Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Alunos realizaram apresentações científicas na Escola Vereador Benedito

Publicado: Quinta, 07 de Novembro de 2019, 18h24 | Última atualização em Quinta, 07 de Novembro de 2019, 18h24

Na manhã do dia 04 de novembro de 2019, segunda-feira, entre 10h00 e 12h20, quatro estudantes do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Estadual Vereador Benedito Paes Sobrinho, do Perequê-Mirim, no município de Caraguatatuba, quando realizaram apresentações educacionais sobre diferentes temáticas de caráter científico, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa.

Alunos da Escola Vereador Benedito que assistiram as apresentações realizadasAlunos da Escola Vereador Benedito que assistiram as apresentações realizadas

Estas atividades foram realizadas pelo bolsista do projeto de extensão “Cinedebate” Vinicius Amaral Sousa Abrahão, pelo bolsista do projeto de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” André da Silva Mendes, pela bolsista de iniciação científica Nicoli Rocha Santos (que tem uma bolsa PIBIFSP no projeto de pesquisa intitulado “Vídeos de curta duração como ferramentas educacionais contra discursos de ódio e fake news”, aprovado de acordo com o edital 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP) e pela bolsista de iniciação científica Amanda Gabriela Ribeiro (que tem uma bolsa PIBIFSP no projeto de pesquisa intitulado “Atividades educacionais sobre Cultura e Ciência como ferramentas para refletir sobre diferentes formas de preconceitos”, também aprovado de acordo com o edital 621 de 2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do IFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza.

Nicoli, Vinicius, André e AmandaNicoli, Vinicius, André e Amanda

Estas atividades educacionais foram organizadas a partir do contato estabelecido previamente entre o professor Ricardo Plaza e a diretora da Escola Vereador Benedito, professora Andréa Boaventura. Ao chegarem à instituição a equipe do IFSP foi recebida pelo professor Rinaldo Rualunga Marcos que é coordenador da Escola Vereador Benedito.

Professores Ricardo e RinaldoProfessores Ricardo e Rinaldo

Também receberam a equipe do IFSP na chegada, as professoras Adriana Cavarzere Taveira da Silva e Elizabete Lins da Silva que lecionam na Escola Vereador Benedito e se graduaram no curso de Licenciatura em Matemática do IFSP-Caraguatatuba, quando foram alunas do professor Ricardo Plaza em diversas disciplinas.

Professores Adriana, Ricardo e ElizabeteProfessores Adriana, Ricardo e Elizabete

Antes dos membros da equipe do IFSP subir para a sala da biblioteca no 1º andar do prédio, onde as apresentações aconteceram, eles estiveram na sala dos professores e explicaram para alguns docentes presentes o caráter das atividades que aconteceriam nessa manhã.

Professor Ricardo com docentes na sala dos professores da Escola Vereador BeneditoProfessor Ricardo com docentes na sala dos professores da Escola Vereador Benedito

A realização das atividades teve o apoio fundamental do professor Leandro Martins que colaborou para que a infraestrutura dos equipamentos permitisse que as apresentações dos quatro licenciandos em física pudessem ocorrer na melhor forma possível.

Professores Ricardo e LeandroProfessores Ricardo e Leandro

Assistiram as apresentações diversos alunos selecionados de diferentes classes do 2º e do 3º anos do Ensino Médio da Escola Vereador Benedito a partir de seus maiores interesses por ciência. Durante todo o período em que estiveram presentes nas palestras, esses alunos se comportaram de modo bastante adequado e respeitoso para com a equipe do IFSP-Caraguatatuba, prestando bastante atenção nos temas abordados das apresentações.

O professor Ricardo Plaza antes do início das apresentações fez um breve relato da história e dos cursos existentes no IFSP-Caraguatatuba e ressaltou que essa é uma instituição voltada para jovens que gostam de estudar.

Alunos da Escola Vereador Benedito, durante uma das apresentaçõesAlunos da Escola Vereador Benedito, durante uma das apresentações

A primeira apresentação da manhã foi realizada pela estudante de licenciatura em física Amanda Ribeiro que abordou o tema da presença e da importância das mulheres na ciência ao longo da história. Em particular ela utilizou dois vídeos de curta duração em sua apresentação: o vídeo “Marie Curie – Desenhando minha vida” (de 5 minutos) que está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=g-kbcYeDm_c> e o vídeo “Mulheres Cientistas na História” (de 8 minutos) do canal Nerdologia do Youtube que está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=WWvIQJg4SCM&t=12s>. Ela também explicou um pouco acerca da luta das mulheres pela conquista de direitos e acerca da história do movimento feminista.

Amanda durante sua apresentação na Escola Vereador BeneditoAmanda durante sua apresentação na Escola Vereador Benedito

A segunda apresentação foi realizada pela estudante de licenciatura em Física Nicoli Santos e teve como título “Alan Turing: Ciência, História e Homofobia”; durante o seu transcorrer, foi abordada a importância do matemático Alan Turing para a história da computação no século XX e foi explicada a maneira como ele foi vítima de preconceitos devido à sua homossexualidade. Durante a sua apresentação, Nicoli exibiu vídeos de curta duração, tais como a animação “Alan Turing – Traído pelo país que salvou!” (de 6 minutos) que está disponível para ser assistida no link <https://www.youtube.com/watch?v=YDZHMyztjUo&t=22s>, no canal “Educação Científica IFSP-Caraguatatuba” do Youtube e o vídeo “Homossexualidade e a ‘cura gay’” (de 5 minutos) produzido pelo canal “Minutos Psíquicos” do Youtube e que pode ser assistido gratuitamente no link <https://www.youtube.com/watch?v=W-_UJ5pgqaQ&t=21s>. Ela também indicou o vídeo de 3 minutos produzido pelo médico Drauzio Varella, intitulado “Homossexualidade” e disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=rqi-UTb9f9Y&t=4s>; neste vídeo o doutor Drauzio Varella começa afirmando: “A homossexualidade é uma ilha cercada de ignorância por todos os lados”.

Nicoli durante sua apresentação na Escola Vereador BeneditoNicoli durante sua apresentação na Escola Vereador Benedito

A terceira apresentação da manhã foi feita pelo estudante da licenciatura em física Vinicius Amaral e teve como eixo temático a “Matéria Escura”, um dos grandes enigmas existentes na área de astrofísica nos dias atuais. Vinicius abordou um pouco da história da astrofísica no século XX e da forma como os astrofísicos Fritz Zwicky e Vera Rubin chegaram a conclusão da existência deste tipo de matéria que interage apenas gravitacionalmente com a matéria usual existente em estrelas e galáxias. 

Vinicius durante sua apresentação na Escola Vereador BeneditoVinicius durante sua apresentação na Escola Vereador Benedito

Finalmente, a última apresentação da manhã foi feita pelo estudante da licenciatura em física André Mendes que teve como eixo temático o estudo dos conceitos e das leis da física presentes em diversos esportes, tais como o futebol, o basquete e as corridas do atletismo.

André durante sua apresentação na Escola Vereador BeneditoAndré durante sua apresentação na Escola Vereador Benedito

Estas são atividades educacionais de divulgação científica que os projetos os projetos de extensão “Cinedebate” e “Apresentações científicas e culturais” (juntamente com outros bolsistas de projetos de pesquisa e de ensino) do IFSP-Caraguatatuba propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página