Cinedebate

Cinedebate abordou o filme “Wall-E” e a temática ambiental

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2023, 16h42 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2023, 16h45

Em 26 de maio de 2023, sexta-feira, pela manhã, entre 9h30 e 12h15, no auditório do Campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um cinedebate com a exibição do filme de animação “Wall-E”, a qual se seguiu um debate suscitado pela película sobre a temática ambiental, dentre outros temas. Esta atividade foi realizada com o apoio do projeto de extensão “Atividades de divulgação científica e cultural” coordenado pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira e foi organizada por Michele Feitosa de Araujo, estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica “Ciências da Terra, Ensino de Física e Divulgação Científica”, com bolsa PÌBITI (fomentada pelo CNPq) e sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Imagem 1 – Professor Ricardo Plaza e Michele FeitosaImagem 1 – Professor Ricardo Plaza e Michele Feitosa

O público presente no auditório consistiu principalmente de alunos de diferentes cursos do IFSP, sobretudo do curso técnico em informática integrado com o ensino médio, e de interessados em geral. Este evento ocorreu como parte da Semana Cultural de 2023 do IFSP-Caraguatatuba.

Imagem 2 – Parte do público que assistiu ao filme Wall-EImagem 2 – Parte do público que assistiu ao filme Wall-E

O filme “Wall-E” que foi lançado em 2008, produzido pela Pixar e dirigido por Andrew Stanton, recebeu o Oscar de Melhor Animação. A história central é a de um robô denominado Wall-E que é criado no futuro (aproximadamente em 2100) para limpar a Terra que ficou coberta por lixo e inabitável. Ele se apaixona por uma outra robô, chamado Eva, que chega na Terra e tem a missão de encontrar pelo menos uma planta na superfície terrestre para determinar se a Terra voltou ou não a se tornar habitável. Ele a segue para o espaço em uma aventura que muda tanto o seu destino, quanto o destino da própria humanidade. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em português no site “Adoro Cinema” no link <https://www.adorocinema.com/filmes/filme-123734/> e em inglês no site do IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt0910970/?ref_=fn_al_tt_3>. Segundo o ranking do IMDB, esta animação está entre os melhores 100 filmes da história, ocupando a posição 57.

Imagem 3 – Informações do site IMDB sobre o filme Wall-EImagem 3 – Informações do site IMDB sobre o filme Wall-E

Após a exibição, os presentes debateram acerca de diversas cenas do filme e estabeleceram várias reflexões sobre questões relacionadas tanto à temática ambiental, quanto sobre outros assuntos tratados nesta obra cinematográfica.

Imagem 4 – Cartaz de divulgação do filme Wall-EImagem 4 – Cartaz de divulgação do filme Wall-E

Atividades culturais como as sessões de cinedebates, bem como outras ações educacionais e científicas, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários dos projetos de extensão, pesquisa e ensino coordenados pelo professor Ricardo Plaza, com o intuito de colaborar para a formação intelectual dos cidadãos presentes. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, cultura e ciência, bem como ampliar o repertório de conhecimentos por parte dos presentes. Estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados de dentro ou de fora do IFSP. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades como estas podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.