Artigo sobre buracos negros é publicado na Revista Qualif do IFSP-Cubatão

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2022, 10h29 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2022, 13h40

A Qualif – Revista Acadêmica – Ensino de Ciências e Tecnologias IFSP-Campus Cubatão (ISSN 2595-2277), em seu número 10 referente ao período de janeiro a julho de 2022, publicou o artigo intitulado “Buracos negros, divulgação científica e recursos didáticos existentes na internet”, escrito pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (docente de Física do Instituto Federal de São Paulo - Campus Caraguatatuba), por João Pereira Neto (graduando no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba) e por Vinicius Carvalho Rosa (graduado no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba). O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link.

Imagem 1 – Ricardo Plaza, João Pereira Neto e Vinicius Carvalho RosaImagem 1 – Ricardo Plaza, João Pereira Neto e Vinicius Carvalho Rosa

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem os objetivos de descrever e de examinar o potencial educacional de recursos didáticos disponíveis na Internet para divulgação científica sobre buracos negros. Para a fundamentação teórica, foi feita uma revisão da literatura científica acerca de temas como divulgação da ciência, cultura científica, recursos didáticos, ensino de astronomia e buracos negros, por meio da síntese de trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, artigos publicados em revistas especializadas, teses de doutorado, dissertações de mestrado e livros científicos. Foi realizada também uma pesquisa detalhada sobre diversas ferramentas didáticas existentes gratuitamente na web e que podem ser úteis para atividades de ensino de física e de divulgação científica sobre buracos negros, com a descrição das suas características principais e apontamentos sobre as suas potencialidades educacionais. Para que os leitores possam acessar os diversos recursos citados, os links disponíveis dos sites são informados. O estudo dos buracos negros mediado pelos recursos analisados apresenta um grande potencial na tarefa tanto de despertar o interesse dos alunos pelas ciências naturais quanto de colaborar para a aprendizagem de conceitos científicos importantes.”

Imagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista QualifImagem 2 – Início do artigo publicado no site da Revista Qualif

A Qualif – Revista Acadêmica – Ensino de Ciências e Tecnologias IFSP-Campus Cubatão (ISSN 2595-2277) é um periódico eletrônico que pode ser acessado pelo link e que recebe artigos de diferentes áreas do conhecimento.

Imagem 3 – Página inicial da Revista Qualif em agosto de 2022Imagem 3 – Página inicial da Revista Qualif em agosto de 2022

João Pereira Neto e Vinicius Carvalho Rosa durante os seus cursos de graduação foram orientados pelo professor Ricardo Plaza em diferentes projetos de pesquisa de iniciação científica que envolveram o estudo de áreas como a astrofísica, a divulgação científica e o ensino de ciência.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino orientados pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, alfabetização científica, as interfaces entre cultura e ciência e disciplinas afins como astronomia, matemática e computação. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.