Engenharia Civil

Alunos do curso de Engenharia Civil do IFSP Caraguatatuba participam do ENADE - 2023

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 16h34 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2023, 16h34

Os alunos concluintes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil de 2023 do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus Caraguatatuba, participaram do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) encerrou, às 17h30 (horário de Brasília) deste domingo, 26 de novembro, a aplicação regular do Enade 2023.

Os alunos concluintes do curso realizaram a prova na ETEC e na E. E ALCIDES DE CASTRO GALVAO, em Caraguatatuba/SP, e foram apoiados no dia do exame pelos professores Alan Reis, Izabella Sant’Ana Storch, José Américo Alves Salvador Filho e pela coordenadora do curso, professora Silvete Mari Soares.

Alunos e professores no dia da realização do exame do ENADEAlunos e professores no dia da realização do exame do ENADE

O exame do Enade realizado anualmente pelo Inep, é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O Enade é composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e das instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A avaliação do MEC é realizada em todas as instituições de ensino do Brasil, com o propósito de verificar a qualidade de ensino de cada uma delas. O processo de avaliação se baseia em três dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Estudar em um curso bem avaliado significa participar do processo de ensino-aprendizado recebendo um conteúdo de qualidade ao longo da graduação.

O Curso de Engenharia Civil do IFSP de Caraguatatuba foi avaliado com nota máxima (Nota 5,0) pela comissão do Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu entre 19 e 21 de setembro de 2022 por meio da vistoria in loco (de forma virtual) da comissão avaliadora.

A coordenação do curso de Bacharelado em Engenharia Civil do IFSP, campus Caraguatatuba, agradece à Diretora Geral (DRG) Juliana Bárbara Moraes e ao Diretor Educacional (DAE) Kalebe Xavier Monteiro pela colaboração nos preparativos para a prova.

A coordenação e todo o corpo docente, desejam sucesso a todos os alunos que participaram do exame ENADE 2023 e que ajudarão a compor o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior para o nosso curso.

Texto: Profa. Dra. Silvete Mari Soares