Cinedebate

Cinedebate abordou filme Meia-Noite em Paris

Publicado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 17h01 | Última atualização em Segunda, 07 de Mai de 2018, 17h01

No dia 03 de maio de 2018, quinta-feira, a partir das 16h15 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do filme “Meia-Noite em Paris”. A organização deste cinedebate contou com o apoio de bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” (Kauã Estevam Cardoso de Freitas, Rafael Honório Morais de Oliveira, Henrique Madeo Pereira, Diego Bortoleto Licca, Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Caio Cesar Nogueira, Nicolas Gama Coelho Rodrigues e Ryan Nepomuceno Montemor), bem como dos atuais bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC do CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP) e Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba. Este cinedebate contou com a participação também do professor Mauro Ribeiro Chaves, docente de artes do IFSP-Caraguatatuba.

Professor Ricardo Plaza com bolsistas que organizaram este cinedebate

A ideia original de exibir e debater este documentário surgiu a partir de uma conversa entre o professor Ricardo Plaza e o professor Mauro, a respeito de um filme que abordasse questões associadas à História da Arte; ambos decidiram então pela exibição de “Meia-Noite em Paris”. Estiveram presentes estudantes de diferentes cursos, tais como alunos do ensino médio integrado, licenciatura em física, licenciatura em matemática, tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, etc, bem como membros da comunidade externa ao IFSP, como foi o caso dos jornalistas José Américo Câmera e Nelma Salomão.

Professor Mauro expõe suas ideias sobre o filme exibido

O filme Meia-Noite em Paris (o título em inglês é: “Midnight in Paris”) foi dirigido por Woody Allen e lançado em 2011. Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês no site IMDB e em português no site “Adoro Cinema”. O seu trailer pode ser visto aqui.

Cena do filme “Meia-Noite em Paris”

A história central do filme “Meia-Noite em Paris” gira em torno de um escritor nostálgico (“Gil Pender” interpretado pelo comediante Owen Wilson) e em crise criativa; ao viajar com sua noiva para a capital da França (Paris) e caminhar de noite pela “cidade luz”, se vê transportado misteriosamente para os anos 1920 e começa a conviver com grandes artistas, escritores e pintores daquela época, tais como F. Scott Fiztgerald, Ernest Hemingway, Pablo Picasso, Salvador Dali, Luis Buñuel e Gertrude Stein. Para saber um pouco mais a respeito dos personagens históricos retratados pelo filme pode ser útil ler o artigo “Conheça os personagens históricos de Meia-Noite em Paris” aqui. O conhecimento acerca dos artistas retratados no filme permite apreciá-lo melhor, como ocorre, por exemplo, na piada que “explica” como o cineasta Luis Buñuel teve a ideia central de sua obra “O discreto charme da burguesia”.

Muitos dos presentes a este cinedebate relataram que foi simplesmente um deleite assistir e admirar esta obra cinematográfica que faz, em certo sentido, uma crítica bem humorada ao sentimento humano muito comum e disseminado – em todos os tempos – de “nostalgia” a respeito de um passado idílico, algo que com frequência nos leva a perder o melhor da nossa vida real no presente. Outra ideia que permeia o filme é que a arte não existe para ser ostentada, mas sim para ser experimentada.

Professores Mauro e Ricardo Plaza

Um dos destaques deste filme (como em outras obras de Woody Allen) é a trilha sonora. Particularmente, pode-se destacar a música “Let´s Do It” de autoria de Cole Porter (um dos personagens do filme) que pode ser escutada – com a letra em inglês disposta no vídeo – aqui. A adaptação “Façamos” para o português desta música, cantada por Elza Soares e Chico Buarque e com animações com quadrinhos divertidíssimos desenhados por Angeli, pode ser assistida e ouvida aqui.

Cena romântica de “Meia-Noite em Paris”

As belas cenas tomadas em diferentes pontos de Paris podem ser melhor apreciadas pela leitura do artigo “Meia Noite em Paris: cenários românticos e boêmios do filme” disponível aqui.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e ex-bolsistas de iniciação científica e de extensão no âmbito do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba que é coordenado pelo professor Ricardo Plaza e conta na sua equipe também com os professores Mauro Chaves e Alexandre Rosa. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.