Início > Noticias > Alunos do IFSP realizaram palestras sobre astrofísica na Escola Cynthia Cliquet
Astrofísica

Alunos do IFSP realizaram palestras sobre astrofísica na Escola Cynthia Cliquet

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 11h51 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 11h57

No dia 14 de maio de 2019, terça-feira, pela manhã, entre 10h e 12h, quatro estudantes do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estiveram presentes na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cynthia Cliquet Luciano, localizada no município de São Sebastião, quando realizaram uma série de quatro palestras de divulgação científica sobre temas de Astronomia e Astrofísica. Eles foram a essa escola, acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, pesquisa e ensino. Estas atividades de popularização da ciência foram realizadas pelo bolsista Vinicius Amaral Abrahão do projeto de extensão “Cinedebate”, por Rafael Brock Domingos (que é bolsista do Pibid da Licenciatura em Física, programa coordenado pelo professor Luis Fernando Viviani Thomazini) e pelos estudantes Yeté Abunã Marques Labarca e Vinicius Carvalho Rosa. Todos eles realizaram apresentações que foram estruturadas sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Alunos da Escola Cynthia Cliquet presentes nas atividades

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a professora Suzana Marques e Silva (que é vice-diretora da Escola Cynthia Cliquet) e contaram com o apoio dos professores Isac Rodrigues de Oliveira Santos, Janice Morais de Paula Assis e Zenira Salim da Silva, que são coordenadores nesta instituição de ensino.

Foto: Professor Ricardo e estudantes do IFSP em frente à Escola Cynthia Cliquet

Ao chegarem na escola Cynthia Cliquet, a equipe do IFSP foi recebida pelo professor Isac que levou os estudantes para a sala onde as apresentações foram realizadas e que foi preparada com equipamentos para a apresentação de vídeos e imagens.

Foto: professores Isac e Ricardo

Antes das palestras serem realizadas, o professor Ricardo Plaza esteve na sala de professores da escola Cynthia Cliquet e explicou rapidamente acerca dos temas de astronomia que seriam abordados durante as apresentações.

Foto: Professor Ricardo na sala dos professores da Escola Cynthia Cliquet

Antes de iniciar as apresentações, o professor Ricardo Plaza explanou aos alunos presentes um pouco a respeito da história do IFSP e acerca da forma de ingresso em seus cursos; também foram apresentados alguns experimentos científicos de modo a despertar a curiosidade dos alunos.

Foto: Aluna interage com um experimento científico

A primeira apresentação foi feita por Vinicius Carvalho (estudante do curso de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas) que abordou o tema dos buracos negros, em especial acerca da forma como foi elaborada a primeira foto-imagem de um buraco negro que foi divulgada pela imprensa em 10 de abril de 2019.

Foto: Vinicius Carvalho em sua apresentação na Escola Cynthia Cliquet

A segunda apresentação foi feita pelo estudante de licenciatura em física Vinicius Amaral que fez uma apresentação sobre a matéria escura, suas características e acerca da história de como se chegou à conclusão sobre a sua existência.

Foto: Vinicius Amaral em sua apresentação na Escola Cynthia Cliquet

A terceira apresentação foi feita pelo estudante de licenciatura em física Yeté Abunã e discutiu um pouco acerca da física aeroespacial, com uma ênfase sobre a história e a ciência envolvida na produção de satélites artificiais; durante a sua palestra Yeté utilizou o site stuffin.space para mostrar onde estão localizados os satélites artificiais que orbitam em torno da Terra.

Foto: Apresentação de Yeté Abunã na Escola Cynthia Cliquet

A última apresentação foi feita pelo estudante de licenciatura em física Rafael Brock que abordou temas de astronomia por meio do uso do software Stellarium que simula o céu noturno e permite dar um zoom sobre cada um dos planetas do nosso sistema solar.

Foto: Apresentação de Rafael Brock na Escola Cynthia Cliquet

Os estudantes do IFSP agradeceram o apoio dos gestores da Escola Cynthia Cliquet para que estas apresentações acontecessem com sucesso. Eles relataram também que ficaram bastante bem impressionados com os interesses demonstrados pelos alunos desta escola por temas relacionados ao estudo da astronomia e da astrofísica.

Estas são atividades de educação e divulgação científica que os projetos de extensão “Apresentações Científicas e Culturais” e “Cinedebate”, desenvolvidos no âmbito do IFSP-Caraguatatuba, proporcionam para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.