Jogos dos IFs

Caraguatatuba no 1º JIF Estadual IFSP 2019

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 18h19 | Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 15h33

O Instituto Federal de São Paulo promoveu, nos dias 20, 21 e 22 de setembro, o 1º Jogos dos Institutos Federais de São Paulo - JIF Estadual IFSP 2019. Os jogos ocorreram no Campus Avaré e reuniram 380 alunos de vinte campus do IFSP. Foram disputadas três modalidades: Futsal, Tênis de Mesa e Xadrez. A etapa estadual selecionou os alunos para a fase nacional, que ocorrerá no estado do Espírito Santo, no Sesc Guarapari.

Atletas do IFSP durante a abertura dos JogosAtletas do IFSP durante a abertura dos Jogos

Atletas do Campus de CaraguatatubaAtletas do Campus de Caraguatatuba

A primeira edição do JIF Estadual do IFSP, que anteriormente estava prevista para acontecer nos campi São Paulo e Barretos, nos meses de junho e julho, teve que ser suspensa devido ao contingenciamento anunciado pelo governo federal. No entanto, por meio de parceria firmada com a prefeitura de Avaré, que disponibilizou dois ginásios poliesportivos e equipes de saúde que permaneceram de plantão nos ginásios. Com a redução no número de modalidades disputadas, os custos com os jogos foram reduzidos em cerca de 70%, o que tornou viável a realização do 1º JIF Estadual do IFSP.

Jogo de Futsal entre Câmpus Caraguatatuba (uniforme vermelho) e Câmpus Avaré (uniforme rosa)Jogo de Futsal entre Câmpus Caraguatatuba (uniforme vermelho) e Câmpus Avaré (uniforme rosa)

Caraguatatuba compareceu aos jogos, pela primeira vez, com uma delegação que disputou duas modalidades: Futsal masculino e tênis de mesa, masculino individual e duplas. Foi uma grande experiência para os alunos, que puderam representar o Campus de Caraguatatuba. Nos jogos de futsal foram uma vitória e duas derrotas, incluindo a derrota para o Campus São Paulo, nas quartas de finais, o qual posteriormente foi o campeão na modalidade.

Pedro estudante do curso de Engenharia Civil do IFSP - Campus CaraguatatubaPedro estudante do curso de Engenharia Civil do IFSP - Campus Caraguatatuba

O esporte pelo seu poder de mobilização exerce sobre todos um fascínio e acaba sendo uma forma de apresentação e representação significativa do campus e da cidade na qual está o Instituto Federal. Caraguatatuba representou da melhor forma possível o Campus Caraguatatuba. Foram quase 450km de viagem até Avaré. Os dormitórios, a exemplo do que ocorre nos jogos regionais do Estado de São Paulo, foram nas salas de aula. A alimentação foi preparada e servida no refeitório do campus Avaré. O transporte foi realizado com a frota de vans e microônibus do IFSP. Foi uma demonstração de superação e capacidade de organização e execução que contou com o empenho de professores de Educação Física do IFSP e de colaboração e auxílio de servidores e alunos, entre motoristas e TAEs e professores de outras áreas que contribuíram para que os jogos ocorressem de forma positiva.

Para Caraguá fica a experiência e a expectativa para os próximos jogos!

Fonte: Prof. Me. Alexandre Machado Rosa