Início > Noticias > Alunos realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP
Visita Técnica

Alunos realizam visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto da SABESP

Publicado: Segunda, 16 de Julho de 2018, 16h51 | Última atualização em Quinta, 26 de Julho de 2018, 16h22

No dia 28 de junho de 2018 os alunos do quarto módulo do Curso Técnico em Meio Ambiente realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), localizada no bairro Jardim Casa Branca, em Caraguatatuba. A visita fez parte das atividades da disciplina Saneamento Ambiental, ministrada pelos professores Ricardo Soares Mota Silva e Samara Salamene. Os alunos foram recepcionados pelos técnicos da ETE, Benedito Zacarias da Silva, Osmar Pereira dos Santos e Everton Ferreira de Souza, e pelo diretor Huberson Emidio José.

Recepção dos alunos e professores na ETE pelos técnicos Osmar de uniforme azul e Benedito à direita de jaleco branco.

O técnico Osmar conduziu a visita e explicou aos alunos todas as etapas de tratamento de esgoto, desde sua captação até o processo de despejo do efluente líquido no rio Guaxinduba próximo à ETE. O técnico mostrou também onde os dejetos sólidos ficam armazenados, antes de serem encaminhados para o aterro sanitário.

O técnico Osmar explica para os alunos o processo de tratamento do esgoto doméstico.

A visita foi bastante proveitosa para os alunos, pois tiveram a oportunidade de ver na prática os principais conceitos e processos abordados nas aulas teóricas da disciplina. Os alunos também conheceram a atuação do profissional técnico em meio ambiente numa estação de tratamento de esgoto.

Alunos do 4º módulo de Meio Ambiente com os professores Ricardo e Samara e com os técnicos e diretor da ETE da Sabesp.

Fonte: Profª Drª Samara Salamene