Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Alunos do IFSP fizeram palestras na Escola Walfrido em São Sebastião
Início do conteúdo da página
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

Alunos do IFSP fizeram palestras na Escola Walfrido em São Sebastião

Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 15h18 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 15h30 | Acessos: 1297

No dia 24 de outubro de 2018, quarta-feira, pela manhã, entre 10h e 12h, quatro estudantes do curso de cursos de graduação do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), estiveram presentes na Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, localizada no bairro do Morro do Abrigo, no município de São Sebastião, quando realizaram uma série de quatro atividades de divulgação científica sobre temas de Física, Computação e Astrofísica. Eles foram a essa escola acompanhados pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira (IFSP-Caraguatatuba) que orienta as suas atividades de extensão, ensino e pesquisa e que também é o atual coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba. Estas atividades com propósitos científicos foram realizadas pelos bolsistas do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, Yasmin Francisca dos Santos Coelho e Caio Cesar Nogueira, e pelo bolsista de iniciação científica Diego Corrêa Peres de Souza (com bolsa PIBIFSP), todos eles orientados pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba.

Alunos da Escola Walfrido presentes durante as atividades que foram realizadas

Estas atividades educacionais e científicas foram organizadas a partir do contato inicial estabelecido pelo professor Ricardo Plaza com a professora Larissa Maria Reis Barbosa, coordenadora da Escola Walfrido. A atividade contou também o apoio da diretora Adriane Caselatto.

Professores Larissa, Ricardo e Adriane

Na chegada à Escola Walfrido, os estudantes de física do IFSP-Caraguatatuba foram recebidos pela professora Larissa que os levou para uma sala bem confortável e com uma lousa digital adequada para a exibição de vídeos e imagens de modo a viabilizar a realização das palestras planejadas.

Professor Ricardo, Yasmin, Larissa, Caio e Diego

O servidor técnico-administrativo da Escola Walfrido, Felipe Lima, foi fundamental, pois ofereceu todo o suporte técnico para que os bolsistas do IFSP realizassem as suas apresentações da melhor forma possível.

Felipe e Ricardo

Antes de iniciar as apresentações, o professor Ricardo Plaza esteve na sala dos professores da Escola Walfrido de modo a explicar para os docentes desta instituição as características das atividades que seriam realizadas.

Docentes na sala dos professores da Escola Walfrido

A professora Larissa apresentou o professor Ricardo aos professores Renato Xavier de Moraes e Marco Aurélio de Faria Elias, que são dois docentes que lecionam a disciplina de ciências na Escola Walfrido.

Professores Marco, Ricardo e Renato

Alunos com interesses mais intensos por temas científicos foram convidados para participar das atividades que foram realizadas. Antes de se iniciarem as palestras, o professor Ricardo Plaza apresentou as palestras que seriam apresentadas pelos seus quatro orientandos, e explicou um pouco sobre a história do IFSP-Caraguatatuba e a respeito dos cursos existentes nesta instituição federal de ensino. Foram também apresentados alguns experimentos de física para despertar a curiosidade dos alunos por assuntos científicos.

Alunas da Escola Walfrido interagem com um experimento de Física

A primeira apresentação desta manhã foi realizada pela licencianda em física Yasmin Coelho e teve como tema central a astrofísica estelar. Yasmin procurou explicar, de modo panorâmico, o conhecimento científico existente atualmente acerca do nascimento, da vida e da morte das estrelas.

Apresentação realizada por Yasmin na Escola Walfrido

A apresentação seguinte foi realizada pelo estudante de licenciatura em física Diego Peres e teve como temas centrais dois dos maiores enigmas atuais na área da astrofísica: a matéria escura e a energia escura.

Apresentação feita por Diego na Escola Walfrido

A terceira palestra foi ministrada pela licencianda em física Larissa Comodoro e abordou o estudo das ondas gravitacionais. Esta é uma área de pesquisa que vem sendo mais recentemente bastante desenvolvida graças à primeira detecção direta das ondas gravitacionais que foi realizada em setembro de 2015 pelo detector LIGO – “Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory” (“Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser”), nos Estados Unidos.

Apresentação de Larissa na Escola Walfrido

A última apresentação da manhã foi feita por Caio Nogueira que é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFSP-Caraguatatuba. Ele explicou alguns conceitos básicos da área da computação como “Inteligência Artificial” e “Aprendizado de Máquina” (“Machine Learning”).

Apresentação de Caio na Escola Walfrido

Ao final das apresentações, diversos alunos da Escola Walfrido vieram conversar com os bolsistas do IFSP-Caraguatatuba de modo a esclarecer dúvidas que ficaram a respeito dos conteúdos trabalhados durante as palestras, bem como para trocar contatos para continuar este diálogo pelas redes sociais.

Bolsistas do IFSP-Caraguatatuba com estudantes da Escola Walfrido

Os bolsistas do IFSP tiveram também a oportunidade de conhecer o laboratório de ciências da Escola Walfrido, organizado com muito esmero e dedicação pelo professor Renato, que mostrou de modo panorâmico os recursos existentes neste laboratório para o ensino em disciplinas como física, química, biologia e astronomia.

Professor Renato com bolsistas do IFSP no laboratório de ciências da Escola Walfrido

A equipe do IFSP elogiou muito toda a infraestrutura existente neste laboratório de ciências, pois de fato atividades experimentais são vitais para a aprendizagem de disciplinas científicas. O profissionalismo e o empenho com que o professor Renato trata este laboratório foi um exemplo muito importante para os estudantes do curso de Licenciatura em Física que estavam presentes na Escola Walfrido.

Ao final da manhã, os bolsistas agradeceram a professora Larissa pela oportunidade criada para que eles apresentassem seus trabalhos aos alunos da Escola Walfrido.

Professores Ricardo e Larissa na Escola Walfrido

Estas são atividades de educação e divulgação científica que o programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural” do IFSP-Caraguatatuba proporciona para a comunidade de alunos de escolas da região do litoral norte paulista e municípios situados nas proximidades. Gestores e professores de escolas públicas que desejarem que os alunos de suas instituições de ensino participem de tais atividades devem entrar em contato com o professor Ricardo Plaza, no próprio IFSP ou por telefone, de modo a juntos definirem os detalhes.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página