Bolsistas do PIBID da Física realizam atividade sobre Ficção Científica no Ensino
Em 8 de julho de 2021, quinta-feira, a partir das 14h30, bolsistas do PIBID do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) realizaram a atividade “A Física em obras de Ficção Científica”, um evento educacional remoto que foi transmitido pelo YouTube e teve como público-alvo os alunos da Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio. O PIBID é o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (fomentado pela CAPES) que tem como objetivo inserir alunos de cursos de licenciatura na realidade das escolas públicas, de modo a colaborar com a tarefa de encontrar soluções para a melhoria da qualidade de ensino destas instituições. Atualmente, há 20 alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba atuando, pelo PIBID (16 deles com bolsas de 400 reais mensais), junto a duas escolas estaduais situadas em Caraguatatuba, uma delas justamente a Escola Estadual Maria Ester. O evento foi gravado em vídeo que tem duração de 2 horas e 7 minutos e está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=vawLKFC21pY>.
O professor Alex Lino é o coordenador do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira atua como coordenador colaborador. O professor Roberto Galvani Felipe da Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio é o docente responsável pela supervisão do trabalho dos bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física nesta escola estadual. O professor Alex Lino – que também é o coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba – abriu o evento do dia 08/07/2021, fazendo uma breve introdução acerca das três apresentações que ocorreram na sequência.
A primeira apresentação foi realizada pelos estudantes da licenciatura em física Bruna Souza de Medeiros Nunes, Fabrício de Souza Cardoso, José Euripedes Bezerra Brito e Nathália Silva Franca, e procurou abordar os métodos da ciência e a gravitação no contexto do jogo Outer Wilds, que é um game de exploração em mundo aberto. Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas pelo link <https://sites.google.com/aluno.ifsp.edu.br/outer-wilds-ciencia-gravitacao/in%C3%ADcio>.
A segunda apresentação foi realizada pelos estudantes da licenciatura em física Rodrigo de Siqueira Bicudo, Amanda Salgueiro de Souza e Indalecio Luiz Borges, e procurou abordar os conceitos de física que estão envolvidos no salto e no voo do Super-Homem. Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas pelo link <https://sites.google.com/view/pibid-maria-ester-2-ano-em/in%C3%ADcio>.
A terceira apresentação foi elaborada pela equipe composta pelos estudantes da licenciatura em física André da Silva Mendes, Davi Mendonca Aguiar Ferreira e Julia Cassia Santos Furtado, e procurou abordar o conceito físico de potência elétrica no universo dos super-heróis, particularmente aqueles da Marvel. Mais informações sobre esta atividade podem ser obtidas pelo link <https://sites.google.com/view/potencia-eletrica/in%C3%ADcio>.
Durante as atividades os participantes que assistiam a transmissão puderam se manifestar e enviar perguntas aos licenciandos em física pelo chat do YouTube. A web-conferência foi realizada pela plataforma “Stream Yard”. O vídeo desta transmissão, assim como outros vídeos educacionais já produzidos, estão disponíveis no canal do YouTube do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que pode ser acessado por qualquer interessado pelo link <https://www.youtube.com/channel/UCoqQg6n3CJwu6QJoWKm1Ddg>.
Esta atividade teve como objetivo destacar como a ficção científica pode ser útil para compreender conceitos de Física. Os eventos ocorreram por meio da internet, devido à necessidade de distanciamento social associada à pandemia de COVID-19. Os estudantes universitários do PIBID e os professores envolvidos nestas ações agradecem muito a todos aqueles que participaram ativamente e prestigiaram esta atividade educacional, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube.
Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira
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