Visita Técnica

Alunos de Caraguatatuba e Jacareí realizaram viagem técnica em Brasília

Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h50 | Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 14h51

No período entre os dias 25 e 28 de outubro, alunos dos cursos de Engenharia Civil do campus Caraguatatuba e CST em Design de Interiores do campus Jacareí realizaram viagem técnica na cidade de Brasília. A visita foi conduzida pelos professores Tatiane Roselli Ribeiro e Emerson Roberto de Oliveira.

Quadra Modelo 308 Sul. Apresentação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNB.Quadra Modelo 308 Sul. Apresentação dos alunos de Arquitetura e Urbanismo da UNB.

A viagem teve como objetivo apresentar aos alunos o plano piloto da cidade projetada pelo urbanista Lúcio Costa, as obras icônicas do arquiteto Oscar Niemeyer e seus sistemas construtivos e, também, o complexo de reabilitação da Rede Sarah Kubitschek, onde foi possível conferir o sistema de conforto ambiental do edifício e as obras de arte e design que humanizam os ambientes, como os painéis de Athos Bulcão e os jardins de Burle Marx.

Maquete do Complexo Hospitalar Rede Sarah KubitschekMaquete do Complexo Hospitalar Rede Sarah Kubitschek

A viagem também proporcionou o contato com os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UNB) que apresentaram a Quadra Modelo 308 Sul para os alunos do IFSP.

Locais visitados:

• Hospital Sarah Kubitschek

• Quadra Modelo 308 Sul

• Igreja Nossa Senhora da Aparecida (Catedral)

• Museu Nacional da República

• Biblioteca Nacional de Brasília

• Praça dos Três Poderes

• Espaço Lúcio Costa

• Palácio do Planalto

• Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves

• Memorial Oscar Niemeyer

• Procuradoria Geral da República (PGR)

• Torre Digital

• Memorial Juscelino Kubitschek

• Congresso Nacional

• Palácio da Alvorada

Palácio do PlanaltoPalácio do PlanaltoPalácio do PlanaltoPalácio do Planalto

Portanto, os alunos em total integração entre cursos e campi, ampliaram os seus conhecimentos históricos, arquitetônicos, estruturais, ambientais e de design de interiores.

Museu Nacional da RepúblicaMuseu Nacional da República

Fonte: Professora Tatiane Roselli Ribeiro, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Urbanismo e ministra a disciplina Arquitetura (ARQE6) do 6º módulo de Engenharia Civil do IFSP Câmpus Caraguatatuba.