Cinedebate abordou documentário "Espero tua (re)volta"
No dia 03 de outubro de 2019, quinta-feira, a partir das 18h00, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Espero tua (re)volta”, que têm como tema central os movimentos estudantis existentes no Brasil nos últimos anos. Essa foi uma atividade realizada pelos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.
A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, bem como de bolsistas de iniciação científica, ex-bolsistas e estudantes voluntários, tais como Ryan Nepomuceno Montemor, Yeté Abunã Marques Labarca, Beatriz Aguida Gomes, Amanda Gabriela Ribeiro, Nicoli Rocha Santos e Higor Felipe Gonçalves de Arruda, todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.
A ideia original da realização deste cinedebate partiu de um diálogo entre a servidora técnico-administrativa Maíra Ferreira Martins e o professor Ricardo Plaza.
Estiveram presentes neste cinedebate também os professores Alexandre Machado Rosa, Patricia Teixeira Tavano, Ana Maria Stabelini e Ticiana Couto Roquejani.
Dentre os diversos presentes, participaram ativamente deste cinedebate estudantes de diversos cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Técnico em Administração integrado com o Ensino Médio – PROEJA (Modalidade de Educação de Jovens e Adultos).
Estiveram presentes também diversos membros da comunidade externa ao IFSP, como é o caso de Luanna Martins que é estudante do curso de graduação de Ciências Sociais da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo do câmpus de Guarulhos.
O documentário “Espero tua (re)volta” foi dirigido pela cineasta Eliza Capai e lançado em agosto de 2019. Basicamente ele traça um retrato do movimento estudantil que ganhou força no Brasil a partir do ano de 2015, com a ocupação de escolas estaduais. Três jovens do movimento são acompanhados no decorrer da obra. A partir de imagens de arquivo de manifestações que ocorreram desde 2013, este documentário procura compreender as razões das ocupações e as suas principais pautas a partir do ponto de vista dos próprios estudantes envolvidos.
Um trailer deste documentário pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=DIA5N72zi4Q>. Mais informações acerca desta obra podem ser encontradas em inglês no site do IMDB no link <https://www.imdb.com/title/tt9784842/?ref_=fn_al_tt_1> e em português no artigo “Filme ‘Espero tua (re)volta’ fala do Brasil que ainda pode ser” que pode ser lido no link <https://www.redebrasilatual.com.br/cultura/2019/08/filme-espero-tua-revolta-brasil-pode-ser/>.
Para conhecer mais essa obra, o vídeo de seis minutos (do canal do Mídia Ninja do YouTube) intitulado “Em novo filme, Eliza Capai traça um panorama atual do movimento estudantil no país” pode ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=AxHf5S4tpic>. Essa obra recebeu dois prêmios no Festival Internacional de Cinema de Berlim e também foi premiada no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires.
As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.
Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
Redes Sociais