Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > Noticias > Apresentações científicas foram realizadas na Escola Frúgoli por alunos do IFSP
Início do conteúdo da página
Física

Apresentações científicas foram realizadas na Escola Frúgoli por alunos do IFSP

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 15h25 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 15h31

Na tarde do dia 22 de agosto de 2019, quinta-feira, entre 13h e 15h30, os estudantes universitários André da Silva Mendes, Vinicius Amaral Sousa Abrahão, Yeté Abunã Marques Labarca e Nicoli Rocha Santos, do 2º semestre do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realizaram quatro apresentações de caráter científico e educacional na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, localizada no bairro da Enseada, no município de São Sebastião. Eles estavam acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, extensão e ensino no âmbito do IFSP.

Ricardo, Vinicius, Yeté, Nicoli e André, na entrada da escola FrúgoliRicardo, Vinicius, Yeté, Nicoli e André, na entrada da escola Frúgoli

Bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza têm realizado atividades educacionais e científicas na Escola Frúgoli desde o ano de 2014, em diferentes parcerias com docentes e gestores desta instituição de ensino, parcerias estas que têm rendido importantes frutos em termos do estímulo dos estudantes secundaristas desta escola para a continuidade de seus estudos em nível de graduação após a conclusão do ensino médio.

Alunos que assistiram as apresentações que foram realizadasAlunos que assistiram as apresentações que foram realizadas

Ao chegarem na Escola Frúgoli, a equipe do IFSP foi recebida pelo professor Renato Coimbra que atualmente é coordenador nesta escola.

Professores Ricardo e RenatoProfessores Ricardo e Renato

Antes das apresentações, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores da Escola Frúgoli e explicou aos docentes os temas das quatro apresentações científicas que seriam realizadas.

Docentes da Escola Frúgoli na sala dos professoresDocentes da Escola Frúgoli na sala dos professores

Estas atividades educacionais foram organizadas a partir do contato estabelecido entre o professor Renato Coimbra e o professor Ricardo Plaza no início do mês de agosto de 2019. Os alunos selecionados para assistir as apresentações revelaram um grande interesse pelos temas abordados.

Rebeca Sales (aluna da Escola Frúgoli) e o professor Ricardo PlazaRebeca Sales (aluna da Escola Frúgoli) e o professor Ricardo Plaza

Antes do início das apresentações, o professor Ricardo Plaza forneceu aos alunos presentes algumas informações sobre os cursos do IFSP-Caraguatatuba e sobre as formas de ingresso nestes cursos.

Nicoli, Vinicius, Ricardo, Renato, André e YetéNicoli, Vinicius, Ricardo, Renato, André e Yeté

A primeira apresentação foi realizada pelo estudante André Mendes que abordou o tema “A Física nos Esportes”, em particular a respeito de aspectos científicos que podem ajudar a entender melhor esportes como o futebol, o basquete e as corridas feitas por atletas que são velocistas, como é o caso do jamaicano Usain Bolt. André atualmente é bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Apresentação realizada por André MendesApresentação realizada por André Mendes

A segunda apresentação foi feita pela estudante Nicoli Santos sob o tema “A Teoria do Big Bang”. Nicoli procurou explicar aos presentes a forma como a Teoria do Big Bang surgiu na primeira metade do século XX e as evidências experimentais que sustentam esta teoria. Neste ano de 2019, Nicoli vem desenvolvendo estudos sobre temas relacionados à astronomia e à cosmologia sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Apresentação realizada por Nicoli SantosApresentação realizada por Nicoli Santos

A terceira apresentação foi realizada pelo estudante Vinicius Abrahão e teve como tema central a “Matéria escura”. Vinicius procurou explicar o que é a matéria escura e de que forma a partir dos anos 1930 os físicos deduziram que ela deve existir; ele deixou claro também que este ainda é um dos grandes enigmas atuais da física, pois não há consenso científico sobre a constituição desta matéria escura. Vinicius atualmente é bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Apresentação realizada por Vinicius AbrahãoApresentação realizada por Vinicius Abrahão

A última apresentação desta noite foi realizada pelo estudante Yeté Labarca e teve como título “Uma breve introdução de Física Aeroespacial”. Yeté fez uma análise de como esta área de pesquisa se iniciou e a respeito da sua evolução histórica na segunda metade do século XX. Yeté atualmente é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Apresentação realizada por Yeté LabarcaApresentação realizada por Yeté Labarca

Durante as apresentações os estudantes fizeram várias perguntas e indagações, revelando bastante interesse e curiosidade pelos temas abordados. Em geral os bolsistas procuraram esclarecer e responder as questões feitas de modo a ajudar na compreensão dos conceitos físicos em questão.

Gabriela Katsumata (aluna da Escola Frúgoli) e professor Ricardo PlazaGabriela Katsumata (aluna da Escola Frúgoli) e professor Ricardo Plaza

Durante parte das apresentações, o professor Valdécio Gondim – que é mediador na Escola Frúgoli – acompanhou os estudantes secundaristas que estavam presentes. A avaliação da equipe de universitários do IFSP-Caraguatatuba presentes foi que os alunos da Escola Frúgoli que assistiram as apresentações tiveram um comportamento bastante adequado o que revelou um bom grau de maturidade para participar de ações como estas.

Professores Valdecio Gondim e Ricardo PlazaProfessores Valdecio Gondim e Ricardo Plaza

Estas são atividades de educação e divulgação científica que a equipe de bolsistas do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propicia para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página