Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Encontro História da Física

Alunos do IFSP-CAR participaram do 1º Encontro de História da Física na USP

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h01 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 15h01

Entre os dias 02 e 06 de setembro de 2019, ocorreu o 1º Encontro de História da Física (1º EHF), no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP), no bairro do Butantã, na cidade de São Paulo, SP. Nove alunos do curso de Licenciatura em Física do câmpus de Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) participaram deste evento. Os professores Alex Lino (coordenador do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba) e Ricardo Roberto Plaza Teixeira também estiveram presentes acompanhando seus orientados e participaram de várias atividades do 1º EHF.

Foto: Lara, Brock, Sorensen, Yeté, Alex, Yasmin e Ricardo no Instituto de Física da USPFoto: Lara, Brock, Sorensen, Yeté, Alex, Yasmin e Ricardo no Instituto de Física da USP

O 1º Encontro de História da Física foi coordenado pelos professores Ivã Gurgel (USP) e Thiago Hartz (UFRJ). Mais informações sobre este evento podem ser obtidas no link.

Foto: Larissa Siqueira, Nicoli, Yeté e Vinicius Abrahão no Instituto de Física da USPFoto: Larissa Siqueira, Nicoli, Yeté e Vinicius Abrahão no Instituto de Física da USP

Ao todo foram apresentados 7 trabalhos por alunos orientados pelos professores Alex Lino e Ricardo Plaza do IFSP-Caraguatatuba. O programa completo do 1º Encontro de História da Física pode ser acessado no link.

Foto: Larissa Siqueira e Larissa Comodaro durante o evento.Foto: Larissa Siqueira e Larissa Comodaro durante o evento.

O 1º Encontro de História da Física aconteceu em diversas salas de aula do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), bem como nos auditórios Abrahão de Moraes e Adma Jafet.

Foto: Yasmin, Brock, Yeté, Lara, Alex e Sorensen em frente ao auditório Abrahão de MoaresFoto: Yasmin, Brock, Yeté, Lara, Alex e Sorensen em frente ao auditório Abrahão de Moares

A sessão de abertura do 1º EHF foi feita na manhã do dia 02/09/2019 pelos professores Ivã Gurgel e Thiago Hartz que destacaram a importância do evento para toda a comunidade da área acadêmica da Física que tem trabalhado com pesquisas em História da Ciência.

Foto: Thiago Hartz e Ivã Gurgel na abertura do 1º EHFFoto: Thiago Hartz e Ivã Gurgel na abertura do 1º EHF

Na tarde do primeiro dia do evento, ocorreu a conferência “Leopold Courvoisier e suas tentativas de detecção do éter nas décadas de 1920 e 1930” que foi ministrada pelo professor Roberto de Andrade Martins da UNIFESP. Nessa conferência, o professor Roberto Martins apresentou um pouco do seu trabalho de pesquisa sobre o astrônomo suíço Leopold Courvoisier e suas respectivas contribuições para as tentativas de detecção do éter. Ele enfatizou a importância de superar uma visão simplista sobre a natureza da ciência, que destaca apenas uma versão “limpa” da história, na qual só é levada em conta a história dos “vitoriosos”, desconsiderando-se assim a história dos “derrotados”.

Foto: Rafael Brock com professor Roberto de Andrade MartinsFoto: Rafael Brock com professor Roberto de Andrade Martins

Na tarde do dia 3 de setembro, foi realizada a conferência intitulada “Representações visuais nas expedições astronómicas no Brasil (1850 a 1950)”, pela pesquisadora Christina Barboza do MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins (RJ). Durante essa atividade, Christina buscou analisar a importância desempenhada pelas fotografias e imagens utilizadas nos diferentes eventos astronômicos desenvolvidos no Brasil de 1850 a 1950, como foi o caso do eclipse solar de 29 de maio de 1919, em Sobral, que teve grande relevância histórica.

Foto: Christina Barboza em sua conferênciaFoto: Christina Barboza em sua conferência

A estudante Larissa Siqueira Vieira, do 3º ano do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, em 02/09/2019, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “A superação de obstáculos epistemológicos através da evolução dos conceitos de energia” elaborado sob a orientação do professor Alex Lino.

