Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
ENSINO MÉDIO

Alunos do Ensino Médio fazem mutirão de limpeza na praia do Indaiá

Publicado: Terça, 14 de Outubro de 2025, 15h12 | Última atualização em Terça, 14 de Outubro de 2025, 15h12

Estudantes das turmas do 2º e 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Caraguatatuba - realizaram no início do mês uma importante ação de limpeza na praia do Indaiá. A iniciativa faz parte do Projeto:"Oceano de ilusões - praias de plástico" que tem como objetivo produzir uma instalação artística impactante, utilizando lixo coletado das praias de Caraguatatuba, que representem ecossistemas marinhos ameaçados pela poluição, promovendo a reflexão sobre consumo, descarte e conservação. 

Durante a atividade, os estudantes recolheram diversos tipos de resíduos sólidos deixados na faixa de areia e na vegetação costeira, como garrafas PET, sacolas plásticas, canudos, bitucas de cigarro, embalagens de alimentos e até objetos maiores, como chinelos, pedaços de isopor e MDF.

O mutirão teve como objetivo principal não apenas a limpeza da praia, mas também a sensibilização da comunidade sobre os impactos do lixo nos ecossistemas marinhos e costeiros, além de incentivar a mudança de hábitos em relação ao descarte correto de resíduos.

A ação foi organizada pelas professoras Janice Peixer, Kamyla Nunes de Deus Oliveira, Paola Ramos Querico, Solange Estanislau dos Santos e pelo professor Heitor Antônio Paladim Júnior. A instalação artística produzida com os resíduos coletados será exposta na 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no campus entre os dias 20 e 26 de outubro, com o tema: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território.” O evento é gratuito e aberto à comunidade.

Após o evento, a instalação artística será desmontada e todo material utilizado será encaminhado para reciclagem, em mais uma ação de compromisso e consciência ambiental.

Imagem 1: alunos do Ensino Médio realizando atividade Imagem 1: alunos do Ensino Médio realizando atividade

Imagem 2: atividade de conscientização ambientalImagem 2: atividade de conscientização ambiental

Imagem 3: material recolhido na praia do IndaiáImagem 3: material recolhido na praia do Indaiá

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página