Início > Noticias > Calouros da Licenciatura em Física são recepcionados por professores e veteranos
Licenciatura em Física

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 13h31 | Última atualização em Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 13h31

Na noite de 11 de fevereiro de 2019, segunda-feira, a partir das 19h00, os calouros do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) vivenciaram várias atividades de recepção à vida acadêmica, que foram organizadas pelo Prof. Dr. Alex Lino, coordenador do curso, em conjunto com outros professores e os alunos veteranos.

Estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em 11/02/2019

Os novos alunos da Licenciatura em Física deslocaram-se inicialmente para o auditório do IFSP-Caraguatatuba onde os estudantes veteranos deste curso (das turmas do 2º ano e do 3º ano) estavam esperando-os, juntamente com professores do curso. O professor Alex Lino deu as boas vindas aos calouros e fez uma apresentação em que procurou descrever as características do curso de Licenciatura em Física.

Professor Alex Lino durante a recepção aos calouros

O professor Samuel Gomes Duarte que é o Diretor Adjunto Educacional do IFSP-Caraguatatuba também esteve presente e explicou um pouco aos alunos ingressantes a respeito das regras acadêmicas da instituição.

Professor Samuel Duarte recepciona os calouros do curso de Licenciatura em Física

Na sequência outros professores do curso também se apresentaram aos novos alunos; foi o caso da professora Natalia Nassiff Braga, da professora Ana Maria Stabelini, do professor Rodrigo da Silva Sobrinho e do professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira.

Professora Natalia

Professor Rodrigo

Professora Ana Maria

Na sequência, os alunos veteranos da Licenciatura em Física apresentaram aos calouros um pouco acerca dos trabalhos de pesquisa, ensino e extensão que eles desenvolveram em 2017 e em 2018. Inicialmente os bolsistas e voluntários do PIBID da Licenciatura em Física apresentaram o trabalho que realizaram em 2018 em duas escolas estaduais de Caraguatatuba; o PIBID é coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini.

Bolsistas e voluntários do PIBID

Em seguida, quatro alunas (Lara Cardoso Nunes da Silva, Larissa Siqueira Vieira Nogueira, Luara Santos e Maria Carolina Carvalho Rodrigues) que realizaram em 2017 atividades de pesquisa e ensino sob a orientação do professor Alex descreveram o trabalho que foi realizado.

Lara, Maria Carolina, Luara e Larissa, estudantes orientadas pelo professor Alex em 2017

Na sequência, alunos que foram orientados pelo professor Ricardo Plaza em trabalhos de pesquisa de iniciação científica ou no programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” apresentaram os trabalhos que realizaram; estiveram presentes inclusive dois alunos do curso de Licenciatura em Matemática: João Pereira Neto e Diego Bortoleto Licca.

Alunos que foram orientados pelo professor Ricardo Plaza

O aluno Rodrigo Henrique Revelete Godoy explicou também de forma sucinta o trabalho que realizou em 2018 quando foi bolsista de ensino junto aos alunos do ensino médio integrado com o técnico, de modo a tirar dúvidas de física, matemática e química destes alunos. Da mesma forma, a aluna Lara Cardoso explicou o trabalho que realizou em 2018 quando foi bolsista de ensino atuando como monitora do laboratório de física do IFSP-Caraguatatuba. Após estas apresentações, os calouros estiveram na biblioteca da instituição onde conheceram um pouco do seu acervo nas áreas de física, matemática, educação e história da ciência. Finalmente, ao término das atividades da noite, os calouros foram levados a uma sala de aula, onde os veteranos realizaram uma comemoração (uma “festinha”) de recepção aos novos alunos com “comes” (salgados, bolos e doces) e “bebes” (sucos e refrigerantes).

A partir do dia seguinte os calouros tiveram aula normalmente; inclusive na terça-feira, tiveram a oportunidade de ter aula no novo laboratório de física da instituição (na sala 110) que iniciou o seu funcionamento no início deste ano de 2019.

Parte dos calouros da Licenciatura em Física durante aula na semana inicial do curso

O corpo docente do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba está a disposição para ajudar os calouros neste processo de transição para a vida acadêmica em um curso universitário e recomenda dedicação aos estudos e autoconfiança para a superação dos obstáculos que surgirem.