Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Alunos realizaram apresentações científicas na Escola Deolindo em Ubatuba

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h50 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2019, 17h52

Na manhã do dia 31 de outubro de 2019, quinta-feira, entre 10h00 e 12h20, Yeté Abunã Marques Labarca e Kauê Marques Barbosa, dois estudantes universitários do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estiveram presentes na Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos, localizada no município de Ubatuba, na qual realizaram apresentações educacionais sobre diferentes áreas da física, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Alunos que estiveram presentes nas apresentações realizadasAlunos que estiveram presentes nas apresentações realizadas

Estas atividades foram realizadas pelo bolsista de iniciação científica Yeté Abunã Marques Labarca (que atualmente desenvolve o projeto de pesquisa “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação” com bolsa PIBITI do CNPq) e pelo estudante Kauê Marques Barbosa que vem pesquisando de modo voluntário o tema dos buracos negros, ambos sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Professor Ricardo junto com seus orientados Yeté e KauêProfessor Ricardo junto com seus orientados Yeté e Kauê

Essas apresentações foram previamente agendadas a partir do contato inicial estabelecido entre o professor Glauco Polillo de Jesus (que é vice-diretor da Escola Deolindo) e o professor Ricardo Plaza, a partir do qual foi definido o dia e horário em que as apresentações iriam ocorrer. Este contato foi viabilizado pelo aluno Kauê Barbosa que antes de ser estudante universitário no IFSP-Caraguatatuba, foi estudante do ensino médio da Escola Deolindo.

Professores Ricardo e GlaucoProfessores Ricardo e Glauco

Para a organização dos alunos que participaram destas apresentações foi fundamental o apoio dado por Bruno Paula de Figueiredo que é professor mediador na Escola Deolindo.

Professores Bruno e RicardoProfessores Bruno e Ricardo

Além disso, durante a realização das atividades de divulgação científica, o professor de física Wagner Feldmann também esteve presente e incentivou os alunos a prestarem bastante atenção nas duas apresentações realizadas pelos estudantes de graduação do IFSP-Caraguatatuba.

Professores Wagner e RicardoProfessores Wagner e Ricardo

As apresentações aconteceram em um auditório com equipamentos adequados para a projeção de imagens e vídeos (com datashow, caixa de som e notebook) que permitiram que os dois conferencistas tratassem de seus temas com profundidade. A equipe do IFSP-Caraguatatuba agradece o apoio dado pela diretora Vivian Clara Marchiori e pelo vice-diretor Glauco Polillo de Jesus que foi fundamental para o sucesso da atividade.

Professores Ricardo, Vivian e GlaucoProfessores Ricardo, Vivian e Glauco

Antes das apresentações se iniciarem o professor Ricardo Plaza explicou um pouco a respeito da história do IFSP como instituição de ensino, dos cursos em específico que existem no IFSP-Caraguatatuba e da forma de ingresso nestes cursos.

Público presente durante as apresentações

A primeira apresentação foi realizada pelo estudante Kauê Barbosa (do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – ADS) que abordou o tema dos buracos negros. Kauê definiu o conceito de buraco negro e trabalhou com algumas consequências decorrentes da sua definição. Para ajudar em sua explicação ele apresentou o vídeo “Buraco Negro” do canal Nerdologia do site de armazenamento de vídeos Youtube que está disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=ThG5RHBR7dA&t=76s>.

Apresentação de Kauê na Escola DeolindoApresentação de Kauê na Escola Deolindo

A segunda apresentação foi feita pelo estudante Yeté Labarca (do curso de Licenciatura em Física) e explorou o tema da Física Aeroespacial, abordando em particular a história da corrida espacial durante a chamada guerra fria entre Estados Unidos e União Soviética (na segunda metade do século XX) e as propriedades de satélites e sondas. Para ajudar na visualização das suas explicações ele apresentou o vídeo intitulado “Queda livre no espaço - Matt J. Carlson” do canal TED-Ed do Youtube disponível para ser assistido no link <https://www.youtube.com/watch?v=tAUXIEr-VzM&t=51s>.

Apresentação de Yeté na Escola Deolindo

Tanto antes do início das apresentações, quanto após o seu final foi possível conversar com alguns alunos da Escola Deolindo que realizaram várias perguntas de caráter científico para a equipe do IFSP-Caraguatatuba.

Apresentações que foram realizadas vistas dos fundos do auditório da Escola DeolindoApresentações que foram realizadas vistas dos fundos do auditório da Escola Deolindo

Em especial, o aluno Bruno Aquino Brandão (que está no 2º ano do Ensino Médio) revelou ter um interesse bem acentuado pelo estudo de diferentes áreas da física, tanto é assim que já participou de um minicurso de Astronomia que foi realizado no IFSP-Caraguatatuba pela equipe de bolsistas orientados pelo professor Ricardo Plaza no 1º semestre de 2019.

Kauê, Bruno Aquino, professor Glauco e YetéKauê, Bruno Aquino, professor Glauco e Yeté

Após o término das apresentações, pouco depois do meio dia, a equipe do IFSP-Caraguatatuba esteve na sala dos professores da Escola Deolindo, onde puderam conversar com vários docentes de modo a explicar o escopo das atividades de divulgação científica que foram realizadas pela manhã.

Professor Ricardo com docentes na sala dos professores da Escola DeolindoProfessor Ricardo com docentes na sala dos professores da Escola Deolindo

Em particular as professoras Sandra Jurado (de Geografia) e Cristina Ornellas (de Educação Física) foram bastante atenciosas e explicaram um pouco a respeito da Escola Deolindo.

Kaue com a professora Sandra na sala dos professores da Escola DeolindoKaue com a professora Sandra na sala dos professores da Escola Deolindo

Os estudantes Kauê e Yeté ficaram agradecidos com a recepção calorosa que tiveram na Escola Deolindo e também ficaram muito bem impressionados com o interesse considerável por assuntos científicos revelado pelos alguns dos estudantes presentes nas apresentações.

 Yeté e Kauê na Escola DeolindoYeté e Kauê na Escola Deolindo

Estas são atividades de educação e divulgação científica que bolsistas de projetos de pesquisa, ensino e extensão do IFSP-Caraguatatuba orientados pelo professor Ricardo Plaza propiciam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e de municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas escolas participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página