores Winston e Regina

Este cinedebate para a sua realização contou com o apoio de diversos estudantes orientados pelo professor Ricardo Plaza, dentre os quais Rafael Brock Domingos, André Mendes da Silva e Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana.

Foto: Rafael, Ricardo, André e Larissa, antes do início do cinedebateFoto: Rafael, Ricardo, André e Larissa, antes do início do cinedebate

Além disso cinedebate contou com a participação importante de diversos docentes do IFSP-Caraguatatuba, dentre os quais os professores Alex Lino, Luis Fernando Viviani Thomazini e Patricia Teixeira Tavano.

Foto: Cena da série “Chernobyl”Foto: Cena da série “Chernobyl”

A ideia original para a realização deste cinedebate foi proposta pelo professor Ricardo Plaza e implementada nesse que foi o terceiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba. Esse cinedebate fez parte também das atividades da 3ª Jornada da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba que ocorreu concomitantemente à SNCT-2019.

Foto: Professores Patricia, Ricardo, Regina, Winston, Alex e Luis FernandoFoto: Professores Patricia, Ricardo, Regina, Winston, Alex e Luis Fernando

Estiveram presentes assistindo “Chernobyl” alunos não somente da Licenciatura em Física, mas de diversos outros cursos tais como Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Engenharia Civil, além de cidadãos da comunidade externa ao IFSP.

Foto: Série Chernobyl que abordou a história do acidente que ocorreu na Usina Nuclear de ChernobylFoto: Série Chernobyl que abordou a história do acidente que ocorreu na Usina Nuclear de Chernobyl

A série “Chernobyl” com 5 episódios foi produzida pela HBO e lançada em 2019. Ela aborda a história do acidente nuclear que aconteceu na Usina Nuclear de Chernobyl em 1986 na Ucrânia que na época era parte da antiga União Soviética. Mais informações acerca desta série podem ser obtidas em inglês no site do IMDB no link e em português no site “Adoro Cinema” no link. Particularmente, o episódio 5 aborda o julgamento dos responsáveis por este que pode ser considerado o maior acidente nuclear da história da humanidade.

Foto: Público debateu a série Chernobyl, após a exibição do episódio 5Foto: Público debateu a série Chernobyl, após a exibição do episódio 5

O trailer legendado em português da série “Chernobyl” pode ser assistido no link. Boas análises desta série podem ser lidas no artigo “O que é fato e o que é ficção na série 'Chernobyl', nas palavras de um ex-funcionário da usina” disponível no link e no artigo “Série ‘Chernobyl’ é relato poderoso do que acontece quando duvidamos da ciência” disponível no link. Finalmente, sobre a história do acidente na Usina Nuclear de Chernobyl, o canal do Youtube “Ciência Todo Dia” produziu o bom documentário “Chernobyl: A História Completa” que pode ser assistido no link.
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira