Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Cinedebate

Cinedebate abordou documentário sobre aquecimento global

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h49 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 16h49

No dia 02 de outubro de 2019, quarta-feira, a partir das 13h30 da tarde, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Uma verdade mais inconveniente”, que trata do tema do aquecimento global. Essa foi uma atividade realizada pelos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Público presente no cinedebate sobre Uma verdade mais inconvenientePúblico presente no cinedebate sobre Uma verdade mais inconveniente

A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas de iniciação científica e estudantes voluntários, tais como Yeté Abunã Marques Labarca, Beatriz Aguida Gomes e Amanda Gabriela Ribeiro, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Professores Carolina, Ricardo, Priscila e SoledadProfessores Carolina, Ricardo, Priscila e Soledad

A ideia original da realização deste cinedebate partiu da professora Priscila Cristini dos Santos (coordenadora do curso técnico em meio ambiente do IFSP-Caraguatatuba) e foi encampada pelo professor Ricardo Plaza. As professoras Maria Soledad Lopez e Carolina Gonçalves da Silva participaram ativamente deste cinedebate, acompanhando seus alunos.

André, Beatriz, Yeté, Vinicius e professor Ricardo PlazaAndré, Beatriz, Yeté, Vinicius e professor Ricardo Plaza

Dentre os diversos presentes, participaram deste cinedebate estudantes de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática integrado com o Ensino Médio, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática. A prefeitura de Caraguatatuba colaborou gentilmente com a divulgação deste cinedebate juntamente à comunidade externa ao IFSP, por meio da divulgação em seu site do artigo “IFSP Caraguatatuba debate documentário sobre meio ambiente na quarta (2)”, disponível em <http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2019/09/ifsp-caraghuatatuba-debate-documentario-sobre-meio-ambiente-na-quarta-2/>. A equipe que organizou esta atividade cultural agradece muito à Malu Baracat, da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Caraguatatuba, pela divulgação dos cinedebates que são realizados no IFSP-Caraguatatuba.

Planeta Terra em cena de Uma verdade mais inconvenientePlaneta Terra em cena de Uma verdade mais inconveniente

O documentário “Uma verdade mais inconveniente” (o título original em inglês é: “An Inconvenient Sequel: Truth to Power”) foi escrito por Al Gore e lançado em 2017. Al Gore foi o vice-presidente dos Estados Unidos na gestão do presidente Bill Clinton entre 1993 e 2001. Assim como ocorreu com a obra que o precedeu uma década antes – o documentário “Uma verdade inconveniente” que ganhou o Oscar de melhor documentário e o prêmio Nobel da Paz – este novo filme também trata da questão do aquecimento global e das mudanças climáticas que vem se agravando de modo crescente com o tempo, como é evidenciado por uma série de dados científicos e evidências experimentais que são apresentados durante a exibição: de acordo com a NASA, por exemplo, 15 dos 16 anos mais quentes da história aconteceram no século XXI (após 2001). Mais informações sobre este filme podem ser obtidas em inglês no link <https://www.imdb.com/title/tt6322922/?ref_=nv_sr_1> e em português no artigo “Uma Verdade Mais Inconveniente: O desastre ecológico já começou” que pode ser lido no link < https://deliriumnerd.com/2017/11/09/uma-verdade-mais-inconveniente-critica/>. O seu trailer pode ser visto no link <https://www.youtube.com/watch?v=SdRtq1BcCWs>.

Cena do documentário Uma verdade mais inconvenienteCena do documentário Uma verdade mais inconveniente

Ao final do cinedebate, para descontrair, foi apresentado um vídeo curto produzido pelo “Porta dos Fundos” e intitulado “Aquecimento Global – Polêmica da Semana” que pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=LybaM4zgHC8> abordando, com ironia, o modo como evidências científicas são descartadas por diversos fatores, dentre eles os interesses econômicos e políticos de grupos poderosos e a ausência de uma alfabetização científica mais sólida no âmbito da nossa sociedade.

Uma boa fonte de informação acerca das diversas questões envolvidas nas mudanças climáticas é o podcast #37 do site “Alô Ciência” intitulado “Por que ainda negam as mudanças climáticas?” que pode ser escutado no link <https://alociencia.com.br/podcast/037-mudancas-climaticas/>. Um podcast é um arquivo digital de áudio transmitido por meio da internet sobre um certo conteúdo.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página