Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Artigo de Docentes do IFSP Sobre o Holocausto é Publicado em Revista Acadêmica

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 14h24 | Última atualização em Quinta, 21 de Outubro de 2021, 14h28

A Revista Diálogos Interdisciplinares (ISSN: 2317-3793), em seu volume 10, número 1, ano de 2021, entre as páginas 124 e 138, publicou recentemente o artigo intitulado “Holocausto, nazismo e negacionismo: análise de uma atividade de divulgação cultural” de autoria de Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Renata Plaza Teixeira, Ângelo Eduardo Nascimento Nanni e Haroldo Aoki Hirata. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/article/view/1112/956>.

Imagem 1 – Professores Ângelo, Haroldo, Renata e RicardoImagem 1 – Professores Ângelo, Haroldo, Renata e Ricardo

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo analisa a estruturação e os impactos de uma atividade de divulgação cultural realizada por web-conferência em dezembro de 2020 tendo como temas principais o Holocausto, o nazismo e o negacionismo histórico, também conhecido como revisionismo. A atividade envolveu quatro debatedores e foi realizada com apoio de profissionais e estudantes dos campi de Caraguatatuba e de Jacareí do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Ela foi planejada para permitir uma melhor compreensão por parte do público participante acerca dos temas abordados e uma reflexão sobre o contexto no qual ocorreu o extermínio planejado de cerca de 6 milhões de judeus pelo regime nazista na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. A atividade envolveu também a apresentação de vídeos de curta duração que foram usados como ferramentas didáticas para abordar diferentes aspectos relativos aos assuntos em foco. Para a fundamentação teórica deste artigo, foi feita uma revisão da literatura acadêmica existente sobre as várias dimensões dos temas abordados, com ênfase na negação e na relativização de fatos históricos. Outras formas de negacionismo foram analisadas neste trabalho, como a negação do formato aproximadamente esférico da Terra, a negação da eficácia das vacinas e a negação do aquecimento global provocado por ações humanas. A ação investigada neste artigo ocorreu com transmissão simultânea pela plataforma YouTube, onde o vídeo correspondente está permanentemente armazenado, possibilitando que muitas pessoas tenham acesso aos conteúdos abordados mesmo após a sua realização. A repercussão desta atividade demonstrou a importância da realização de ações educacionais e culturais sobre o fascismo, suas características, os mecanismos que o fortalecem e as formas de combatê-lo.”

Imagem 2 – Artigo sobre holocausto, nazismo e negacionismo no site da RevistaImagem 2 – Artigo sobre holocausto, nazismo e negacionismo no site da Revista

A Revista Diálogos Interdisciplinares (ISSN: 2317-3793), que pode ser acessada no link <https://revistas.brazcubas.br/index.php/dialogos/about>, do Centro Universitário Braz Cubas, é um periódico acadêmico disponível de modo online. Ela foi criada com o objetivo de prover um fórum para estudos e pesquisa interdisciplinares em todas as áreas do conhecimento, em especial as Ciências Humanas. Os seus editores creem que um entendimento abrangente dos fenômenos requer uma abordagem interdisciplinar e em ambiente de rede. Nesse sentido, essa é uma Revista que aceita contribuições com temática interdisciplinar, estabelecendo conexões entre disciplinas.

Imagem 3 – Início da primeira página do artigo sobre holocausto, nazismo e negacionismoImagem 3 – Início da primeira página do artigo sobre holocausto, nazismo e negacionismo

Esse artigo teve como objeto de estudo uma webconferência sobre o holocausto, o nazismo e o negacionismo organizada em 18/12/2020 pelo professor Ricardo Plaza e seus orientados em projetos de pesquisa, extensão e ensino, e que contou com a participação dos professores Renata, Ângelo e Haroldo. Essa atividade (com duração de 3 horas e 10 minutos) pode ser assistida pelos interessados no link <https://youtu.be/6dJzAKAgAZw>. Essa foi uma ação do projeto de extensão “Atividades audiovisuais de divulgação científica e cultural mediadas pela internet”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Durante essa atividade, foi exibido um depoimento do Prof. Dr. Iuda Goldman – Professor Titular do Instituto de Física da USP – a respeito do tema da perseguição de judeus durante a ocupação nazista em diversos países da Europa na Segundo Guerra Mundial; esse depoimento, com duração de 10 minutos, pode ser assistido pelos interessados no link <https://youtu.be/UpUY7Bj15Ko>.

Imagem 4 – Professor Iuda Goldman durante o seu depoimentoImagem 4 – Professor Iuda Goldman durante o seu depoimento

O artigo “Holocausto, nazismo e negacionismo: análise de uma atividade de divulgação cultural” foi elaborado por quatro autores. Ricardo Roberto Plaza Teixeira é graduado em Física e em História, doutor em Física pela USP e docente do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Renata Plaza Teixeira é graduada em Psicologia e em Letras, doutora em Psicologia pela USP e docente do campus de Jacareí do IFSP. Ângelo Eduardo Nascimento Nanni é graduado em História e mestre pela PUC-SP também em História. Haroldo Aoki Hirata é graduado em História, especialista em Tecnologias Assistivas Aplicadas à Inclusão Escolar pela UNESP e docente da rede estadual de ensino de São Paulo, na cidade de Mogi das Cruzes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página