PIBID Física

Bolsistas do PIBID da Física apresentam trabalhos que realizaram

Publicado: Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h22 | Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 15h23

Na noite do dia 23 de outubro de 2019, quarta-feira, a partir da 21h, no auditório do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) ocorreu a apresentação de diversos projetos educacionais propostos por estudantes bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) do curso de Licenciatura em Física. Este programa no âmbito da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba está sendo conduzido pela professora Patricia Teixeira Tavano com o apoio do professor Luis Fernando Viviani Thomazini e conta com a colaboração e o apoio dos professores Ana Maria Stabelini, Ricardo Roberto Plaza Teixeira e Alex Lino. O PIBID no âmbito de todos os campus do Instituto Federal de São Paulo é coordenado pela professora Zionice Garbelini Martos Rodrigues.

Foto: Professores Luis Fernando e Patricia com bolsistas do PIBID da Licenciatura em FísicaFoto: Professores Luis Fernando e Patricia com bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física

As ações educacionais do PIBID da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba são atualmente realizadas em duas escolas públicas parceiras, a Escola Estadual Colônia dos Pescadores e a Escola Estadual Professora Maria Ester das Neves Dutra Damasio, ambas situadas no município de Caraguatatuba (SP). Os professores de física que são supervisores do PIBID nestas duas escolas são, respectivamente, Gislene Ávila Rodrigues e Roberto Galvani Felipe. Mais informações sobre o PIBID podem ser obtidas em <http://portal.mec.gov.br/pibid>.

Foto: Público presente nas apresentações feitas pelos bolsistas do PIBID da Licenciatura em FísicaFoto: Público presente nas apresentações feitas pelos bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física

Os pibidianos atuam nas escolas parceiras, juntamente com os professores supervisores, de modo a propor e implementar novas estratégias didáticas que possibilitem uma melhoria na qualidade do ensino de física. Os estudantes da licenciatura em física do IFSP-Caraguatatuba envolvidos nas ações do PIBID atualmente são: Amanda Salgueiro de Souza, Bárbara Cristine Leone, Brenda Colares Conceição, José Henrique Gomes Tosta, Leila de Sales Mota Oliveira, Luara da Silva Santos, Lucas Ramos Teixeira de Souza, Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Rafael Honório Morais de Oliveira, Yasmin Francisca dos Santos Coelho, Eric Volva Lavinas de Souza, Gabriela Lima de Anchieta Silva, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Rafael Brock Domingos, Rodrigo Bicudo, Ruy Guilherme Farias Santos Bastos e Thomas Diego de Oliveira Cabrera Filho.

Foto: Professores Ana Maria, Patricia, Luis Fernando, Alex e Ricardo, presentes nas apresentaçõesFoto: Professores Ana Maria, Patricia, Luis Fernando, Alex e Ricardo, presentes nas apresentações

Esta atividade fez parte da programação da 3ª Jornada da Licenciatura em Física que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019 do IFSP-Caraguatatuba.

Foto: Bolsistas atuais do PIBID da Licenciatura em FísicaFoto: Bolsistas atuais do PIBID da Licenciatura em Física

Os professores presentes salientaram a importância do PIBID para o amadurecimento intelectual dos estudantes de cursos de licenciatura e ressaltaram que é de fundamental importância que o PIBID tenha continuidade no ano de 2020 e seja renovado como tem acontecido há mais de uma década de existência.

Foto: LOGO do PIBIDFoto: LOGO do PIBID

Há uma gama bastante ampla de indicadores que demonstram na prática que o PIBID de fato colabora de modo significativo para qualificar melhor os professores que são formados pelos cursos de licenciatura no Brasil.

Foto: Slide apresentado com os nomes dos atuais bolsistas do PIBID da Licenciatura em FísicaFoto: Slide apresentado com os nomes dos atuais bolsistas do PIBID da Licenciatura em Física

Atividades educacionais e científicas como estas são organizadas sistematicamente pelos projetos desenvolvidos no âmbito do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Seu objetivo principal é estimular a curiosidade dos jovens em geral para o estudo e aprofundamento em temas científicos, em particular em áreas da física, da astronomia e da matemática e nas suas interfaces com áreas tecnológicas. Todas estas atividades de cunho educacional são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP.