Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
FÍSICA

Alunos do IFSP Participam de ATPC de Ciências da Natureza da DER de Caraguatatuba

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 16h35 | Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 16h46

No dia 2 de setembro de 2021, quinta-feira pela manhã, entre 10h e 11h30, sete alunos do campus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), juntamente com seu orientador, o professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira, colaboraram com o fornecimento de material didático e com a apresentação de slides sobre os temas do negacionismo da ciência e da disseminação de notícias falsas, na ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo) de Ciências da Natureza da Diretoria de Ensino da Região (DER) de Caraguatatuba.

Imagem 1 - Professora Ludmila, Indalecio, Higor, Rodrigo, Vinicius, Nicoli e professor Ricardo PlazaImagem 1 - Professora Ludmila, Indalecio, Higor, Rodrigo, Vinicius, Nicoli e professor Ricardo Plaza

 Esta atividade de formação continuada foi assistida de forma remota (com o auxílio da plataforma Teams da Microsoft) pelos professores das disciplinas de Ciências Naturais (Física, Química, Biologia e Ciências) das escolas estaduais situada nos quatro municípios do litoral norte paulista: Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Imagem 2 - Professoras Ludmila e RoseliImagem 2 - Professoras Ludmila e Roseli

O convite para o professor Ricardo Plaza e seus orientados participarem da atividade partiu da professora Ludmila Sadakoff que trabalha na DER Caraguatatuba.

Imagem 3 - Slide apresentado pela professora Ludmila no início da atividadeImagem 3 - Slide apresentado pela professora Ludmila no início da atividade

Para este evento acontecer plenamente foi necessário o apoio técnico da professora Roseli Maia Maria Camargo que também atua no âmbito da DER Caraguatatuba.

Imagem 4 - Slide de sensibilização apresentado para a atividadeImagem 4 - Slide de sensibilização apresentado para a atividade

Os sete estudantes do IFSP-Caraguatatuba que colaboraram com esta atividades foram, pela ordem: Jacqueline Xavier Silva Enéas, Julia de Jesus Santos, Rodrigo de Siqueira Bicudo, Nicoli Rocha Santos, Higor Felipe Gonçalves de Arruda, Indalecio Luiz Borges e Vinicius Carvalho Rosa.

Imagem 5 - Slide com os nomes dos alunos que participaram das atividadesImagem 5 - Slide com os nomes dos alunos que participaram das atividades

Ao início após as informações iniciais fornecidas pela professora Ludmila, o professor Ricardo Plaza fez uma descrição geral das sete apresentações estruturadas pelos seus orientados. Devido a motivos específicos, as duas primeiras apresentações não puderam ser feitas ao vivo, mas as duas alunas envolvidas gravaram vídeos de curta duração versando sobre assuntos relacionados aos eixos temáticos em questão. Estes dois vídeos foram exibidos no transcorrer desse evento.

Imagem 6 - Slide apresentado no início pelo professor Ricardo PlazaImagem 6 - Slide apresentado no início pelo professor Ricardo Plaza

A primeira apresentação foi feita por meio de um vídeo com cerca de 5 minutos gravado previamente por Jacqueline Xavier Silva Enéas que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e executou o projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBITI, fomentada pelo CNPq) “Negacionismo da Ciência, Educação Científica e Tecnologias da Informação e da Comunicação” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Este vídeo está disponível para ser assistido clicando aqui. Nele, Jacqueline explica as relações do negacionismo da ciência com as fake news, as teorias da conspiração e a pseudociência.

Imagem 7 - Slide apresentado no vídeo gravado por JacquelineImagem 7 - Slide apresentado no vídeo gravado por Jacqueline

A segunda apresentação foi feita por meio de um vídeo com cerca de 2 minutos de duração gravado previamente por Julia de Jesus Santos que é estudante do curso técnico em informática integrado ao ensino médio do IFSP-Caraguatatuba e executou o projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBIC-EM fomentada pelo CNPq) intitulado “Notícias falsas, ferramentas tecnológicas digitais e educação” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. Este vídeo está disponível para ser assistido clicando aqui. Nele Julia analisa algumas notícias falsas que foram divulgadas por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos.

