Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Cinedebate abordou o filme espanhol Fale com Ela
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou o filme espanhol Fale com Ela

Publicado: Quinta, 22 de Agosto de 2019, 14h49 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 14h49

No dia 19 de agosto de 2019, segunda-feira, a partir das 16h15, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme espanhol “Fale com Ela”. A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas e ex-bolsistas de pesquisa e de extensão e estudantes voluntários, tais como Yeté Abunã Marques Labarca, Ryan Nepomuceno Montemor, Rafael Brock Domingos, Nicoli Rocha Santos, João Pereira Neto, Kaua Estevam Cardoso de Freitas e Vinicius Carvalho Rosa, todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos que ajudaram a organizar o cinedebate sobre Fale com Ela, juntamente com o professor Ricardo PlazaAlunos que ajudaram a organizar o cinedebate sobre Fale com Ela, juntamente com o professor Ricardo Plaza

Este cinedebate foi elaborado a partir de uma colaboração entre o professor Ricardo Plaza e a professora Juliana La Salvia Bueno que é docente de espanhol no IFSP-Caraguatatuba e que acompanhou seus alunos nesta atividade.

Professora Juliana La Salvia e professor Ricardo Plaza Professora Juliana La Salvia e professor Ricardo Plaza

Dentre os presentes estavam alunos de diferentes cursos do IFSP, como a licenciatura em física, a licenciatura em matemática, a tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas e o ensino médio integrado com o técnico em informática, além de membros da comunidade externa que ficaram sabendo da atividade pela internet e por reportagens da imprensa local e se deslocaram ao IFSP-Caraguatatuba para poder participar deste cinedebate (os membros da comunidade externa precisam apenas se identificar na portaria do IFSP com algum documento de identificação com foto para poderem adentrar no prédio da instituição e participar de um cinedebate). Este foi o caso da professora aposentada Rosângela Maria Pires que participou pela segunda vez de um cinedebate no IFSP-Caraguatatuba e afirmou que esta é uma iniciativa cultural muito importante.

Rosângela Pires e Ricardo PlazaRosângela Pires e Ricardo Plaza

O filme “Fale com Ela” (o título original em espanhol é “Hable com Ella”) foi dirigido pelo cineasta Pedro Almodóvar e lançado em 2002. Dentre os atores que trabalham nesta película, está a atriz Geraldine Chaplin, filha do ator e diretor Charles Chaplin. O trailer legendado de “Fale com Ela” pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=pFRL-VbRco4>. Mais informações acerca desta obra cinematográfica podem ser obtidas em inglês no site “IMDB” no link <https://www.imdb.com/title/tt0287467/?ref_=fn_al_tt_1> e em português no site “Adoro cinema” no link <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-28629/>.

Cena do filme Fale com ElaCena do filme Fale com Ela

A história da narrativa principal de “Fale com Ela” trata da amizade que surge entre dois homens que cuidam de duas mulheres que estão em estado de coma em um hospital. Um vídeo curto de 3 minutos que resume e explica mais a respeito deste filme pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=NqXFI41rGh4>.

Professora Juliana La Salvia reflete a respeito do filme Fale com ElaProfessora Juliana La Salvia reflete a respeito do filme Fale com Ela

Em algumas das suas cenas, o filme “Fale com Ela” ressalta a importância da Música Popular Brasileira (MPB) no mundo em geral e, especialmente, em países europeus. Em um dos trechos primorosos desta película, o próprio Caetano Veloso aparece cantando a música mexicana “Cucurucucu Paloma”; ela pode ser assistida em <https://www.youtube.com/watch?v=AO-OkHNVF-Y>.

Cena do filme Fale com Ela com Caetano VelosoCena do filme Fale com Ela com Caetano Veloso

O filme “Fale com Ela” se inicia e termina no teatro, com um espetáculo de dança de Pina Bausch, a conhecida coreógrafa, dançarina e diretora de balé alemã. Dois artigos sugeridos sobre este filme são “Fale com Ela – O Amor como elemento transformador” de Susana Schild (disponível para ser lido em <http://criticos.com.br/?p=159>) e “Silêncio e (meta)linguagem em "Fale com ela" de Renata Farias de Felippe (disponível para ser lido em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332004000200014>).

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página