Cinedebate

Cinedebate abordou a importância da Petrobras para o Brasil

Publicado: Sábado, 09 de Novembro de 2019, 10h49 | Última atualização em Sábado, 09 de Novembro de 2019, 10h51

No dia 05 de novembro de 2019, terça-feira, a partir das 18h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu a exibição – seguida pelo posterior debate – do documentário “Tudo ou Nada” sobre a luta dos petroleiros e a importância da Petrobras para o desenvolvimento do Brasil. Essa foi uma atividade realizada pelos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, coordenados pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: José Cyrilo, estudantes do IFSP e professor Ricardo Plaza, antes do cinedebate

A ideia original para a realização deste cinedebate foi proposta pelo petroleiro Tiago Nicolini, a partir do contato inicial estabelecido com o professor Ricardo Plaza e intermediado pela estudante Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana. A atividade foi então implementada no final da tarde e início da noite deste dia 05/11/2019.

Foto: Larissa Comodaro, Tiago Nicolini e Ricardo Plaza, antes do início do cinedebate

A organização deste cinedebate contou com o apoio do bolsista André da Silva Mendes do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais”, do bolsista Vinicius Amaral Sousa Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, dos bolsistas de pesquisa Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Yeté Abunã Marques Labarca, Nicoli Rocha Santos e Amanda Gabriela Ribeiro e da bolsista de ensino Beatriz Aguida Gomes.

Foto: Nicolini debate a respeito de temas abordados no documentário

Estiveram presentes alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como a Licenciatura em Física, a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e a Licenciatura em Matemática. Além disso, estiveram presentes membros da comunidade externa, em especial petroleiros que trabalham na região do litoral norte paulista, tais como José Cyrilo Fernandes da Fonseca e Valdemar Barbosa do Amaral, além do próprio Tiago Nicolini.

Foto: Nicolini, Valdemar, Ricardo e João, após o cinedebate

O documentário de 27 minutos “Tudo ou Nada – Em defesa do Brasil e da categoria petroleira” foi produzido em 2018 pelo Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindpetro LP) com o intuito de celebrar os 60 anos desta instituição sindical. Ele está disponível para ser assistido gratuitamente aqui.

Foto: João debate os temas abordados pelo documentário

O documentário “Tudo ou Nada” foi dirigido por Ruy Sposati e Renato Santana e aborda passagens importantes da história dos petroleiros, dentre elas, as greves de 1995 e 2015, a prisão de oito petroleiros após o golpe militar de 1964, além da contínua e permanente luta em defesa da Petrobras como empresa pública e a serviço do desenvolvimento social do país. O objetivo foi o de resgatar e preservar a memória da categoria.

O debate contou com a participação ativa dos presentes, como por exemplo, do estudante João Katsutoshi Hirakawa do curso de licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba que forneceu dados importantes sobre a exploração do petróleo das reservas do pré-sal e sobre a riqueza associada a estas reservas. O documentário “O desafio do Pré-Sal” de 43 minutos e produzido pelo “Discovery Channel” pode ser assistido gratuitamente aqui; ele mostra como a descoberta do pré-sal em 2006 foi uma das maiores descobertas de reservas de petróleo no mundo nas últimas décadas. Um outro documentário sobre a história da Petrobras que foi recomendado durante o debate foi a obra “Bem Maior” de 58 minutos que está disponível para ser assistido gratuitamente aqui. Em termos históricos, é importante lembrar que a Petrobras foi criada em 1953 a partir da campanha “O Petróleo é Nosso” que teve o movimento estudantil como um dos seus principais protagonistas, em particular a UNE – União Nacional dos Estudantes. Muitos dos presentes externaram que é fundamental que a Petrobras seja a empresa a explorar a extração de petróleo na região do pré-sal, até mesmo devido ao fato de que foi ela que descobriu estas reservas, a partir de muito empenho e muitos esforços, em termos financeiros e tecnológicos.

As sessões de cinedebates são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”, que são coordenados pelo professor Ricardo Plaza no IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência e cultura, envolvendo filmes e documentários selecionados com este propósito, bem como ampliar o repertório cultural e cinematográfico por parte dos alunos e do público em geral. Todas as sessões de cinedebates são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP. Não é necessário fazer inscrição prévia: basta estar presente no auditório no início da exibição do filme. A programação dos próximos cinedebates que estão previstos para acontecer se encontra sempre disponível no site do IFSP-Caraguatatuba em um espaço próprio sobre os cinedebates. Professores de escolas públicas e membros de sindicatos e organizações sociais interessados em organizar atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Ricardo Roberto Plaza Teixeira