FÍSICA

Artigo de aluno da Física é Publicado pela Revista de Ciência e Tecnologia da UFRR

Publicado: Sexta, 04 de Março de 2022, 11h39 | Última atualização em Sexta, 04 de Março de 2022, 11h43

A “Revista de Ciência e Tecnologia” (ISSN: 2447-7028), publicação acadêmica da Universidade Federal de Roraima (UFRR), em seu volume 8, de 2022, publicou recentemente o artigo intitulado “Simulações de fenômenos da natureza no ensino de Física” que tem como primeiro autor Rafael Brock Domingos, que é estudante do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, e como segundo autor o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, docente de Física do IFSP-Caraguatatuba. O artigo pode ser acessado gratuitamente e lido no link <https://revista.ufrr.br/rct/article/view/7201>.

Imagem 1 - Rafael Brock juntamente com o professor Ricardo PlazaImagem 1 - Rafael Brock juntamente com o professor Ricardo Plaza

O resumo deste trabalho acadêmico é o seguinte: “Este artigo tem o intuito investigar as possibilidades de uso de simulações de fenômenos da natureza no processo de aprendizagem de conteúdos de física na educação básica e no ensino superior. A partir de uma análise sobre como são tradicionalmente trabalhados os conteúdos de física pelos professores das escolas públicas da educação básica, foi feita inicialmente uma avaliação sobre como a utilização de softwares de modelagens computacionais de fenômenos da natureza, em particular, aquelas do site “PhET Interactive Simulations”, pode tanto contribuir para a compreensão de conceitos fundamentais da física, quanto incentivar e estimular os interesses dos alunos por temas científicos associados ao estudo da natureza.”

Imagem 2 – Página da RCT em que o artigo é apresentadoImagem 2 – Página da RCT em que o artigo é apresentado

A “Revista de Ciência e Tecnologia” (ISSN: 2447-7028) é um periódico eletrônico de livre acesso e com submissão e publicação contínuas. Ela é vinculado à Universidade Federal de Roraima (UFRR) e tem como alguns de seus principais objetivos: contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica divulgando os avanços conquistados pela comunidade acadêmica nas áreas como Matemática, Física, Química, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Elétrica; fornecer aos pesquisadores, professores, estudantes da graduação e pós-graduação, uma plataforma eletrônica tanto para o aprendizado e atualização de conhecimentos, quanto para a divulgação de resultados de trabalhos acadêmicos oriundos, entre outros, de teses de doutorado, dissertações de mestrado, projetos de iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso; oferecer um veículo de publicação que possibilite ao estudante experimentar todo o processo de submissão, avaliação e divulgação de resultados de seu trabalho científico, contribuindo para sua formação; incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento por alunos de graduação e pós-graduação; estimular o desenvolvimento do rigor científico, oferecendo ao estudante a possibilidade de ter seu trabalho divulgado e analisado por seus pares na sua área de atuação. Esta revista pode ser acessada no link <https://revista.ufrr.br/rct>.

Imagem 3 - Site da Revista de Ciência e Tecnologia da UFRR em 01 de março de 2022Imagem 3 - Site da Revista de Ciência e Tecnologia da UFRR em 01 de março de 2022

Rafael Brock é estudante do curso de Licenciatura em Física do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) desde 2017. Entre junho de 2017 e maio de 2018 ele foi bolsista de iniciação científica (com bolsa fomentada pela FAPESP) no projeto de pesquisa intitulado “Simulações e modelagens de fenômenos da natureza no ensino de Física”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Os resultados desta investigação redundaram neste artigo que foi agora publicado pela “Revista de Ciência e Tecnologia” da UFRR.

Os trabalhos de pesquisa, extensão e ensino que têm sido orientados nos últimos anos pelo professor Ricardo Plaza têm abordados temas de áreas como o ensino de física, a divulgação científica, a história da ciência, a astronomia e as interfaces entre cultura e ciência. Estudantes do IFSP-Caraguatatuba que tiverem interesses por áreas como estas ou próximas delas podem procurar entrar em contato com o professor Ricardo Plaza pelo seu e-mail institucional.