Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Documentário Capitalismo

Cinedebate abordou documentário de Michael Moore sobre o capitalismo

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h49 | Última atualização em Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h50

No dia 19 de outubro de 2019, sábado, a partir das 9h30 da manhã, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Capitalismo – Uma história de amor”, uma atividade realizada pelos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Público presente a este cinedebateFoto: Público presente a este cinedebate

A ideia original para a realização deste cinedebate foi proposta pela professora Sheyla Gorayeb Silva ao professor Ricardo Plaza e ele foi implementado nesse sábado letivo de modo a atender alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba que estiveram presentes, tais como Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Administração, Técnico em Informática para Internet, Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática.

Foto: Professores Ricardo e SheylaFoto: Professores Ricardo e Sheyla

A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais”, da bolsista Beatriz Aguida Gomes do projeto de ensino “A Música como ferramenta educacional para o combate a preconceitos” (aprovado de acordo com o edital 622/2019 da Pró-Reitoria de Ensino do IFSP) e da bolsista de iniciação científica Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana que desenvolve o projeto de pesquisa “Ondas Gravitacionais, Divulgação Científica e Ensino de Física” com bolsa PIBIFSP.

Foto: Ricardo, Beatriz e AndréFoto: Ricardo, Beatriz e André

Estiveram presentes também membros da comunidade externa interessados pelos temas discutidos por este documentário, como foi o caso da professora aposentada Rosângela Maria Pires que participou de modo ativo do debate que se seguiu após a sua exibição.

Foto: Professores Rosângela e RicardoFoto: Professores Rosângela e Ricardo

Para participar do debate (após a exibição) e conduzir uma reflexão mais aprofundada acerca dos temas abordados pelo filme, a professora Sheyla convidou o professor Newton Ferreira da Silva, docente no câmpus de Jundiaí do IFSP que é doutor e mestre em ciências sociais pela UNESP/Marília e bacharel em economia pela UNESP/Araraquara.

Foto: Professor Newton debate o documentário de Michael MooreFoto: Professor Newton debate o documentário de Michael Moore

Também estiveram presentes, acompanhando seus alunos a esse cinedebate, diversos docentes do IFSP-Caraguatatuba, dentre os quais os professores Janice Peixer, Luiz Antonio Rodrigues Junior, Wanderson Santiago dos Reis e Juliana La Salvia Bueno.

Foto: Professores Sheyla, Wanderson e RicardoFoto: Professores Sheyla, Wanderson e Ricardo

O documentário “Capitalismo – Uma história de amor” foi dirigido pelo cineasta Michael Moore e lançado em 2009, um ano após a eclosão da crise econômica financeira de 2008 que provocou uma recessão em escala global que atingiu o Brasil de forma mais ampla a partir de 2015, sobretudo com a desaceleração da economia chinesa. O trailer oficial desta obra cinematográfica pode ser assistido no link.

Foto: Professores Sheyla, Newton, Ricardo e JaniceFoto: Professores Sheyla, Newton, Ricardo e Janice

Mais informações sobre este filme podem ser encontradas em inglês no link. O artigo escrito por Cristiane Toledo Maria para a revista “Remate de Males” e intitulado “O Cinema-Ensaio como forma no documentário ‘Capitalismo: Uma história de amor’”, pode ser obtido em versão pdf e lido no link. Esse filme está disponível no Youtube na íntegra para ser assistido gratuitamente na versão dublada no link e na versão legendada no link.

Foto: Imagem com cartaz para a divulgação do filme “Capitalismo – Uma história de amor”Foto: Imagem com cartaz para a divulgação do filme “Capitalismo – Uma história de amor”

Um dos temas do documentário exibido nesse cinedebate é a crise financeira global que a partir do crash da Bolsa de Valores de 2008 se espalhou por todo o planeta; é discutida também a transição de governo dos Estados Unidos de George W. Bush para Barack Obama. Uma questão aparece de modo central ao longo de todo o roteiro: qual é o preço que os Estados Unidos pagam pelo seu amor incondicional ao capitalismo, em particular, à versão mais selvagem e neoliberal deste sistema econômico?

Foto: Público presente debateu os temas abordados pelo documentário de Michael MooreFoto: Público presente debateu os temas abordados pelo documentário de Michael Moore

O filme descreve todas as iniciativas de cunho neoliberal que foram tomadas desde o ano 1980 que serviram como estopim para a crise de 2008, tais como a desregulamentação dos bancos e a redução das possibilidades de intervenção do governo em assuntos econômicos. Uma análise interessante sobre esta obra, intitulada “Para além e para aquém do capital” e escrita por Flávio Ricardo Vassoler, pode ser lida a partir do link.

Foto: Professor Newton expõe algumas ideias acerca do filme exibidoFoto: Professor Newton expõe algumas ideias acerca do filme exibido

Durante a debate, após a exibição de “Capitalismo – Uma história de amor”, o professor Newton ressaltou que já assistiu este filme inúmeras vezes e que ela é uma obra útil para provocar uma reflexão mais profunda acerca dos fundamentos econômicos que sustentam o regime capitalista, bem como sobre as consequências terríveis da sua expansão irrefreada. O público presente debateu várias cenas do documentário que suscitaram reflexões muito pertinentes a respeito da lógica do regime capitalista.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas instituições de ensino participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página