Licenciatura em Física

Calouros de Física assistem colóquio sobre a história das licenciaturas do IFSP-CAR

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 14h10 | Última atualização em Quarta, 04 de Abril de 2018, 14h13

Em 29 de março de 2018, quinta-feira, entre 20h55 e 22h35, no auditório do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), os estudantes do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Física assistiram o colóquio sobre a história dos dois cursos de licenciatura do IFSP-Caraguatatuba que foi ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira, atual coordenador do curso de Licenciatura em Física. Este colóquio contou com a participação de seus bolsistas de iniciação científica João Pereira Neto (com bolsa PIBIC/CNPq), Rafael Brock Domingos (com bolsa FAPESP), Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP) e Rafael do Nascimento Sorensen (com bolsa FAPESP), bem como de seu ex-bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, Kauã Estevam Cardoso de Freitas. Enquanto João está no último ano do curso de Licenciatura em Matemática, os outros quatro alunos citados (Rafael Brock, Rafael Sorensen, Diego e Kauã) estudam atualmente no segundo ano do curso de Licenciatura em Física.

Estudantes presentes ao Colóquio

O professor Ricardo Plaza inicialmente procurou esclarecer aos presentes como foi o processo de elaboração do curso de Licenciatura em Matemática que começou a funcionar no período matutino do IFSP-Caraguatatuba em 2011, bem como acerca do processo de elaboração do curso de Licenciatura em Física que começou a funcionar no período noturno do IFSP-Caraguatatuba a partir de 2017.

Kauã, Diego, João, Rafael Sorensen e Rafael Brock

No meio do colóquio, houve uma pausa de alguns minutos, para que os estudantes Kauã, Diego, João, Rafael Sorensen e Rafael Brock pudessem explicar aos presentes a natureza dos trabalhos de pesquisa, extensão e ensino que realizaram no passado e que continuam realizando em 2018 sob a orientação do professor Ricardo Plaza, inclusive procurando elucidar dúvidas a respeito dos diferentes tipos de bolsas que existem (iniciação científica, extensão, ensino, pibid, etc) e sobre as diferentes agências que financiam estas bolsas (CNPq, CAPES, FAPESP, o próprio IFSP, etc).

Professor Ricardo Plaza no início do colóquio

Durante o Colóquio, o professor Ricardo Plaza também relatou um pouco da história do IFSP e explanou a respeito da excelente qualificação do seu corpo docente, do bom acervo da sua biblioteca e dos recursos existentes nos seus laboratórios de física e de matemática. Foram mencionadas também as possibilidades de continuidade dos estudos em nível de pós-graduação, para aqueles que se formam nos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática do IFSP-Caraguatatuba. Ao final, ele lembrou que é importante viver o período de graduação intensamente, aproveitando todos os recursos que a instituição oferece, mas salientou que o IFSP é um local adequado para estudantes que gostam de estudar com afinco e que dedicação e esforço são atributos absolutamente necessários para quem pretende colher bons resultados da sua formação universitária.

Kauã, João, Diego, professor Ricardo Plaza, Rafael Sorensen e Rafael Brock, antes do colóquio

Além dos calouros que são licenciandos em Física, estiveram também presentes a este evento estudantes de outros cursos do IFSP-Caraguatatuba interessados pelos temas que foram abordados.

Atividades acadêmicas – abertas a todos os interessados das comunidades interna e externa ao IFSP – como este colóquio são regularmente realizadas pelos cursos de Licenciatura em Física e Matemática do IFSP-Caraguatatuba, com o objetivo de divulgar a ciência e debater a respeito de questões acadêmicas e educacionais.