Alunos do integrado participam de palestra sobre Relações Internacionais

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 20h02 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 20h02

No dia 16 de novembro de 2023 os alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram de uma conversa via Google Meet com o diplomata Ciro Eduardo Ferreira. Ciro é terceiro-secretário da carreira de diplomata e atua na Divisão de Temas Digitais do Ministério das Relações Exteriores desde julho de 2020. Na divisão acompanha temas relacionados à economia digital, incluindo inteligência artificial.

Na ocasião, os alunos tiveram oportunidade de conhecer as diversas áreas de atuação dentro da carreira de Relações Internacionais, incluindo comércio, multinacionais e, em especial, as especificidades da carreira diplomática. A conversa abordou também a importância da cooperação internacional diante dos desafios impostos por temas como meio ambiente e novas tecnologias. O bate papo, organizado a partir das questões elaboradas pelos estudantes presentes, tratou também da experiência pessoal do convidado no decorrer da sua formação acadêmica e no ingresso na carreira da diplomacia.

A atividade foi organizada pelo Prof. Dr. Renato Aurélio Mainente e integrou uma série de temas desenvolvidos dentro da disciplina de História e Filosofia, tais como o conceito de trabalho, especificidades do trabalho no mundo contemporâneo e aspirações pessoais dos estudantes. A atividade contou ainda com a participação do Professor Lafayette Costa Neto, de Geografia, e da Professora Júlia Monteiro Viana, de Artes.

Autoria: Prof. Renato Aurélio Mainente