Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Encontro na USP

Alunos do IFSP-CAR participaram do Encontro da Licenciatura em Física da USP

Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2019, 17h37 | Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 16h17

Entre os dias 14 e 18 de outubro de 2019, ocorreu o V Encontro da Licenciatura em Física da USP, no Instituto de Física da Universidade de São Paulo, no bairro do Butantã da cidade de São Paulo. Quatro alunos do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participaram deste evento. O professor Ricardo Roberto Plaza Teixeira – que orienta os trabalhos de pesquisa, ensino e extensão desses 4 alunos – também esteve presente acompanhando seus orientados e participando de atividades deste Encontro.

Foto: Ricardo, Vinicius, Yeté e Nicoli no Instituto de Física da USPFoto: Ricardo, Vinicius, Yeté e Nicoli no Instituto de Física da USP

Estiveram presentes participando deste evento os licenciandos em física pelo IFSP-Caraguatatuba Yeté Abunã Marques Labarca, Nicoli Rocha Santos, Amanda Gabriela Ribeiro e Vinicius Amaral Sousa Abrahão, todos eles atualmente matriculados no 2º semestre do curso de Licenciatura em Física; os três primeiros alunos citados anteriormente (Yeté, Nicoli e Amanda) apresentaram os resultados de seus trabalhos acadêmicos na forma de comunicação oral durante o evento.

Foto: Nicoli em frente a um dos prédios do Instituto de Física da USPFoto: Nicoli em frente a um dos prédios do Instituto de Física da USP

Amanda Ribeiro apresentou o trabalho acadêmico intitulado “O Estudo da Astrobiologia e suas possibilidades didáticas interdisciplinares” que foi escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. Atualmente, Amanda é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP, de acordo com o edital 621/2019, no projeto de pesquisa intitulado “Atividades educacionais sobre cultura e ciência como ferramentas para refletir sobre diferentes formas de preconceitos”, que iniciou-se neste mês de outubro de 2019 sob a orientação do professor Ricardo Plaza. O edital 621/2019 da Pró-Reitoria de Pesquisa foi feito com o apoio do NUGS (Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP) e do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP).

Foto: Amanda Ribeiro durante a apresentação de sua comunicação oralFoto: Amanda Ribeiro durante a apresentação de sua comunicação oral

Por sua vez, Nicoli Santos apresentou o trabalho acadêmico intitulado “Atividades de divulgação científica sobre a Teoria do Big Bang e suas possibilidades didáticas” que foi escrito em coautoria com o professor Ricardo Plaza. Atualmente, Nicoli é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBIFSP financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa do IFSP, de acordo com o mesmo edital 621/2019 (que é parte do “Programa institucional de ensino, pesquisa e extensão em direitos humanos, relações étnico-raciais e gênero”), no projeto de pesquisa intitulado “Possibilidades de uso de vídeos de curta duração como ferramentas contra discursos de ódio e fake news”, que iniciou-se neste mês de outubro de 2019 sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Nicoli Santos durante a apresentação da sua comunicação oralFoto: Nicoli Santos durante a apresentação da sua comunicação oral

Já Yeté Labarca apresentou o trabalho acadêmico intitulado “Física e exploração espacial em atividades de divulgação científica”, elaborado em coautoria com o professor Ricardo Plaza. Atualmente Yeté é bolsista de iniciação científica com bolsa PIBITI (Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no projeto de pesquisa intitulado “Física, Tecnologia e Satélites Artificiais: Tecnociência na educação”, que iniciou-se no mês de agosto de 2019 sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Yeté Labarca durante a apresentação de sua comunicação oralFoto: Yeté Labarca durante a apresentação de sua comunicação oral

O V Encontro da Licenciatura em Física foi organizado pelos próprios estudantes do Instituto de Física da USP, sob a responsabilidade das professoras Cristina Leite e Valéria Silva Dias.

Foto: Professores Ricardo Plaza e Ivã GurgelFoto: Professores Ricardo Plaza e Ivã Gurgel

Diversos outros professores do Instituto de Física da USP apoiaram de modo ativo este evento – inclusive participando de diversas atividades previstas na programação – dentre os quais cabe citar os professores Ivã Gurgel e Maria Regina Dubeux Kawamura.

Foto: Professores Ricardo Plaza e Maria Regina KawamuraFoto: Professores Ricardo Plaza e Maria Regina Kawamura

Mais informações sobre este evento podem ser encontradas no link. A programação completa deste V Encontro, inclusive com os resumos dos trabalhos apresentados, pode ser obtida no link.

Foto: membros da Comissão do V Encontro da Licenciatura em Física da USPFoto: membros da Comissão do V Encontro da Licenciatura em Física da USP

A comissão organizadora do V Encontro da Licenciatura em Física da USP foi composta pelos estudantes: Amanda Bastos, Barbra Miguele de Sá, Beatriz Novais, Carlos Chaves, Dante Souza, Erika Mesquita, Giovana Salamoni, Hanna Morilhas, Iago Ribeiro, Isabela Pires de Lima, Letícia Comeron Bevilacqua, Letícia Ferragut Casotti, Silvana Soares Melo, Victor Oliveira e Zeca Ribeiro.

Foto: Carlos, Barbra e RicardoFoto: Carlos, Barbra e Ricardo

Além disso, estudantes que participaram da organização dos eventos anteriores, como é o caso de Walter Mendes Leopoldo, também estiveram presentes prestigiando o evento e ajudando na organização.

Foto: Walter, Dante e RicardoFoto: Walter, Dante e Ricardo

Os estudantes que organizaram o evento deram todo o apoio possível para que a participação dos alunos do IFSP-Caraguatatuba fosse a melhor possível, acolhendo-os e auxiliando-os no que fosse possível.

Foto: Ricardo, Hanna e Letícia ComeronFoto: Ricardo, Hanna e Letícia Comeron

Vários dos participantes verbalizaram que esta V Semana da Licenciatura em Física da USP (2019) representou um avanço significativo em relação aos quatro eventos dos anos anteriores, sobretudo pela participação intensa da comunidade de estudantes. Os presentes neste evento receberam um marcador de páginas de livros com a inscrição do seguinte texto do escritor alemão Bertolt Brecht, intitulado “Nada é impossível de mudar” que indicou o “espírito” do Encontro: “Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual. Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural, nada deve parecer impossível de mudar”.

Foto: Barbra e NicoliFoto: Barbra e Nicoli

Durante o evento, o extensionista Vinicius Abrahão (que desenvolve o projeto de extensão “Cinedebate” sob orientação do professor Ricardo Plaza), juntamente com seu orientador, tiveram a oportunidade de visitar o Laboratório de Demonstrações Ernst Wolfgang Hamburger do Instituto de Física da USP.

Foto: Vinicius Abrahão no laboratório de demonstraçõesFoto: Vinicius Abrahão no laboratório de demonstrações

No laboratório de demonstrações o estudante Vinicius Abrahão e o professor Ricardo Plaza encontraram-se com o estudante de bacharelado em Física pelo Instituto de Física da USP, Thiago Badaró, e com a estudante de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Gabriela Garcia Plaza Teixeira.

Foto: Gabriela, Thiago e RicardoFoto: Gabriela, Thiago e Ricardo

O laboratório de demonstrações do Instituto de Física da Universidade de São Paulo apresenta uma grande gama de experimentos de física com os quais os visitantes podem interagir de modo a conhecer melhor diversos princípios e conceitos científicos.

Foto: Gabriela e Thiago interagem com um experimento de físicaFoto: Gabriela e Thiago interagem com um experimento de física

A programação deste V Encontro contou com uma diversidade grande de temas que foram abordados. Dentre as atividades que ocorreram é importante destacar a palestra “Marxismo e Mecânica Quântica: abordagens pluralistas” realizada por Jean-Philippe Martinez que é Pós-Doutor na UFBA.

Foto: Palestra de Jean-Philippe MartinezFoto: Palestra de Jean-Philippe Martinez

A Mesa de Abertura do evento intitulada “Ensino de Física para além do terror e miséria no terceiro Reich” também merece destaque pela importância do tema abordado.

Foto: Professora Maria Lucia Abib, na Mesa de Abertura do eventoFoto: Professora Maria Lucia Abib, na Mesa de Abertura do evento

Ocorreram também oficinas que envolveram atividades experimentais bastante práticas, como, por exemplo, na elaboração de experimentos científicos de baixo custo facilmente reprodutíveis.

Foto: Experimento em que pedaços de batata geram energia elétrica para uma calculadoraFoto: Experimento em que pedaços de batata geram energia elétrica para uma calculadora

As diversas comunicações orais – que aconteceram nos dois últimos dias do evento – provocaram inúmeros debates muito propícios para a reflexão e um maior aprofundamento sobre os temas abordados.

Foto: Debate durante uma sessão de comunicações oraisFoto: Debate durante uma sessão de comunicações orais

Ao final das apresentações do último dia do evento (18/10/2019) ocorreu uma pequena confraternização com “comes e bebes” de modo a fechar com chave de ouro a V Semana da Licenciatura em Física da USP. Na tarde deste último dia do evento esteve também presente, no público que assistiu as comunicações orais, Alejandra Carolina Labarca Puelles que é graduada em artes plásticas pela Unicamp.

Foto: Presentes confraternizam-se ao final do eventoFoto: Presentes confraternizam-se ao final do evento

Uma formação sólida, humanista e interdisciplinar de professores de física é fundamental para a melhoria da qualidade de ensino no nosso país, em particular na ensino das ciências naturais: um evento como esse com certeza contribui muito para este objetivo.

Foto: Alejandra Carolina Labarca, Ricardo Plaza e Yeté Labarca, no último dia do eventoFoto: Alejandra Carolina Labarca, Ricardo Plaza e Yeté Labarca, no último dia do evento

A presença dos estudantes da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba em um evento acadêmico como o V Encontro da Licenciatura em Física da USP, inclusive com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em oficinas mesas-redondas, palestras, oficinas, seminários e comunicações orais é muito importante para o seu amadurecimento intelectual.

Fonte: Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página