Ir direto para menu de acessibilidade.
Início > O que é? > Notícias > Alunos do IFSP-Caraguatatuba apresentam trabalho em Simpósio no Rio de Janeiro
Início do conteúdo da página
Educação Científica

Alunos do IFSP-Caraguatatuba apresentam trabalho em Simpósio no Rio de Janeiro

Publicado: Sábado, 17 de Novembro de 2018, 12h16 | Última atualização em Sábado, 17 de Novembro de 2018, 12h21 | Acessos: 1275

Três alunos do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Campus Caraguatatuba, do primeiro ano do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Caio Cesar Nogueira, Liliane Zechel da Hora e Nessaoana de Souza Carvalho), nos dias 07, 08 e 09 de novembro de 2018, participaram do V Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC) que ocorreu no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na cidade do Rio de Janeiro. Estes estudantes, durante o Simpósio, apresentaram o trabalho “Ensino da história da computação por meio de filmes, documentários e vídeos” na forma de pôster. Este trabalho acadêmico foi orientado pelo Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira e teve também a autoria de dois outros estudantes do IFSP-Caraguatatuba, Rafael Candido de Jesus e Roger Keithi Nojiri da Silva.

Liliane, Nessaoana, Ricardo, Caio, Rafael e Roger no IFSP-Caraguatatuba com pôster que foi apresentado no V SHIALC

O trabalho apresentado fez uma análise das possibilidades didáticas da utilização de filmes, documentários e vídeos no ensino da história da computação, inicialmente por meio de um exame mais acurado das principais obras audiovisuais disponíveis na internet e que podem ser úteis para abordar diversos tópicos da história de diferentes campos da computação, tais como o filme “O Jogo da Imitação” sobre o matemático Alan Turing e vídeos do site ted.com e do canal nerdologia do youtube.

Nessaoana, Liliane e Caio na apresentação do pôster no V SHIALC

Um destaque especial do trabalho apresentado foi conferido aos problemas de fronteira da ciência que existem na área da computação, em especial aqueles referentes à noção de inteligência artificial forte, na área da filosofia da mente. Foram avaliadas as potencialidades de trabalhar em sala de aula com vídeos sobre problemas relacionados a questões filosóficas e epistemológicas, como o Teste de Turing e a Sala Chinesa de Searle. Foram também analisados os resultados da aplicação de um questionário para estudantes da disciplina, ministrada pelo professor Ricardo Plaza, “História da Ciência e da Tecnologia” (HCT), do primeiro semestre do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSP-Caraguatatuba, em maio de 2018, após a exibição de vários vídeos curtos com animações e palestras que discutiam problemas da computação para os quais não há ainda respostas definitivas nem consenso entre os especialistas.

Liliane ao lado de cartaz de divulgação do V SHIALC

A História das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na América Latina e Caribe tem apresentado uma expressiva trajetória de iniciativas, esforços e projetos pioneiros ao longo de mais de 50 anos. Para que estas experiências não se perdessem diante de um campo caracterizado por transformações contínuas, foi concebido o Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe (SHIALC), que foi realizado pela primeira vez em Assunção, Paraguai, no ano de 2010.

Caio, Liliane e Nessaoana na abertura do V SHIALC

Desde então, a cada dois anos, o SHIALC reúne pesquisadores acadêmicos e demais interessados da região em discutir a História da Informática e seus diferentes desdobramentos, como nos campos político, econômico, social e cultural, sob uma perspectiva interdisciplinar, possibilitando um espaço de debates sobre as implicações passadas e atuais da Informática em diferentes áreas da sociedade, como Indústria, Educação, Meio Ambiente, Artes e Desenvolvimento Social, a partir de diferentes vertentes teórico-metodológicas. Uma prova desta abertura pode ser verificada nas chamadas de trabalho das diversas edições, focadas não somente em artigos científicos, mas também em testemunhos e na publicação de materiais que pudessem constituir uma espécie de acervo da experiência dos diversos países do continente com a informática.

Em 2018, o V SHIALC foi realizado em associação com o congresso “Scientiarum Historia XI” do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O tema do V SHIALC foi "Trajetórias da informática na América Latina e Caribe: autonomias, (in)dependências e muitas outras histórias". Mais informações a respeito do V SHIALC podem ser obtidas aqui.

Abertura do V SHIALC

Em particular, o estudante Caio é bolsista do programa de extensão “Cinedebate e atividades de educação científica e cultural”, coordenado pelo professor Ricardo Plaza no âmbito do IFSP-Caraguatatuba. Caio, durante o ano de 2018, estruturou uma palestra de divulgação científica sobre Inteligência Artificial e Learning Machine que foi apresentada para estudantes de diversas escolas públicas do litoral norte paulista e vizinhanças.

Os três estudantes que se deslocaram para o Rio de Janeiro agradecem muito o IFSP pelos recursos financeiros concedidos de modo que eles pudessem participar do V SHIALC. A presença de estudantes em congressos acadêmicos deste tipo, com a apresentação de trabalhos de autoria deles, colabora imensamente para a maturidade intelectual dos alunos envolvidos e para reforçar linhas de pesquisa científicas e tecnológicas importantes para o desenvolvimento do país.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página