Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Alunos do IFSP participaram de ATPC de Ciências Humanas da DER de Caraguatatuba

Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 17h07 | Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 17h24

No dia 17 de agosto de 2021, terça-feira pela manhã, entre 10h e 11h30, sete alunos do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), juntamente com seu orientador, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, colaboraram com o fornecimento de material didático e com a apresentação de slides sobre os temas do negacionismo da ciência e da disseminação de notícias falsas, na ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) de Ciências Humanas da Diretoria de Ensino da Região (DER) de Caraguatatuba. Esta atividade de formação continuada foi assistida de forma remota (com o auxílio da plataforma Teams da Microsoft) por um número aproximadamente da ordem de uma centena de professores das disciplinas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) das escolas estaduais situada nos quatro municípios do litoral norte paulista: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Imagem 1 - Cartaz de divulgação da atividade de formação continuada da DER CaraguatatubaImagem 1 - Cartaz de divulgação da atividade de formação continuada da DER Caraguatatuba

O convite para o professor Ricardo Plaza e seus orientados participarem da atividade partiu das professoras Ayla Pereira de Camargo e Simone Regiane de Almeida Cuba que trabalham na DER Caraguatatuba.

Imagem 2 - Professoras Ayla e SimoneImagem 2 - Professoras Ayla e Simone

Para este evento acontecer plenamente foi necessário o apoio técnico da professora Roseli Maia Maria Camargo que também atua no âmbito da DER Caraguatatuba. Este evento foi gravado e o vídeo com duração de 1 hora e 27 minutos está disponível para ser assistido clicando aqui.

Imagem 3 - Professores Roseli, Simone, Ayla e RicardoImagem 3 - Professores Roseli, Simone, Ayla e Ricardo

Os sete estudantes do IFSP-Caraguatatuba que colaboraram com esta atividades foram, pela ordem: Jacqueline Xavier Silva Enéas, Julia de Jesus Santos, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Nicoli Rocha Santos, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Indalecio Luiz Borges e Vinicius Carvalho Rosa.

Imagem 4 - Slide apresentado no início do evento sobre o negacionismo da ciência e a influência das fake NewsImagem 4 - Slide apresentado no início do evento sobre o negacionismo da ciência e a influência das fake News

Ao início após as informações iniciais, o professor Ricardo Plaza fez uma descrição geral de todos os sete trabalhos planejados para serem apresentados pelos seus orientados durante esta manhã. As duas primeiras apresentações não puderam ser feitas ao vivo, mas as duas alunas envolvidas gravaram vídeos de curta duração versando sobre assuntos relacionados aos eixos temáticos em questão: estes dois vídeos foram exibidos no transcorrer desse evento.

Imagem 5 - Slide apresentado de sensibilização sobre notícias falsasImagem 5 - Slide apresentado de sensibilização sobre notícias falsas

A primeira apresentação foi feita por meio de um vídeo com cerca de 5 minutos gravado previamente por Jacqueline Xavier Silva Enéas que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI (fomentada pelo CNPq) no projeto de pesquisa intitulado “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Este vídeo está disponível para ser assistido clicando aqui. Nele, Jacqueline explica alguns dos pilares do negacionismo da ciência, como, por exemplo, as fake news, as teorias da conspiração e a pseudociência.

Imagem 6 - Slide apresentado por Jacqueline Xavier Silva EnéasImagem 6 - Slide apresentado por Jacqueline Xavier Silva Enéas

A segunda apresentação foi feita por meio de um vídeo com cerca de 2 minutos gravado previamente por Julia de Jesus Santos que é estudante do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIC-EM (fomentada pelo CNPq) no projeto de pesquisa intitulado “Notícias falsas, ferramentas tecnológicas digitais e educação” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Este vídeo está disponível para ser assistido clicando aqui. Nele Julia analisa algumas notícias falsas disseminadas pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Imagem 7 - Apresentação gravada por Julia de Jesus SantosImagem 7 - Apresentação gravada por Julia de Jesus Santos

A terceira apresentação foi feita (ao vivo) por Rodrigo de Siqueira Bicudo que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (com bolsa da CAPES) da Licenciatura em Física, é coordenado pelo professor Alex Lino no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Rodrigo é também orientado pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa, extensão e ensino, de modo voluntário. O título da apresentação feita por Rodrigo foi “Fundamentalismo religioso e político como instrumentos de manipulação em contraposição à ciência”.

Imagem 8 - Slide apresentado por Rodrigo de Siqueira BicudoImagem 8 - Slide apresentado por Rodrigo de Siqueira Bicudo

A quarta apresentação foi feita (ao vivo) por Nicoli Rocha Santos que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, sob a coordenação do professor Ricardo Plaza. O título da apresentação feita por Nicoli foi “Os jovens entre as fake news”.

Imagem 9 - Slide apresentado por Nicoli Rocha SantosImagem 9 - Slide apresentado por Nicoli Rocha Santos

A quinta apresentação foi feita (ao vivo) por Higor Felipe Gonçalves de Arruda que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. O título da apresentação feita por Higor foi “Fake News e redes sociais”.

Imagem 10 - Slide apresentado por Higor Felipe Gonçalves de ArrudaImagem 10 - Slide apresentado por Higor Felipe Gonçalves de Arruda

A sexta apresentação foi feita (ao vivo) por Indalecio Luiz Borges que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (com bolsa da CAPES) da Licenciatura em Física. Indalecio é também orientado pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa, extensão e ensino, de modo voluntário. O título da apresentação feita por Indalecio foi “Negacionismo da ciência e os impactos na saúde”.

Imagem 11 - Slide apresentado por Indalecio Luiz BorgesImagem 11 - Slide apresentado por Indalecio Luiz Borges

A sétima e última apresentação foi elaborada por Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP (fomentada pelo próprio IFSP) no projeto de pesquisa intitulado “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Como Vinicius estava se vacinando contra a COVID-19 exatamente no exato momento em que o evento estava ocorrendo, o professor Ricardo Plaza apresentou brevemente os slides elaborados pelo seu orientado Vinicius: o título dessa apresentação foi “A importância da Divulgação Científica para os dias atuais”.

Imagem 12 - Slide elaborado por Vinicius Carvalho RosaImagem 12 - Slide elaborado por Vinicius Carvalho Rosa

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba envolvidos consideraram muito produtiva a participação nesse evento, sobretudo tendo em vista o amadurecimento intelectual de cada um e a divulgação de conhecimentos acerca de temas sobre os quais estão pesquisando.

Outras ações de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020, foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube clicando aqui.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é uma instituição que procura realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, como esta descrita neste artigo, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país. Atividades acadêmicas como essa, contribuem para a disseminação de conhecimentos produzidos no âmbito acadêmico do IFSP junto à comunidade externa à instituição. Sugestões e convites para a realização de ações educacionais de extensão de divulgação científica e cultural junto a estudantes da educação básica de escolas estaduais e municipais situadas no litoral norte paulista podem ser feitos para qualquer um dos membros dessa equipe de orientados ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página