FÍSICA

Bolsistas do PIBID da Física realizam atividade sobre Ficção Científica no Ensino

Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 16h33 | Última atualização em Terça, 13 de Julho de 2021, 16h33

Em 8 de julho de 2021, quinta-feira, a partir das 14h30, bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram a atividade “A Física em obras de Ficção Científica”, um evento educacional remoto que foi transmitido pelo YouTube e teve como público-alvo os alunos da Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (fomentado pela CAPES) que tem como objetivo inserir alunos de cursos de licenciatura na realidade das escolas públicas, de modo a colaborar com a tarefa de encontrar soluções para a melhoria da qualidade de ensino destas instituições. Atualmente, há 20 alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba atuando, pelo PIBID (16 deles com bolsas de 400 reais mensais), junto a duas escolas estaduais situadas em Caraguatatuba, uma delas justamente a Escola Estadual Maria Ester. O evento foi gravado em vídeo que tem duração de 2 horas e 7 minutos e está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=vawLKFC21pY>.

Cartaz de divulgação do evento sobre a Física na Ficção CientíficaCartaz de divulgação do evento sobre a Física na Ficção Científica

O professor Alex Lino é o coordenador do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira atua como coordenador colaborador. O professor Roberto Galvani Felipe da Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio é o docente responsável pela supervisão do trabalho dos bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física nesta escola estadual. O professor Alex Lino – que também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – abriu o evento do dia 08/07/2021, fazendo uma breve introdução acerca das três apresentações que ocorreram na sequência.

Professor Alex Lino, coordenador do PIBID da Licenciatura em FísicaProfessor Alex Lino, coordenador do PIBID da Licenciatura em Física

A primeira apresentação foi realizada pelos estudantes da licenciatura em física Bruna Souza de Medeiros Nunes, Fabrício de Souza Cardoso, José Euripedes Bezerra Brito e Nathália Silva Franca, e procurou abordar os métodos da ciência e a gravitação no contexto do jogo Outer Wilds, que é um game de exploração em mundo aberto. Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas pelo link <https://sites.google.com/aluno.ifsp.edu.br/outer-wilds-ciencia-gravitacao/in%C3%ADcio>.

Slide da apresentação sobre Métodos da Ciência e Gravitação no jogo Outer WildsSlide da apresentação sobre Métodos da Ciência e Gravitação no jogo Outer Wilds

A segunda apresentação foi realizada pelos estudantes da licenciatura em física Rodrigo de Siqueira Bicudo, Amanda Salgueiro de Souza e Indalecio Luiz Borges, e procurou abordar os conceitos de física que estão envolvidos no salto e no voo do Super-Homem. Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas pelo link <https://sites.google.com/view/pibid-maria-ester-2-ano-em/in%C3%ADcio>.

Slide da apresentação sobre a física do salto e voo do super-homemSlide da apresentação sobre a física do salto e voo do super-homem

A terceira apresentação foi elaborada pela equipe composta pelos estudantes da licenciatura em física André da Silva Mendes, Davi Mendonca Aguiar Ferreira e Julia Cassia Santos Furtado, e procurou abordar o conceito físico de potência elétrica no universo dos super-heróis, particularmente aqueles da Marvel. Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas pelo link <https://sites.google.com/view/potencia-eletrica/in%C3%ADcio>.

Slide da apresentação sobre o conceito de potência elétrica no universo dos super-heróisSlide da apresentação sobre o conceito de potência elétrica no universo dos super-heróis

Durante as atividades os participantes que assistiam a transmissão puderam se manifestar e enviar perguntas aos licenciandos em física pelo chat do YouTube. A web-conferência foi realizada pela plataforma “Stream Yard”. O vídeo desta transmissão, assim como outros vídeos educacionais já produzidos, estão disponíveis no canal do YouTube do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que pode ser acessado por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/channel/UCoqQg6n3CJwu6QJoWKm1Ddg>.

Esta atividade teve como objetivo destacar como a ficção científica pode ser útil para compreender conceitos de Física. Os eventos ocorreram por meio da internet, devido à necessidade de distanciamento social associada à pandemia de COVID-19. Os estudantes universitários do PIBID e os professores envolvidos nestas ações agradecem muito a todos aqueles que participaram ativamente e prestigiaram esta atividade educacional, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube.