Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Física

Carta pela Democracia foi lida em público no pátio do IFSP-Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 11h48 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 13h41

No dia 11 de agosto de 2022, quinta-feira, no intervalo das aulas do período noturno, no pátio em frente à lanchonete do primeiro andar do prédio do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um “flashmob” com a leitura da “Carta às brasileiras e aos brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, elaborada por professores da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Quem quiser conhecer o conteúdo desta carta, pode acessá-la e lê-la no link. A leitura desta carta em defesa da democracia aconteceu em inúmeras universidades brasileiras neste dia 11/08/2022.

Imagem 1 – Público presente assistiu a leitura da cartaImagem 1 – Público presente assistiu a leitura da carta

Um “flashmob” é o nome em inglês para uma atividade de mobilização rápida, com motivação cultural, de curta duração e realizada em local público com o intuito de sensibilizar os participantes, provocar uma reflexão sobre uma questão em específico e despertar uma postura cidadã entre as pessoas.

Imagem 2 – Estado de Direito SempreImagem 2 – Estado de Direito Sempre

Flashmobs como este fazem parte do rol de ações educacionais do projeto de extensão “Atividades Audiovisuais de Divulgação Científica e Cultural mediadas pela internet” coordenado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Imagem 3 – Leitura pública da cartaImagem 3 – Leitura pública da carta

Para a sua organização, este flashmob contou com o suporte de diversos estudantes bolsistas e voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza, bem como com o apoio de outros alunos e de inúmeros professores e servidores técnico-administrativos.

Imagem 4 – Professores Janice, Ricardo e CarminhaImagem 4 – Professores Janice, Ricardo e Carminha

Estiveram presentes, assistindo a leitura da carta, alunos de diferentes cursos do IFSP-Caraguatatuba, tais como a Licenciatura em Física, a Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, a Tecnologia em Processos Gerenciais, o PROEJA – Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e o Curso Técnico em Edificações, bem como professores, servidores técnico-administrativos e cidadãos da comunidade interessados pelo tema do evento.

Imagem 5 – Público durante o eventoImagem 5 – Público durante o evento

Este evento se iniciou com o professor Ricardo Plaza lendo na íntegra a referida “Carta às brasileiras e aos brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito”, que aborda a História do Brasil e próxima do seu final, afirma: “Imbuídos do espírito cívico que lastreou a Carta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos as brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições”. Ao término da leitura, o público presente aplaudiu a carta.

Imagem 6 – José Humberto, Diego, Ricardo e RodrigoImagem 6 – José Humberto, Diego, Ricardo e Rodrigo

Após a leitura da carta na íntegra, foi apresentado um vídeo com cerca de 5 minutos de duração no qual importantes artistas e trabalhadores da área cultural no Brasil leem essa mesma carta pela democracia, começando pela atriz Fernanda Montenegro. Este vídeo pode ser acessado e assistido pelo link. Após o término da exibição do vídeo, o público presente novamente aplaudiu a leitura da carta pela democracia feita por artistas ilustres.

Imagem 7 – Fernanda Montenegro lendo o início da carta pela democraciaImagem 7 – Fernanda Montenegro lendo o início da carta pela democracia

Os equipamentos para a realização desta atividade foram montados no pátio do andar superior em frente à lanchonete, pelo servidor Thyago Nicollas dos Santos Lima (da CTI – Coordenadoria de Tecnologia da Informação) a quem a equipe que organizou o evento agradece muito.

Imagem 8 – Ricardo e Thyago, pouco antes do eventoImagem 8 – Ricardo e Thyago, pouco antes do evento

Ao final, o professor Ricardo Plaza lembrou que neste mesmo dia 11/08/2022, pela manhã, esta carta foi lida nas instalações da Faculdade de Direito da USP, com transmissão para todo o Brasil pelo YouTube. Além disso, ele ressaltou que o Reitor do IFSP forneceu apoio para este evento que ocorreu na Faculdade de Direito da USP, como mostra o artigo “IFSP e Universidades Federais Paulistas participam de ato em defesa da Democracia – Reitores se somam a ato organizado pela USP em defesa da democracia, da justiça e do Estado de Direito”, publicado no site do IFSP no link.

Imagem 9 – Universidades Federais Paulistas e IFSP em defesa da democraciaImagem 9 – Universidades Federais Paulistas e IFSP em defesa da democracia

Atividades presenciais ou remotas que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas, bem como sobre a democracia e os direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas e voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Imagem 10 – Ricardo e MarcioImagem 10 – Ricardo e Marcio

Estas ações ocorrem no âmbito do projeto de extensão “Atividades Audiovisuais de Divulgação Científica e Cultural mediadas pela internet”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre história, ciência, arte, cultura e educação, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os cidadãos para que pensem de forma crítica e desenvolvam a empatia. No âmbito deste projeto de extensão também são realizadas webconferências abertas ao público pelo canal “Debate Consciência” do YouTube que pode ser acessado pelo link.

Imagem 11 Pessoas que participaram o eventoImagem 11 Pessoas que participaram o evento

Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia.

Imagem 12 Ricardo e MicheleImagem 12 Ricardo e Michele

Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, por meio do seu e-mail institucional, para juntos organizarem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página