Física

Artigo de licenciandos em Física sobre simulações é publicado na revista Signos

Publicado: Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h02 | Última atualização em Quinta, 24 de Junho de 2021, 15h03

A Revista Signos, periódico acadêmico da Universidade do Vale do Taquari (Univates), em seu volume 42, número 1, de 2021, publicou o artigo intitulado “Simulações, Astronomia, Divulgação da Ciência e Educação Científica” de autoria de Rafael Brock Domingos e Ryan Nepomuceno Montemor, que são estudantes do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, juntamente com o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <http://univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/2871>.

Rafael Brock, Ryan Nepomuceno e professor Ricardo PlazaRafael Brock, Ryan Nepomuceno e professor Ricardo Plaza

O resumo deste artigo acadêmico é o seguinte: “Este artigo faz uma análise das potencialidades existentes no uso didático de três softwares de simulação elaborados para o ensino de conceitos científicos: “Stellarium”, “Monte um átomo” do “PhET – Interactive Simulations” e “Exoplanet Transit Hunt”. Durante a investigação foram estruturadas e realizadas apresentações de divulgação científicas sobre temas de astronomia, astrofísica e cosmologia que se utilizaram destes softwares. São relatadas experiências envolvidas nas ações que ocorreram em 2018 e em 2019, em instituições de ensino do litoral norte paulista, a partir das parcerias desenvolvidas com o campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). A fundamentação teórica para as atividades realizadas foi feita a partir de uma revisão bibliográfica sobre a literatura científica existente sobre os temas em questão, em livros, artigos de revistas especializadas, trabalhos apresentados em congressos acadêmicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. As atividades realizadas evidenciaram que os três softwares utilizados colaboraram consideravelmente com a compreensão dos conceitos científicos envolvidos. As ações permitiram notar também um grande interesse por temas de astronomia pelos alunos da educação básica, o que é algo que deve ser considerado na elaboração de estratégias para a melhoria da educação científica nas escolas de ensino fundamental e médio.”

Logo da Revista SignosLogo da Revista Signos

A Revista Signos (ISSN: 1983-0378) é um periódico acadêmico com publicações semestrais tendo por escopo a divulgação de investigações e experiências voltadas para a área de ensino nas diversas áreas do conhecimento. Ela é mantida pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) e está aberta à submissão de artigos nacionais e internacionais. Esta revista pode ser acessada no link <http://www.univates.br/revistas/index.php/signos>.

De acordo com a avaliação de qualidade das revistas acadêmicas que é feita pela CAPES para o quadriênio 2013-2016, a Revista Signos (ISSN: 1983-0378) tem Qualis B3 na área de “Ensino”, como é possível verificar pela Plataforma Sucupira no link <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>. De acordo com o site da UFRGS com a lista do novo Qualis, ainda não publicado pela CAPES, para o quadriênio 2017-2020 (disponível no link <https://www.ufrgs.br/ppggeo/ppggeo/wp-content/uploads/2019/12/QUALIS-NOVO-1.pdf>), a Revista Signos (ISSN: 1983-0378) passa a ter Qualis A4.

Primeira página do artigo publicado na revista SignosPrimeira página do artigo publicado na revista Signos

Rafael Brock estuda no curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desde 2017, e ao longo de sua trajetória universitária participou de diferentes projetos de pesquisa (com bolsas de iniciação científica FAPESP e PIBIFSP) sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Ryan Nepomuceno também estuda no curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), desde 2018, e foi orientado pelo professor Ricardo Plaza em um projeto de pesquisa de iniciação científica com bolsa fomentada pelo CNPq. Este artigo publicado na Revista Signos procura interrelacionar diferentes aspectos dos trabalhos de pesquisa de iniciação científica desenvolvidos por Rafael e Ryan.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino que têm sido orientados nos últimos anos pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, a astronomia e as interfaces entre cultura e ciência. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.