Foto: Apresentação de Larissa SiqueiraFoto: Apresentação de Larissa Siqueira

Também em 02/09/2019, o estudante Rafael Brock Domingos, do 3º ano da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “Abundância dos elementos químicos sob a perspectiva da história da astrofísica nuclear” elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Professor João Zanetic autografa livro para Rafael Brock, no último dia do 1º EHFFoto: Professor João Zanetic autografa livro para Rafael Brock, no último dia do 1º EHF

Ainda no dia 02/09/2019, a estudante Larissa Comodaro Nunes Sant’Ana, do 2º ano da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “Concepções acerca da desigualdade de gênero na ciência a partir de oficinas educacionais”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação de Larissa ComodaroFoto: Apresentação de Larissa Comodaro

No dia 03/09/2019, o estudante Yeté Abunã Marques Labarca, do 1º ano do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “A História dos Satélites Artificiais e as suas possibilidades no Ensino de Física”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação de Yeté LabarcaFoto: Apresentação de Yeté Labarca

No dia 05/09/2019, a estudante Yasmin Francisca dos Santos Coelho, do 2º ano da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “Divulgação Científica, Ensino de Física e a História da Astrofísica”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Yasmin Coelho em sua apresentaçãoFoto: Yasmin Coelho em sua apresentação

Já no dia 06/09/2019, a estudante Lara Cardoso Nunes da Silva, do 3º ano da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico intitulado “A Termodinâmica no século XIX – A reprodução de experimentos históricos como subsídio para o ensino de Física”, elaborado sob a orientação do professor Alex Lino.

Foto: Apresentação de Lara Cardoso Nunes da SilvaFoto: Apresentação de Lara Cardoso Nunes da Silva

Finalmente, também no dia 06/09/2019, o estudante Vinicius Amaral Sousa Abrahão, do 1º ano da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, apresentou o trabalho acadêmico “Matéria Escura, História da Física e Educação Científica”, elaborado sob a orientação do professor Ricardo Plaza.

Foto: Apresentação de Vinicius AbrahãoFoto: Apresentação de Vinicius Abrahão

A sessão de comunicações orais na qual Vinicius Abrahão apresentou seu trabalho foi coordenada pelo professor Ricardo Plaza. Nesta sessão, foram apresentados dois outros trabalhos: “Os primórdios da supercondutividade – O trabalho de Heike Kamerlingh Onnes e colaboradores” de autoria de André Luiz Miraello Barão Fantin e “Mudanças nas concepções teóricas da Física do século XX: Análise comentada de um artigo de Murray Gell-Mann” de autoria de Renan Milnitsky, Marcelo Gameiro Munhoz e Ivã Gurgel.

Foto: André Fantin, Renan Milnitsky, Ricardo Plaza e Vinicius AbrahãoFoto: André Fantin, Renan Milnitsky, Ricardo Plaza e Vinicius Abrahão

Neste evento, participaram também os estudantes Rafael do Nascimento Sorensen e Nicoli Rocha Santos, respectivamente do 3º e do 1º ano da Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba, que acompanharam seus colegas que apresentaram trabalhos e assistiram diversas das atividades do evento.

Foto: Professores Ivã Gurgel e Ricardo Plaza no 1º EHFFoto: Professores Ivã Gurgel e Ricardo Plaza no 1º EHF

Durante o 1º Encontro de História da Física, os participantes puderam almoçar no restaurante “bandejão” do Instituto de Física da USP, por preços módicos, o que colaborou para que a participação nas atividades fosse mais efetiva devido à proximidade entre este restaurante e as salas em que aconteceram as atividades deste evento.

Foto: Rafael Brock, Yeté Labarca e Alex Lino no bandejãoFoto: Rafael Brock, Yeté Labarca e Alex Lino no bandejão

Dentre as várias atividades que tiveram destaque é importante lembrar da mesa-redonda “Trajetórias de mulheres na física” que aconteceu na quinta-feira, 05/09/2019 e contou com apresentações das professoras Indianara Lima Silva (da UEFS) & Patrícia Kauark-Leite (da UFMG).

