Início > O que é? > Notícias > Alunos participam de Conferência do Direito da Criança e do Adolescente
Criança e Adolescente

Alunos participam de Conferência do Direito da Criança e do Adolescente

Publicado: Sexta, 24 de Agosto de 2018, 17h40 | Última atualização em Sexta, 24 de Agosto de 2018, 17h46 | Acessos: 984

Estudantes do IFSP – Câmpus Caraguatatuba participaram, no dia 23 de agosto de 2018, da 2ª Conferência Municipal Lúdica do Direito da Criança e do Adolescente. O evento, organizado pelo Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, aconteceu no Núcleo do Morro do Algodão, região sul da cidade.

A conferência, com objetivo de dar voz às crianças e adolescentes do munícipio à respeito da promoção e garantia de seus direitos, contou com representantes das escolas municipais e estaduais do munícipio, além do câmpus do Instituto Federal.

Foi um dia inteiro de debate, que garantiu ampla participação dos presentes que externaram suas propostas e dúvidas acerca de seis eixos temáticos propostos pela organização: 1) garantia dos direitos e políticas públicas integradas e de inclusão social; 2) prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescente; 3) orçamento e financiamento das políticas para crianças e adolescentes; 4) participação, comunicação social e protagonismo de crianças e adolescentes; 5) espaços de gestão e controle social das políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças de adolescente.

Três estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, escolhidos pelos próprios estudantes do curso mediante votação, representaram os alunos do Câmpus Caraguatatuba no evento. Os representantes tiveram participação ativa, levantando questões e posicionamentos a respeito dos temas propostos. Além do debate, a Conferência Lúdica teve por objetivo eleger seis delegados e seis suplentes para serem porta voz das propostas tiradas dos debates.

Os três representantes do IFSP foram eleitos como delegados e suplentes, sendo eles: Pablo Gomes dos Reis (1º ano Ensino Técnico Integrado ao Médio) como delegado, Luiz Henrique Guilherme (2º ano Ensino Técnico Integrado ao Médio) como delegado e Lívia Ferreira dos Santos (2º ano Ensino Técnico Integrado ao Médio) como suplente. Eles representarão, com os demais eleitos, as crianças e adolescentes do município na 6ª Conferência Municipal do Direto da Criança e do Adolescente, que acontecerá no dia 22 de setembro de 2018, no auditório do Colégio Módulo, no centro.

Da direita para esquerda Lívia Ferreira dos Santos, Pablo Gomes dos Reis e Luiz Henrique Guilherme.Da direita para esquerda Lívia Ferreira dos Santos, Pablo Gomes dos Reis e Luiz Henrique Guilherme.

Fonte: Maíra Ferreira Martins