Artigo sobre exibições de vídeos curtos foi publicado na Revista Compartilhar

Publicado: Terça, 03 de Março de 2020, 11h50 | Última atualização em Terça, 03 de Março de 2020, 11h51

A “Revista Compartilhar”, publicada pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), em seu volume 4, lançado em fevereiro de 2020, contou com o artigo intitulado “Eventos culturais e científicos em espaços públicos abertos envolvendo a exibição de vídeos curtos” de autoria dos estudantes Rafael Brock Domingos e João Pereira Neto e do Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira. Este artigo está disponível para ser lido gratuitamente aqui.

Foto: João Pereira, Ricardo Plaza e Rafael Brock

Rafael Brock atualmente é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, enquanto João Pereira é estudante da Licenciatura em Matremática. O professor Ricardo Plaza é docente do IFSP-Caraguatatuba e coordena o projeto de extensão Cinedebate responsável pelas atividades culturais descritas no artigo publicado no volume 4 da Revista Compartilhar.

Foto: Capa da Revista Compartilhar, volume 4

Este artigo analisa ações culturais e científicas de extensão realizadas em espaços públicos e abertos nos anos de 2018 e 2019, envolvendo a exibição de vídeos de curta duração, geralmente com alguns poucos minutos com o intuito de refletir sobre diferentes questões científicas, culturais, artísticas, educacionais, históricas e sociais que são importantes para a formação da cidadania. Estas atividades foram denominadas de “flashmobs” (“mobilizações rápidas”) vídeo-gráficos. Este trabalho também destacou que há uma gama de diferentes canais do Youtube que produzem “vídeos-ensaios” de curta duração de boa qualidade que colaboram para uma formação cidadã e que podem ser utilizados com sucesso em ações com objetivos educacionais.

Foto: Público presente a uma das exibições públicas de vídeos de curta duração no pátio do IFSP-Caraguatatuba

Os projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações científicas e culturais” têm proporcionado, desde 2015, a realização de atividades científicas e culturais permeadas pelo uso de vídeos de curta duração tanto no âmbito do IFSP-Caraguatatuba (mas abertas à comunidade externa à instituição que é convidada para participar), quanto em ambientes de instituições parceiras do IFSP, em particular em escolas estaduais e municipais. Estes eventos sempre são estruturados de modo a colaborar para a formação de cidadãos críticos e participativos e de uma sociedade mais democrática e solidária.