Cidades Inteligentes e o Engenheiro Civil

Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2021, 08h34 | Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 08h34

No dia 12 de agosto de 2021, a Engenheira Civil, mestre em Engenharia Hidráulica, doutora em Ciências Ambientais e docente na Universidade Estadual de Maringá, Profª. Drª. Cristhiane M. P. Okawa, ministrou a palestra “Cidades Inteligentes e o Engenheiro Civil” no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus Caraguatatuba, para os alunos do 9º semestre do curso Bacharelado em Engenharia Civil, por meio da plataforma Teams da Microsoft. A palestrante é membro do Comitê de Cidades Inteligentes da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC). O evento foi organizado pela Profª Me. Tatiane Roselli Ribeiro, que ministra as disciplinas de Projeto Auxiliado pelo Computador – BIM (PACE9) e Projetos de Engenharia I (PREE9), e pela Coordenadora do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis.

Figura 1. Professora Dra. Cristhiane Okawa durante a palestraFigura 1. Professora Dra. Cristhiane Okawa durante a palestra

A Profª. Drª. Cristhiane Okawa iniciou a palestra explicando os conceitos e as diferenças entre cidades do conhecimento, conectadas, digitais, inteligentes e “Smart Cities”, além dos autores que desenvolveram esses conceitos.

Foi apresentada a lista das dez cidades mais inteligentes no mundo pelo IMD - Institute for Management (2020), com seus critérios e indicadores, além da posição de duas cidades brasileiras no ranking: São Paulo na 100ª e Rio de Janeiro na 102ª posição.

Outro aspecto explanado foi o leque de áreas em que o engenheiro civil pode atuar, considerando os segmentos de cidades inteligentes, como mostra a Figura 2.

Figura 2. Imagem apresentada pela palestranteFigura 2. Imagem apresentada pela palestrante

Por fim, a palestrante se colocou à disposição para sanar eventuais dúvidas que fossem levantadas pelos alunos.

O conteúdo apresentado é pertinente às disciplinas ministradas no 9º módulo pela professora Me. Tatiane Roselli Ribeiro e propiciou uma nova visão aos alunos, sobre as suas possibilidades de atuação como engenheiros civis no âmbito das cidades inteligentes.

O IFSP Câmpus Caraguatatuba agradece à Profª. Drª. Cristhiane Okawa pela palestra enriquecedora ministrada aos alunos do Curso de Bacharelado em Engenharia Civil.

Autoras: Profª. Me. Tatiane Roselli Ribeiro e Profª. Drª. Vassiliki Boulomytis