Foto: Apresentação da professora Indianara Lima SilvaFoto: Apresentação da professora Indianara Lima Silva


Foto: Apresentação da professora Patrícia Kauark-LeiteFoto: Apresentação da professora Patrícia Kauark-Leite

Alguns dos minicursos também chamaram a atenção pela qualidade e profundidade das abordagens. Em particular, cabe ressaltar o minicurso ministrado pela professora Andréia Guerra (do CEFET-RJ) intitulado “História da ciência e currículo”, o minicurso ministrado pela professora Cibelle Celestino Silva (da USP) intitulado “Abordagens mecânicas no eletromagnetismo”, o minicurso ministrado pelo professor Thiago Hartz (da UFRJ) intitulado “A história da noção de causalidade na física”, o minicurso ministrado pelo professor Mauro Condé (da UFMG) intitulado “– Introdução à historiografia da ciência” e o minicurso ministrado pelo professor Olival Freire Jr. (da UFBA) intitulado “História da mecânica quântica”. Neste último, o professor Olival realizou uma ampla reflexão acerca da historiografia da mecânica quântica, tendo como ponto de referência as principais contribuições produzidas por autores como Paul Forman, Thomas Kuhn, Max Jammer, Olivier Darrigol e Mara Beller, dentre outros.

Foto: Professora Andréia Guerra no minicurso que ministrouFoto: Professora Andréia Guerra no minicurso que ministrou


Foto: Professora Cibelle Celestino Silva no minicurso que ministrouFoto: Professora Cibelle Celestino Silva no minicurso que ministrou

Foto: Professor Olival Freire Jr. no minicurso que ministrouFoto: Professor Olival Freire Jr. no minicurso que ministrou

Também foi muito instigante a comunicação oral ministrada pelo professor André Koch Torres Assis intitulada “Tempo Relativo Versus Tempo Absoluta”, pois permitiu refletir um pouco mais sobre conceitos de mecânica nas visões de Newton, Einstein e Mach.

Foto: Comunicação Oral feita pelo professor André Koch Torres AssisFoto: Comunicação Oral feita pelo professor André Koch Torres Assis

Pela manhã do último dia do evento, 06/09/2019, o professor Carlos Ziller Camenietzki (da UFRJ) ministrou a conferência “Perspectivas sobre a história das ciências no Brasil” com reflexões importantes sobre o passado e o presente do fazer científico no Brasil.

Foto: Professor Carlos Ziller Camenietzki durante a sua conferênciaFoto: Professor Carlos Ziller Camenietzki durante a sua conferência

O encerramento do 1º Encontro de História da Física contou com uma mesa-redonda sobre a História da Física no Brasil da qual participaram os professores Nelson Studart (da UFABC) e Ildeu de Castro Moreira (docente da UFRJ e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC).

Foto: Apresentação do professor Nelson StudartFoto: Apresentação do professor Nelson Studart

Foto: Apresentação do professor Ildeu de Castro MoreiraFoto: Apresentação do professor Ildeu de Castro Moreira

Durante os intervalos deste evento, o grupo de estudantes e professores do IFSP-Caraguatatuba pode interagir bastante com professores do câmpus de São Paulo do IFSP, tais como os professores Winston Gomes Schmiedecke, Rodrigo Carvalho Sponchiado, André Batista Noronha Moreira e Carlos MacDowell de Figueiredo, bem como com Pina Elisa di Nuovo Fernandes Sollero que se formou no curso de Licenciatura em Física do câmpus de São Paulo do IFSP e durante seu curso foi aluna do professor Ricardo Plaza.

Foto: Professores Winston, Ricardo, Pina e AlexFoto: Professores Winston, Ricardo, Pina e Alex


Foto: Professores Alex, Pina, André, Ricardo, Rodrigo e CarlosFoto: Professores Alex, Pina, André, Ricardo, Rodrigo e Carlos

A presença de estudantes universitários, em eventos acadêmicos como o 1º Encontro de História da Física, na USP, com a apresentação de trabalhos acadêmicos e a participação em mesas-redondas, conferências, comunicações orais e outras atividades educacionais é fundamental para o seu amadurecimento intelectual. Os professores Alex Lino e Ricardo Plaza consideraram que foi muito produtiva a participação destes alunos do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba neste evento.

Fonte: Rafael Brock Domingos e Prof. Dr. Ricardo Roberto Plaza Teixeira

registrado em:
Fim do conteúdo da página