Coronavírus

Apresentação de vídeos científicos curtos abordou o tema do coronavírus

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 15h54 | Última atualização em Sexta, 20 de Março de 2020, 13h08

No dia 10 de março de 2020, terça-feira, no intervalo das aulas do período noturno, entre 20h40 e 20h55, no pátio em frente à lanchonete do Câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), ocorreu um “flashmob” com a exibição de dois vídeos científicos curtos tendo como tema central a epidemia de coronavírus pela qual estamos vivendo no mundo. Um flashmob (“mobilização rápida”) é o nome, em inglês, usado para uma manifestação com caráter cultural envolvendo a exibição de vídeos de curta duração em algum ambiente aberto e público. Foram exibidos dois vídeos: “O Quão Perigoso é o Coronavírus? do canal “Ciência Todo Dia” do youtube (disponível aqui) e “Coronavírus no Brasil: Vai piorar no inverno? E a vacina? Atila Iamarino responde - pouquíssimas” do canal “Mov Show” do youtube (disponível aqui).

Foto: Público presente assistiu os dos vídeos sobre o coronavírus

Flashmobs como estes fazem parte do rol de ações dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais” coordenados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e para a sua organização contaram com o apoio de diferentes bolsistas de extensão, de iniciação científica e de ensino, bem como de estudantes voluntários (todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza).

Foto: Estudantes que ajudaram a organizar este flashmob junto com o professor Ricardo Plaza

Diversos servidores técnico-administrativos e docentes do IFSP-Caraguatatuba assistiram e acompanharam seus alunos durante a exibição. Ao final da atividade, o público presente aplaudiu a iniciativa de exibir estes vídeos; ficou bastante evidente que há um grande interesse por informações científicas e bem fundamentadas acerca da epidemia de coronavírus.

Foto: Recomendação para evitar a infecção pelo coronavírus

Os dois vídeos exibidos destacaram a importância de lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar ser infectado pelo coronavírus. O canal “Ciência Todo Dia” do youtube, a origem do primeiro vídeo exibido, é produzido pelo divulgador da ciência Pedro Loos que em seu canal produz excelente vídeos de curta duração sobre diferentes áreas das ciências naturais. Já Atila Iamarino (o biólogo entrevistado no segundo vídeo exibido) produz regularmente vídeos sobre diferentes campos científicos para o canal “Nerdologia” do youtube e também para o seu canal “Atila Iamarino” do youtube.

Foto: João e Ricardo, antes da exibição dos vídeos

Para quem quer ter maiores esclarecimentos sobre o coronavírus, é recomendado assistir também um vídeo adicional, produzido pelo canal da “BBC Brasil” no youtube: “Coronavírus: 10 boas notícias em meio à ‘epidemia de medo’”.

Foto: Público se interessou bastante pelos vídeos exibidos

Este evento procurou fornecer informações científicas a respeito da epidemia de coronavírus de modo que as pessoas adquiram uma maior consciência e conhecimento a respeito desta doença e não reproduzam ou disseminem “fake news” (notícias falsas) sobre o tema. Diversos estudantes do IFSP, inclusive, procuraram os organizadores deste evento, após a exibição dos vídeos, em busca de informações a respeito dos canais do youtube nos quais eles foram produzidos e veiculados.

Foto: Mapa com os casos de coronavírus fora da China em 07/03/2020

Os equipamentos para a exibição dos vídeos foram montados no pátio em frente à lanchonete pelo servidor Mateus Santos Santana (da CTI – Coordenadoria de Tecnologia da Informação) que conferiu todo o apoio necessário para que o evento acontecesse da forma mais adequada possível.

Foto: Mateus e Ricardo em frente aos equipamentos montados para a realização deste flashmob

Atividades que provoquem um debate acerca de temas relacionados a questões sociais, educacionais, culturais e científicas e sobre direitos humanos, como estes flashmobs, são regularmente organizadas por bolsistas de extensão, ensino e pesquisa (iniciação científica) e por voluntários orientados pelo professor Ricardo Plaza. Estas ações ocorrem no âmbito dos projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações Científicas e Culturais”. Seu objetivo principal é realizar reflexões críticas sobre ciência, história, arte, cultura e educação, de modo a ampliar o repertório de conhecimentos e estimular os jovens para que raciocinem cientificamente e pensem de forma crítica. Todas estas atividades são gratuitas e abertas para quaisquer interessados, tanto da comunidade interna, quanto da comunidade externa ao IFSP; não é necessário fazer inscrição prévia. Professores e gestores de escolas públicas que pretendem que alunos de suas escolas participem de atividades deste gênero podem procurar o professor Ricardo Plaza, para juntos organizarem os detalhes.