Atividade de extensão debateu os direitos da população LGBT

Publicado: Terça, 22 de Junho de 2021, 15h09 | Última atualização em Terça, 22 de Junho de 2021, 15h09

Em 19 de junho de 2021, sábado, a partir das 18h00, ocorreu uma atividade cultural de extensão, de forma virtual, tendo como temática central “Direitos da População LGBT”. Esta web-conferência foi organizada pelo professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), com o apoio de diversos de seus orientados. Os dois conferencistas que participaram desta ação foram Danilo Henrique Oliveira Souza – que é estudante de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba – e Melissa Muller – que é professora de biologia com graduação pelo Centro Universitário Módulo. O suporte técnico para a realização deste evento foi fornecido por Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica (com bolsa PIBIFSP), orientado pelo professor Ricardo Plaza.

Ricardo, Danilo, Melissa e ViniciusRicardo, Danilo, Melissa e Vinicius

Durante esta atividade, que ocorreu no mês de junho, considerado o mês do orgulho LGBTQIA+, Vinicius Rosa e o professor Ricardo Plaza destacaram a importância de que todos os seres humanos tenham garantidos os seus direitos civis básicos. No início do evento, os dois web-conferencistas, Danilo e Melissa, foram apresentados pelo professor Ricardo Plaza.

Cartaz de divulgação desta atividade de extensãoCartaz de divulgação desta atividade de extensão

O primeiro conferencista foi Danilo Henrique Oliveira Souza e sua apresentação teve como título “Direitos LGBTQIA+ no Brasil”. Danilo fez um histórico da evolução das conquistas por direitos da população LGBT, desde o século XIX, abordando vários aspectos de diferentes leis que tiveram o objetivo de garantir a cidadania e os direitos dos membros desta população de modo igualitário com os outros cidadãos brasileiros.

Danilo Henrique Oliveira SouzaDanilo Henrique Oliveira Souza

Ao refletir sobre os direitos básicos que a maioria dos cidadãos possui, Danilo lembrou que, devido a toda uma gama de preconceitos, no caso da população LGBT é necessário existirem leis específicas que garantam estes mesmos direitos: por exemplo, este é o caso do casamento civil igualitário e da inclusão do(a) companheiro(a) como dependente em planos de saúde ou na declaração de imposto de renda. No que diz respeito a aspectos legais, foi destacada a cartilha “O Ministério Público e os direitos de LGBT – Conceitos e Legislação” que está disponível para ser acessada e lida por qualquer interessado no link <https://direito.mppr.mp.br/arquivos/File/MPeDireitosLGBT.pdf>.

Slide apresentado por DaniloSlide apresentado por Danilo

Após o término da apresentação de Danilo, Melissa Muller realizou uma reflexão sobre as conquistas e os retrocessos, que ocorreram ao longo da história, na luta dos membros da população LGBT por cidadania e por serem considerados seres humanos portadores de direitos de forma igualitária com os demais cidadãos brasileiros.

Melissa MullerMelissa Muller

Melissa abordou também sobre a importância da criminalização da homofobia e de como, em termos jurídicos, ainda é difícil existir punição para manifestações marcadamente homofóbicas. Ela destacou que mesmo crimes de racismo não são punidos como se deveria, pois muitas vezes se encontram brechas legais que impedem que um indivíduo que realize um ato flagrantemente racista seja punido. Melissa, durante a parte final do evento, para o contentamento dos participantes, tocou um pouco de bateria, instrumento musical ao qual ela tem se dedicado por muito tempo.

Ao final do evento, Melissa toca uma música na bateriaAo final do evento, Melissa toca uma música na bateria

Após as falas dos dois conferencistas, foram lidas pelos organizadores algumas considerações e questões feitas pelos participantes no chat do YouTube, que foram comentadas e respondidas por Danilo e Melissa. Ao final do evento, os dois debatedores fizeram as suas considerações finais antes do evento encerrar.

Vinicius Carvalho RosaVinicius Carvalho Rosa

A gravação em vídeo (com duração de 2 horas e 3 minutos) desta ação se encontra disponível para quem quiser assistir o evento na íntegra no link <https://www.youtube.com/watch?v=N3CKYQujBZA>. Outras ações de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020 foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube no link <https://www.youtube.com/channel/UCGD1YmakxPjK9w9SXrWH-Lw>.

O objetivo desta atividade foi o de colaborar para disseminar o conhecimento, o debate e o respeito aos direitos humanos de todos os cidadãos, usando a internet como recurso, devido à pandemia de COVID-19. Os estudantes envolvidos nesta ação agradecem muito às pessoas que divulgaram e participaram ativamente deste vídeo-debate, inclusive por meio da realização de perguntas e reflexões pelo chat do YouTube. Sugestões para temas de futuras ações são bem-vindas e podem ser feitas para qualquer um dos membros da equipe ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.