Engenharia Civil

Câmpus realiza palestra sobre Impressão 3D em concreto aos alunos de Engenharia Civil

Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 15h33 | Última atualização em Quinta, 29 de Abril de 2021, 15h35

No dia 08 de março de 2021, segunda-feira, pela tarde, a partir das 14h, o Eng. Dr. Wilson Ricardo Leal da Silva ministrou a palestra “3DCP - Impressão em 3D de elementos de concreto de cimento Portland”.

Nesta palestra foram apresentadas as inovações e possibilidades de aplicação da tecnologia de impressão em três dimensões de elementos de concreto de cimento Portland, abordando os principais aspectos relativos à dosagem e controle tecnológico do concreto para esta finalidade.

Antes do Eng. Wilson iniciar a sua palestra, o professor José Américo apresentou-o, explanou a respeito da formação acadêmica do Eng. Wilson e explicou um pouco aos presentes o teor da palestra que ocorreria.

O Eng. Wilson é Product Manager na Danish Technological Institute - Concrete Centre em Copenhagen, Dinamarca. Atualmente, seu trabalho é focado em impressão 3D de concreto, e possui diversas publicações (artigos, comunicações, revisões, entre outros) nesta linha de pesquisa. Possui graduação e Mestrado em Engenharia Civil pela UFSC, doutorado em Engenharia Civil pela Czech Technical University in Prague, e realizou pós-doutorado na mesma instituição. Suas pesquisas e experiencia profissional são resultado de uma série de atividades de projeto desenvolvidas no Brasil, República Tcheca, Dinamarca, Alemanha e Suíça.

O Eng. Wilson em sua palestra explanou sobre tópicos relacionados ao desenvolvimento da técnica de impressão em 3D em concreto de cimento Portland, desde os desenvolvimentos relacionados à reologia do material, às dificuldades técnicas de implementação dos processos , das adaptações necessárias aos materiais utilizados, principalmente quanto às adições aplicadas ao cimento, e os principais desenvolvimentos que ainda necessitam ser realizados para a implementação da técnica nos canteiros de obra.

Segundo o Eng. Wilson, apesar do elevado grau de desenvolvimento tecnológico necessário para o desenvolvimento de equipamentos e técnicas de controle tecnológico do concreto, a impressão 3D vem sendo adotada em vários países em desenvolvimento, o que demonstra a possibilidade desta técnica ser adotada amplamente nos próximos anos.

Dentre os presentes a essa palestra estavam alunos e professores dos cursos de Engenharia Civil do IFSP-Caraguatatuba e de outros Câmpus, interessados pelos temas abordados. Ao final da palestra, os alunos fizeram algumas perguntas para o Eng. Wilson que procurou respondê-las com clareza.

O IFSP-Caraguatatuba agradece muito o desprendimento do Eng. Wilson que se prontificou em ministrar esta palestra. Com certeza a palestra ministrada pelo Eng. Wilson colaborou significativamente com a formação acadêmica de alunos e de servidores do IFSP-Caraguatatuba.

Esta palestra faz parte das iniciativas de internacionalização do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP Campus Caraguatatuba, e de interdisciplinaridade entre as disciplinas Sistemas Estruturais (SESE0), Materiais de Construção II (MATE4), e Estruturas de Concreto Armado (ECAE8).

Atividades culturais, científicas e educacionais como essa palestra são regularmente organizadas no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de colaborar com a formação tanto dos seus alunos, quanto de membros da comunidade externa interessados pelos temas e assuntos abordados.

Fonte: Prof. Dr. José Américo Alves Salvador Filho