Imagem 8 - Cena do vídeo gravado por JuliaImagem 8 - Cena do vídeo gravado por Julia

A terceira apresentação foi feita (ao vivo) por Rodrigo de Siqueira Bicudo que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa PIBITI fomentada pelo CNPq) intitulado “Recursos tecnológicos para divulgação científica sobre o debate acerca da emergência da vida e da consciência”, sob a orientação do professor Ricardo Plaza. O título da apresentação feita por Rodrigo foi “Fundamentalismo religioso e político como instrumentos de manipulação em contraposição à ciência”.

Imagem 9 - Slide da apresentação de RodrigoImagem 9 - Slide da apresentação de Rodrigo

A quarta apresentação foi feita (ao vivo) por Nicoli Rocha Santos que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do projeto de extensão “Meninas Cientistas Interdisciplinares”, sob a coordenação do professor Ricardo Plaza. O título da apresentação feita por Nicoli foi “Os jovens entre as fake news”.

Imagem 10 - Slide da apresentação de NicoliImagem 10 - Slide da apresentação de Nicoli

A quinta apresentação foi feita (ao vivo) por Higor Felipe Gonçalves de Arruda que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa fomentada pela FAPESP no projeto de pesquisa intitulado “Ensino de Física e Divulgação Científica a partir do estudo da Astrofísica de Galáxias” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. O título da apresentação feita por Higor foi “Fake News e redes sociais”.

Imagem 11 - Slide da apresentação de HigorImagem 11 - Slide da apresentação de Higor

A sexta apresentação foi feita (ao vivo) por Indalecio Luiz Borges que é estudante do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (com bolsa da CAPES) da Licenciatura em Física, programa este coordenado pelo professor Alex Lino, docente de física do IFSP-Caraguatatuba. Indalecio é também orientado pelo professor Ricardo Plaza em atividades de pesquisa, extensão e ensino, de modo voluntário. O título da apresentação feita por Indalecio foi “Negacionismo da ciência e os impactos na saúde”.

Imagem 12 - Slide da apresentação de IndalecioImagem 12 - Slide da apresentação de Indalecio

A sétima e última apresentação foi elaborada por Vinicius Carvalho Rosa que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP (fomentada pelo próprio IFSP) no projeto de pesquisa intitulado “Astrofísica e Computação: Interfaces e possibilidades para a Educação Científica” sob a orientação do professor Ricardo Plaza. A apresentação feita por Vinicius foi intitulada “A importância da Divulgação Científica no combate ao negacionismo da ciência”.

Imagem 13 - Slide da apresentação de ViniciusImagem 13 - Slide da apresentação de Vinicius

Os estudantes do IFSP-Caraguatatuba envolvidos consideraram muito produtiva a participação nesse evento, sobretudo tendo em vista o amadurecimento intelectual de cada um e a divulgação de conhecimentos acerca de temas sobre os quais estão pesquisando.

Outras ações de extensão, ensino e pesquisa, realizadas pela equipe de orientados pelo professor Ricardo Plaza desde agosto de 2020, foram gravadas e os seus vídeos se encontram disponíveis para serem assistidos no canal “Debate Consciência” do YouTube clicando aqui.

O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) é uma instituição que procura realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão, como esta descrita neste artigo, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do país. Atividades acadêmicas como essa, contribuem para a disseminação de conhecimentos produzidos no âmbito acadêmico do IFSP junto à comunidade externa à instituição. Sugestões e convites para a realização de ações educacionais de extensão de divulgação científica e cultural junto a estudantes da educação básica de escolas estaduais e municipais situadas no litoral norte paulista podem ser feitos para qualquer um dos membros dessa equipe de orientados ou diretamente para o professor Ricardo Plaza.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página